Quem foi o fundador do Pará?

Perguntado por: ltorres . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Em 12 de janeiro de 1616, a cidade de Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco. Lançou os alicerces da cidade no lugar hoje chamado de Forte do Castelo.

O início da formação do Estado se dá em 1616, com a fundação do Forte do Presépio, primeiro marco de construção da cidade de Belém, na época Santa Maria de Belém do Grão-Pará. O responsável pela fundação foi Francisco Caldeira Castelo Branco, antigo Capitão-Mor do Rio Grande do Norte.

A origem do nome Pará vem do termo “pa'ra”, o mesmo que “rio-mar” na língua tupi-guarani. Era assim que os índios denominavam um dos braços – o direito - do rio Amazonas.

Universidade Federal do Oeste do Pará
Em trabalho publicado no ano de 2015, o pesquisador da USP sustenta que Santarém é a cidade mais antiga do Brasil, com pelo menos mil anos.

Em 12 de janeiro de 1616, a cidade de Belém foi fundada por Francisco Caldeira Castelo Branco. Lançou os alicerces da cidade no lugar hoje chamado de Forte do Castelo. Ali edificou um forte de paliçada, em quadrilátero feito de taipa de pilão e guarnecido de cestões.

égua: expressão de espanto, “vírgula do paraense” dita em toda frase, seria o equivalente ao “poxa” ou “caramba”. Mana(o)! “Mana, tu viste a facada que está esse sapato?

No século XVIII, a região se torna o Estado do Grão-Pará e Maranhão. Em 1850 seu nome torna-se Província do Grão-Pará e Rio Negro, quando, em 1889, fica apenas como Estado do Pará.

Os espanhóis foram os primeiros estrangeiros a aportarem no Pará, que era, até o início do século XVI, habitado apenas pelas populações indígenas. A área atraiu também a atenção de ingleses e holandeses, mas foram os portugueses quem se fixaram na região onde fica atualmente a capital, Belém, no ano de 1616.

Em 1914 surge o Paysandu Sport Club e sua primeira partida foi justamente contra o Grupo do Remo em 14 de junho desse ano. Atualmente, os dois clubes são protagonistas do maior clássico de futebol da região Norte do Brasil, o Clássico Rei da Amazônia ou Re-Pa.

Grão-Pará é o nome com o qual o atual estado do Pará era conhecido no períodos colonial e imperial.

Pará, terra do carimbó, do açaí, das chuvas diárias, e claro, de um dicionário único!

Cultura do estado do Pará
Ótimos exemplos são os ritmos carimbó, siriá, guitarrada, retumbão, calypso, tecnobrega e muitos outros. Outro ponto muito importante da cultura local é a gastronomia típica, que carrega muito da culinária indígena, englobando ingredientes encontrados na região paraense.

Esta lista de municípios do Pará por população está baseada na estimativa de 2019 do IBGE. O Pará é uma das 27 unidades federativas do Brasil e é dividida em 144 municípios.

No lado inverso, os cinco municípios com os menores PIB per capita do Pará são Jacareacanga, Nova Esperança do Piriá, Faro, Curralinho e Primavera. O município de Jacareacanga tem o menor Produto Interno Bruto (PIB) per capita do Pará.

No Pará, a novidade é Mojuí dos Campos, criado por lei em 1999 e que demorou 13 anos para ser instalado. Desmembrada de Santarém e com territórios de outros municípios vizinhos, a cidade apresenta um caso curioso ao ser feito um cruzamento de dados do IBGE e do TSE: tem mais eleitores que moradores.

As principais delas são: Belém, Ananindeua, Santarém, Marabá, Castanhal, Parauapebas, entre outras cidades.

Altamira

Com 161.445,9 quilômetros quadrados, Altamira, o maior município do Brasil em extensão territorial, localizado no Pará, quer ingressar no Guinness Book, o livro dos recordes.

A 'Cidade das Mangueiras', fundada em 12 de janeiro de 1616, a partir do desembarque de Francisco Castelo Branco na foz do rio Guajará, completa nesta quinta-feira 407 anos. A primeira capital da Amazônia celebra nesta data mais de quatro séculos de histórias e encantos.

Forte do Presépio

O bairro da Cidade Velha é o berço de Belém. A primeira edificação nesse local foi o Forte do Presépio, construído em janeiro de 1616, no século XVII, assim que o capitão-mor Francisco Caldeira Castelo Branco, conquistou a cidade. Era um forte de taipa coberto de madeira.

O povoado que se formou ao redor do forte, conhecido por todos nós hoje como Forte do Castelo, chamou-se, inicialmente, Feliz Lusitânia. Com o tempo foi recebendo outros nomes como Santa Maria do Grão Pará, Santa Maria de Belém do Grão Pará e finalmente Belém do Pará, a primeira capital da Amazônia.