Quem foi o pintor do quadro A Escola de Atenas?

Perguntado por: saparicio . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 8 votos

“A escola de Atenas”, uma das mais famosas pinturas da história, é obra do pintor renascentista Raffaello Sanzio (1483-1520) – ou simplesmente Rafael, como é conhecido no Brasil.

Academia de Platão

Academia de Platão, Academia Platônica ou Academia de Atenas foi uma escola fundada por Platão, por volta de 387 a.C. Trata-se da primeira universidade da história, na qual grupos de seus seguidores recebiam educação formal.

A Escola de Atenas representa o esforço para alcançar a verdade racional por meio da filosofia. As figuras dos dois grandes filósofos gregos, Platão e Aristóteles, são fundamentais na composição da imagem.

Imagem da pintura "A Escola de Atenas", do pintor Rafael Sanzio, que carrega certas características renascentistas, em que a reprodução da figura humana, a expressão de suas emoções e o movimento ocupam um lugar que parecem cópias da realidade.

A Escola de Atenas (Scuola di Atene no original) é uma das mais famosas pinturas do renascentista italiano Rafael e representa a Academia de Atenas. Foi pintada entre 1509 e 1510 na Stanza della Segnatura sob encomenda do Vaticano.

Cada afresco simboliza quatro temas: Filosofia, Teologia, Poesia e Direito. Além disso, existe o assunto que conecta estes quatro temas, que é o equilíbrio entre cultura clássica e a cultura da época na busca pela verdade. O quadro que representa a Filosofia e a verdade racional é a Escola de Atenas.

Trabalhou como aprendiz no atelier do artista Pietro Perugino (1450-1523). Nesse período, Rafael adquire grande conhecimento das técnicas de Afresco e Pinturas de Murais. Diante de seu brilhantismo e genialidade, já na adolescência foi considerado Mestre.

Ficou conhecido como o “Príncipe dos Pintores”. Ao lado de nomes como Michelangelo, Leonardo da Vinci, Sanzio marcou a história da arte, em especial a italiana. Rafael Sanzio (1483 – 1520), o “Principe dos Pintores”. Sanzio foi mestre da Escola de Florença no século XVI, período do Alto Renascimento na Itália.

Em 388 a.C., onze anos após a morte de Sócrates, Platão fundou a sua escola filosófica: a Academia. Por ser ateniense, o filósofo tinha direitos civis garantidos e podia adquirir terrenos na cidade.

A Escola de Atenas
Dentro de uma grandiosa arquitetura renascentista, inspirada no projeto de Bramante para a renovação da Basílica de São Pedro, Raffaello retrata os filósofos mais famosos da antiguidade.

CURIOSIDADE: Quem inventou a escola? Foram os sacerdotes da Suméria, há 2.500 anos antes de cristo. A escola servia para formar os escribas. Lá, eles tinham disciplinas como administração e economia para o governo das cidades.

Os estudos aristotélicos influenciaram pensadores medievais da Escolástica, principalmente Alberto Magno e Tomás de Aquino.

Aristóteles (384-322 a.C.) foi um importante filósofo grego, um dos pensadores com maior influência na cultura ocidental. Foi discípulo do filósofo Platão.

Eles valorizavam grandemente a arte e a literatura, o que transformou Atenas no centro cultural da Grécia e berço da Filosofia Ocidental e da Democracia.

A educação formal grega praticada em Atenas era direcionada somente aos homens a partir dos sete anos de idade e visava o desenvolvimento físico e intelectual do ser humano, baseando-se em três pilares: a ginástica, a música e a escrita.

A técnica do afresco consiste em pintar diretamente sobre o revestimento ainda fresco da parede, em argamassa de cal, com pigmentos diluídos em água que penetram e a ele se fundem.

Capela Sistina

A abóbada da Capela Sistina talvez seja a obra mais famosa de Michelangelo. Sem dúvida, é uma das mais grandiosas. No ano de 1508, o então papa Júlio II encarregou o artista de realizar toda a “decoração” da abóbada da Capela, localizada na Catedral de São Pedro, na cidade de Roma, onde hoje está o Vaticano.

  • Basílica de São Pedro
  • Villa Madama
  • Palácio Apostólico
  • Capela Chigi
  • Sant'Eligio degli Orefici
  • Palazzo Branconio dell'Aquila

O também italiano Rafael Sanzio (1483-1520), nascido em Urbino, foi desenhista, pintor e arquiteto, também considerado um dos principais artistas do renascimento. Conhecido como “Príncipe dos Pintores”, destacou o humanismo em suas obras, com características como a delicadeza, perfeição das formas e suavidade.

Rafael Sanzio, frequentemente referido apenas como Rafael, foi um mestre da pintura e da arquitetura da escola de Florença durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade de suas obras.

Casamento da Virgem

Em 1502, com 19 anos, concluiu o afresco para o “Retábulo Baronci”, na igreja de São Nicolau de Tolentino. Em 1504, Sanzio realizou sua primeira obra de destaque, Casamento da Virgem, para a igreja de S. Francisco na Città di Castello.