Quem foi o primeiro Digital Influencer do Brasil?

Perguntado por: alacerda . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 16 votos

O primeiro youtuber do Brasil foi Guilherme Zaiden, que publicou seu primeiro vídeo em 2006, quando o site tinha apenas 50 milhões de usuários (hoje são 1,8 bilhões). Outro influenciador dos primórdios foi PC Siqueira, que postou seu primeiro vídeo em 2010 e hoje conta com 2,3 milhões de inscritos.

Por volta de 2010, a produção de vídeos para o YouTube foi começando a se popularizar aos poucos. Naquele mesmo ano, já começaram a surgir grandes influencers que fazem muito sucesso até hoje, como Felipe Neto e Kéfera.

Jisoo: US$ 18,8 milhões. Anitta: US$ 16 milhões. Larissa Manoela: US$ 15,1 milhões. Dua Lipa: US$ 13 milhões.

1. Chiara Ferragni – The Blonde Salad (Itália) Possivelmente uma das blogueiras mais conhecidas no mundo, Chiara Ferragni foi além do universo dos blogs sendo capa da revista Vogue.

Neymar Jr.
Com mais de 154 milhões de seguidores no Instagram, o atacante do Paris Saint-Germain é o brasileiro mais seguido na rede social.

Só no Instagram, o país lidera o ranking, com 10,5 milhões de influencers — o equivalente a oito vezes o número de advogados ou quase 20 vezes o número de médicos brasileiros, segundo dados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e do Conselho Federal de Medicina (CFM).

Como surgiram os influenciadores digitais? Em meados dos anos 2000, Tim O'Reilly cunhou o termo Web 2.0. Em sua essência isso significou entender a internet como uma plataforma que aproveita a inteligência coletiva para evoluir.

Pelo terceiro ano consecutivo, a Lu, influenciadora virtual do Magalu, ficou com o primeiro lugar no ranking dos principais influenciadores virtuais do mundo.

Relevância: fit com o assunto ou valores da marca.

  • Os tipos de influenciadores digitais. Top Celebridade. ...
  • Fit Celebridade. Esse tipo de influenciador tem um bom balanço entre os 3 parâmetros. ...
  • Autoridade. ...
  • Ecossistema. ...
  • TrendSetter. ...
  • Jornalista.

Apesar da profissão de influenciador digital ter surgido com as redes sociais, o marketing de influência começou muito antes. No século XIX as marcas americanas começaram a contratar celebridades para divulgar seus produtos.

Um acordo assim avaliaria o estúdio em US$ 1,5 bilhão, tornando Donaldson o primeiro YouTuber bilionário do mundo, com sua participação de 90% no valor de US$ 1,4 bilhão. A Forbes estima que Donaldson valha cerca de US$ 500 milhões.

Alguns dos influenciadores digitais brasileiros mais bem pagos em 2021 incluem a cantora Anitta, com mais de 54 milhões de seguidores no Instagram e ganhos estimados em R$ 150 mil por postagem; a blogueira Camila Coelho, com mais de 9 milhões de seguidores e ganhos estimados em R$ 100 mil por postagem; e o comediante ...

Se uma marca quiser anunciar no Instagram da famosa tem que desembolsar, no mínimo, R$ 400 mil. Ou seja, postando apenas duas propagandas, Anitta já ganha o mesmo valor de R$ 800 mil que recebeu com a música “Envolver” no topo das paradas de streaming. Vamos supor que a cantora faça um post patrocinado por dia.

100 mil a 250 mil seguidores: US$ 2.000 — US$ 6.000; 250 mil a 1 milhão de seguidores: US$ 6.000 — US$ 10.000; 1 milhão ou mais de seguidores: a partir de US$ 10.000.

Ao levar em conta somente os brasileiros, o jogador de futebol Neymar está em primeira colocação, ao cobrar, em média, 4,12 milhões de reais por post no Instagram. Em segundo lugar está outro jogador, Ronaldinho Gaúcho costuma receber 1,5 milhões de reais por post.

Desde 18 de maio de 2021, a pessoa mais seguida desta plataforma é o futebolista português Cristiano Ronaldo, com mais de 575 milhões de seguidores, seguido do também futebolista argentino Lionel Messi, que conta com mais de 450 milhões de seguidores.

Confira abaixo:

  • Simone Mendes: 56 milhões em todas as redes.
  • Bruno Goes (Nobru): 50 milhões em todas as redes.
  • Camila Loures: 45 milhões em todas as redes.
  • Gkay: 45 milhões em todas as redes.
  • Paolla Oliveira: 37 milhões em todas as redes.

De 10 mil a 100 mil seguidores esse valor pode se aproximar de R$ 14.538. Já de 100 mil seguidores a 1 milhão ela pode ser de até R$ 24 mil por ação. Até 5 milhões, o valor por ação pode chegar a R$ 78 mil. E a faixa acima de 10 milhões de seguidores ultrapassa R$ 182 mil.

Brasil

Brasil é o 1º colocado no ranking mundial em que os influencers são mais relevantes para decisão de compra. Seguidores, engajamento e publicidade são termos cada vez mais frequentes nas redes sociais graças, principalmente, aos influenciadores digitais.