Quem foi o fundador da igreja em Éfeso?

Perguntado por: aribeiro5 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

A Epístola aos Efésios foi escrita pelo Apóstolo Paulo (ver Efésios 1:1).

Foi em Éfeso, no século 4, a primeira igreja dedicada a Virgem Maria em um enorme edifício romano. Nesse templo foi celebrado um importante concílio ecumênico, no qual ficou estabelecido que Maria poderia ser chamada de Theotokos, a mãe de Deus.

Com quase 3000 anos de história, a cidade de Éfeso passou pelas mãos de muitos impérios e povos do mundo. Dentre eles estão os Lídios, Persas, Egípcios, Romanos, Godos e Bizantinos.

Ártemis

A cidade de Éfeso era famosa por sua deusa Ártemis, o que representava a base de um nacionalismo religioso local. A idolatria popular estava ligada à economia, ao templo e à cidade.

O grupo denominado nicolaítas, participava de uma seita que procurava difundir ensinos contrários ao Evangelho e aos ensinamentos já estabelecidos no início da era cristã. O objetivo era corromper as doutrinas das igrejas e perverter os costumes já existentes.

Daqui foi para Éfeso, onde permaneceu cerca de três anos e onde fez a evangelização mais importante da sua vida, pregando nos principais centros romanos da Ásia Menor, ajudado pelos seus discípulos, pregação esta que durou cerca de dois anos.

Natural de Éfeso. Origem etimológica:latim ephesius, -a, -um.

Em Atos 19:7–10, lemos que Paulo continuou a pregar em Éfeso por mais de dois anos. Leia Atos 19:11–12 e identifique os milagres que Deus realizou por intermédio de Paulo.

Éfeso está localizada na região turca do mar Egeu. Nos tempos antigos, era uma cidade portuária. Foi um importante centro religioso, cultural e comercial. Suas ruínas, que se estendem ao longo de uma grande área, estão muito bem conservadas e são uma importante atração turística da Turquia.

Essa cidade foi fundada no século 10 a.c. por colonos gregos jônicos, no mesmo local da capital anterior de Arzaua. A cidade floresceu em 129 a.c. e foi a segunda maior cidade do Império Romano atrás de Roma que é a capital do império.

Trezentos e sessenta e cinco anos Antes de Cristo, no dia 21 de julho, Heróstrato incendiou e destruiu uma das sete maravilhas do Mundo Antigo – o Templo de Ártemis – Em Éfeso.

Os principais objetivos de Paulo eram ajudar esses conversos a obter mais conhecimento espiritual de Deus e da Igreja (ver Efésios 1:15–18; 3:14–19); promover a união, particularmente entre os membros gentios e judeus (ver Efésios 2:11–22; 4:1–16; 5:19–6:9) e incentivar os santos a resistirem às forças do mal (ver ...

Ártemis, assim como outras mulheres (deusa Afrodite, por exemplo) era uma deusa grega. Ela, na cultura romana, é a Diana de Éfeso, que por curiosidade inspirou a criação da personagem dos quadrinhos Mulher Maravilha. Filha de Zeus com Leto, Ártemis era a deusa da caça, vida selvagem e luz suave.

1) Veja a origem de “cuecas”. 2) Incerta, como a maioria de nomes muito antigos de lugares. 3) Do Grego MYRRHA, “mirra”. 4) Viria do Hebreu YERUSHALAYIM, “fundação de paz”, mas há dúvidas.

[ Religião ] Doutrina herética que defendia a poligamia e o casamento dos padres.

vimento os ““Nicolaítas””, os “seguidores da doutrina de Balaão” e os seguidores da profetisa “Jezabel”. Detenhamos-nos a considerar o juízo da exortação à Igreja de Éfeso (2,2-6).

adjectivo de dois géneros e nome de dois géneros. 2. [ Religião ] Que ou quem professa o nicolaísmo (ex.: seguidores nicolaítas; doutrina dos nicolaítas).

Paulo, em sua terceira missão, ensinou em Éfeso durante dois anos, tendo convertido muitas pessoas (At.

Guiado pelo Senhor, o judeu convertido Ananias, foi visitar-lhe e ao se encontrar com o grande perseguidor, recebeu a confissão da sua nova fé. Certo de sua conversão Ananias impôs-lhe as mãos, fê-lo recobrar a visão e o batizou.