Quem foi o maior trovador?

Perguntado por: nximenes . Última atualização: 26 de maio de 2023
4.1 / 5 18 votos

Gildo

Gildo notabilizou-se como trovador, mas conquistou os públicos maiores, e foi ainda mais abrangente, quando começou a gravar seus versos, vestindo-os com os ritmos regionais do Rio Grande do Sul (chote, valsa, polca, rancheira, vanera) e a absorção que fez da milonga.

A palavra foi criada pelo poeta e político falecido J. G. de Araújo Jorge e pelo escritor e historiado, Eno Theodoro Wanke. Em 1960, foram realizados os Primeiros Jogos Florais, com sucesso, e a fundação oficial da União Brasileira de Trovadores, juntamente com uma plêiade de idealistas do Rio de Janeiro.

O ano de 1189 (ou 1198) é considerado o marco inicial da literatura portuguesa e do movimento do trovadorismo. Essa é a data provável da primeira composição literária conhecida “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga de Guarvaia”. Ela foi escrita pelo trovador Paio Soares da Taveirós e dedicada a dona Maria Pais Ribeiro.

Vamos Dançar

» “Vamos Dançar” é a música MAIS TOCADA no RS no gênero pop-rock!

Os principais autores do Trovadorismo foram Ricardo Coração de Leão, Afonso Sanches, Dom Dinis I de Portugal, João Zorro, Paio Soares de Taveirós, Paio Gomes Charinho, Paio Soares de Taveirós, Martim Codax, Pedro III de Aragão, entre outros.

Dom Dinis e João Garcia de Guilhade são alguns dos principais trovadores portugueses.

Os principais autores do trovadorismo foram: João Soares de Paiva, Paio Soares de Taveirós, o rei D. Dinis, João Garcia de Guilhade, Afonso Sanches, João Zorro, Aires Nunes, Nuno Fernandes Torneol. A Idade Média durou vários anos, esse período foi marcado pela grande influência da Igreja Católica nos países da Europa.

dia 18 de julho

Portoweb - Datas Comemorativas. No dia 18 de julho, em todo o território nacional, comemora-se o Dia do Trovador. A data foi escolhida para homenagear a data de nascimento de Luiz Otávio, pseudônimo de Gilson de Castro, fundador e presidente perpétuo da União Brasileira de Trovadores.

Ouça o texto abaixo em aúdio! Sexto rei de Portugal (1279-1325), nascido em Lisboa, conhecido como o Rei Trovador ou o Rei Lavrador.

Quando os poemas eram cantados havia acompanhamento musical, com instrumentos de música e dança, por esse motivo os poemas foram chamados de cantigas. Os autores das cantigas eram os trovadores, nome que deu origem ao Trovadorismo.

Dom Dinis I (1261-1325) foi o sexto rei de Portugal. Reinou 46 anos - entre 1279 e 1325. Poeta e protetor dos trovadores, ficou conhecido como o Rei Trovador.

Clara Nunes

E uma das personalidades que mais amaram a Trova foi, sem dúvida, a imortal Clara Nunes. E ela cantava como ninguém estes lindos versos: “Por teu amor o meu amor sem fim/ plantou dentro de mim/ um pé de trovas”.

São três os gêneros básicos da trova:
Trovas satíricas – São as engraçadas; Trovas filosóficas – Contêm ensinamentos. A trova também é chamada de “quadra” ou “quadrinha”, porém esta comparação apresenta problemas, uma vez que as regras da trova não ocorrem necessariamente na quadra.

Cantiga da Ribeirinha

A chamada “Cantiga da Ribeirinha” ou “Cantiga da Guarvaia”, do trovador Paio Soares de Taveirós é considerada a mais antiga composição poética documentada em língua portuguesa, a data de sua redação foi provavelmente 1189 ou 1198.

O Trovadorismo ocorreu durante a Idade Média, época em que a Igreja Católica e o sistema feudal dominavam a Europa. Por isso, os valores da sociedade eram regidos pela Igreja e pela fé no cristianismo. Nesse contexto, o Teocentrismo – Deus no centro do Universo – foi sua principal característica.

Como Portugal estava se estabelecendo como uma nação independente na mesma época e local em que o Trovadorismo surgia, essa foi também a primeira manifestação literária do país. O Trovadorismo em Portugal marca seu início com a obra “A Ribeirinha” de Paio Soares de Taveirós, escrita no final do século XII.

Continuar lendo Quem é o Rei trovador?