Quem foi o grande amor de Iansã?

Perguntado por: umata3 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Algumas atribuem à Iansã uma imensa e terrível paixão por Xangô, sentimento esse que se manifestava através de sua eterna presença ao lado dele. Dado o seu caráter extrovertido, Iansã permaneceria ao lado de Xangô não só no dia-a-dia cotidiano, mas também nas guerras, nas caçadas e qualquer outra situação.

IANSÃ - 22/11 a 21/12
Combina com os filhos de: Ogum, Xangô e Oxóssi.

Oxum pretendia abandoná-lo sozinho na floresta, mas o menino se esconde sob a saia de Iansã a Deusa dos raios que estava por perto. Oxum deu então seu filho a Iansã e partiu com Xangô tornando-se, a partir de então, sua esposa predileta e companheira cotidiana.

Entre os Orixás, ela é a única que tem dois maridos, e os outros Orixás, que, por estarem sujeitos aos seus encantos e beleza, a aceitam sem questionar sua forma de amar e se relacionar. A forma como Iansã se manifesta é como um Orixá guerreiro que vai à guerra sem medo e batalha até o fim.

Em outro de seus mitos, Iansã era companheira de Ogum, mas encantou-se por Xangô e abandonou Ogum, que a perseguiu. Ambos brigaram e Ogum cortou Iansã em nove pedaços, e esta dividiu-o em sete partes.

Bloco 01 – Linha de Iansã
Iansã e Santa Bárbara. Caboclas dos Ventos. Feminilidade Ativa, Poder Feminino, Movimento, Clima.

Os filhos de Iansã são como ela: livres e independentes, não dão nenhuma importância à opinião alheia. Amam a natureza, adoram viajar, são alegres e gostam de diversões. Audaciosos, poderosos e autoritários como ela, os filhos deste Orixá não aceitam afrontas e encaram qualquer desafio prontamente.

Yansã é a guerreira dona dos ventos e raios. Rege a sedução, paixão e também os espíritos dos mortos. Para ter sua proteção, use às quartas-feiras roupas ou peças vermelhas e brancas e ofereça-lhe acarajé ou bobó de camarão. Seus números para sorte: 4, 9 e 11.

Búfalo - representa a força e audácia tem a proteção da Guerreira Yansã.

O Exu do Lodo é uma falange de Exus ligados as Almas, ao Orixá Omulu, mas que poucos sabem é que ele está intimamente ligado a Nanã e a Iemanjá, pois sua energia telúrica se funde coma energia aquosa.

Também adora que lhe ofereçam cerveja, vinho doce e licor de caju, bem como flores do campo e frutas. Para ter efeito, as oferendas devem ser depositadas em bosques ou matas.

Está à frente do seu tempo
Visionários, os filhos de Iansã não têm paciência para pessoas com visões retrógradas de mundo. Eles possuem uma inteligência acima da média e conseguem enxergar coisas que outras pessoas não conseguem.

As filhas de Iansã geralmente choram se são vitimas de uma injustiça ou por causa de uma. Suas lágrimas são um misto de dor, de raiva, de sensação de impotência quando não podem agirem na causa de sua dor... São lágrimas preciosas, são como diamantes que vertem de seus rostos.

Em toda sua glória, ela consegue ser rainha, guerreira, serva, animal, coral ou vento. Já Iansã, é o esteriótipo da mulher guerreira, que não tem medo de arriscar-se e mudar de direção, caso julgue necessário. Ela vai à batalha sempre pronta para lutar.

Quem convive com um filho de Iansã, sabe que sua personalidade é forte, seu gênio é difícil e eles são muito temperamentais. Eles brigam e esquentam a cabeça facilmente. Falam o que lhes vêm à cabeça, sem pensar nas consequências – e muitas pessoas podem ter dificuldade de conviver com essa sua característica.

Iansã é filha de Iemanjá e Oxalá e amante de Xangô. O nome Iansã foi escolhido por Xangô e pode ser traduzido como "mãe do entardecer". Conhecida também como Oyá ou Oiá, Iansã é uma deusa guerreira que representa independência e força feminina.

A sua relação com a natureza e com tudo aquilo que faz parte dela naturalmente fez com que ele fosse relacionado à cor verde. Rainha dos raios e criadora dos ventos e das tempestades, Iansã protege os seus seguidores ao impedir que feitiçarias feitas contra eles sejam bem-sucedidas.