Quem foi o primeiro médico do Brasil?

Perguntado por: erocha . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.9 / 5 15 votos

Manoel, na época do descobrimento do Brasil. Espanhol, oriundo da Galícia, seu nome verdadeiro nome era Joan Faras. Foi o primeiro médico e cientista a atuar no País. Era também astrônomo, astrólogo, cosmógrafo, físico (como os médicos eram então conhecidos) e cirurgião particular de D.

A primeira mulher brasileira formada em Medicina foi a gaúcha Rita Lobato Velho, na Faculdade de Medicina da Bahia, no ano de 1887. Nascida no Rio Grande do Sul (RS), em 1866, ela, desde pequena, dizia desejar ser médica e, na Faculdade do Rio de Janeiro (segunda do Brasil), estudou os dois primeiros anos.

Antes, os chamados cirurgiões barbeiros eram responsáveis por grande parte dos tratamentos, inclusive de soldados em guerras, e a prática ia de aplicação de ventosas e realização de sangrias com sanguessugas e escarificadores a pequenas cirurgias, além de corte de barba e cabelo.

morria Hipócrates, considerado o “pai da Medicina” e o maior médico da Antiguidade. Um homem que mudou o conceito desta disciplina, transformando-a numa ciência.

Hipócrates

Hipócrates, nascido na Grécia (460 a.C. - 370 a.C.) é considerado o pai da Medicina por suas explicações míticas quanto aos problemas de saúde e de como curar doenças. Sua preocupação estava centrada no organismo humano e sua forma de funcionamento.

Orandy Congílio

O médico mais antigo do Brasil, ainda na ativa, é jundiaiense. O cardiologista Orandy Congílio, de 95 anos de idade e 70 de carreira, foi homenageado na tarde desta sexta (22) pelo prefeito Luiz Fernando Machado, no Paço Municipal, ao lado de seus familiares.

Mais Médicos para o Brasil, mais saúde para você.
O Programa Mais Médicos (PMM) é parte de um amplo esforço do Governo Federal, com apoio de estados e municípios, para a melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).

dom Pedro

Família Imperial do Brasil
O pesquisador conta que Maria Augusta conheceu dom Pedro 2º e sua mulher, a imperatriz Teresa Cristina, quando o casal estava em viagem pelo país, em 1876, para o centenário da Independência dos Estados Unidos.

A atividade médica surgiu há milhares de anos. No Egito Antigo já eram realizadas cirurgias bastante complexas. Mas foi na Grécia Antiga que a medicina se desenvolveu, onde surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças. Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.

Zilda Arns Neumann
Pediatra e especializada em Medicina Sanitária, Zilda Arns foi indicada ao Prêmio Nobel da Paz por seus trabalhos.

A medicina se constituiu em ciência na Grécia, com os primeiros relatos e experimentos de Hipócrates, há mais de 2 500 anos. Naquela época acreditava-se que os males do corpo eram consequência de um desequilíbrio dos líquidos presentes no organismo.

A história da Medicina no Brasil começou com a chegada do primeiro médico, logo com a vinda dos portugueses ao país. As primeiras turmas só seriam formadas muitos anos depois, com a inauguração da primeira faculdade de Medicina, no Rio de Janeiro.

Medicina, derivada do latim ars medicina, significa a arte da cura.

Hipócrates

Hipócrates é respeitado até nossos dias como o 'pai da medicina', o que mostra ainda hoje sua obra ser atual.

Exercerei a minha arte com consciência e dignidade. A Saúde do meu Doente será a minha primeira preocupação. Mesmo após a morte do doente respeitarei os segredos que me tiver confiado. Manterei por todos os meios ao meu alcance, a honra e as nobres tradições da profissão médica.

Resposta: “Hipócrates” era um nome próprio grego formado por HIPPOS, “cavalo” mais o verbo KRATÉO, “eu domino, eu tenho poder sobre, eu controlo”. Foi um nome criado numa época em que domar cavalos e cuidar deles tinha um significado especial para uma nação.

Esculápio

Esculápio é a derivação em latim do nome do deus grego Asclépio. Filho do deus Apolo com a mortal Corônis. A lenda conta que ele foi criado pelo Centauro Quíron, que o educou na arte das ervas medicinais e das cirurgias. Se tornou, portanto, o deus mais apropriado no panteão para os doentes e desesperados.

Com Hipócrates, o "pai da medicina", a loucura é entendida como um efeito do desarranjo na natureza orgânica do homem, nas disfunções humorais. Tal concepção afasta a influência divina na loucura.