Quem foi o Vice-presidente em 2010?

Perguntado por: ecunha8 . Última atualização: 19 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 16 votos

Michel Temer foi eleito vice-presidente em 2010 e reeleito, em 2014, juntamente a Dilma.

Pela vontade do povo brasileiro, expressa nas urnas em 31 de outubro de 2010, a candidata pela coligação Para o Brasil Seguir Mudando, Dilma Vana Rousseff, foi eleita presidente da República Federativa do Brasil.

As principais emissoras de TV da Argentina também transmitiram ao vivo a cerimônia de posse de Dilma e do vice, Michel Temer.

Dilma com o candidato a vice-presidente Michel Temer.

O PSB oficializou, nesta sexta-feira (29), o ex-governador Geraldo Alckmin como candidato a vice-presidente na chapa encabeçada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Oito dos 36 presidentes que o Brasil teve ao longo de sua história republicana foram vices que assumiram o posto de presidente pela linha sucessória: Floriano Peixoto, Nilo Peçanha, Delfim Moreira, Café Filho, João Goulart, José Sarney, Itamar Franco e Michel Temer.

26º vice-presidente da República foi diplomado em 12 de dezembro de 2022 e investido no cargo domingo passado (1º).

Os presidentes eleitos Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002, Dilma Rousseff, em 2010, e Jair Bolsonaro, em 2018, por exemplo, pernoitaram na Granja do Torto como cortesia do presidente ocupante em cada ocasião (Fernando Henrique Cardoso em 2002, Lula em 2010 e Michel Temer em 2018).

2010

  • Entra em vigor o novo salário mínimo.
  • Estreia do filme Lula, o Filho do Brasil, cinebiografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
  • Entra em vigor, novos reajustes da tarifa de postais no Brasil.

No Brasil, a política foi o grande destaque em 2010. Depois de oito anos, a "era Lula" termina com a eleição de Dilma Rousseff. Inexperiente nas urnas, a ex-ministra da Casa Civil chegou ao Palácio do Planalto amparada pela popularidade recorde do presidente Lula.

O ex-presidente Lula (PT) foi o escolhido pelos eleitores brasileiros como o melhor presidente da história da Nova República, segundo a mais nova pesquisa do instituto Ipespe, divulgada nesta quarta-feira 6.

Nesta página, estão listados os resultados da eleição presidencial no Brasil em 2010 por unidade federativa. O pleito teve vitória de Dilma Rousseff, com 56,05% dos votos válidos em segundo turno, superando José Serra, que fez 43,95% dos votos válidos.

Confirmado segundo turno entre os candidatos à presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Geraldo Alckmin (PSDB).

Ele afirmou que proibiu os aliados, no Congresso, de apresentarem qualquer projeto de modificação da lei sobre a reeleição que lhe permitiria se candidatar novamente. "Não serei, não penso nem cogitarei qualquer proposta de terceiro mandato. Já achava ruim um segundo (mandato), imagine um terceiro", disse o presidente.

1º/1 – Outra medida adotada no primeiro dia foi a revogação do decreto que segregava alunos com deficiência nas escolas. 1º/1 – Também foi assinado decreto que dá início ao processo de reestruturação da política de controle de armas no país, com o objetivo de ampliar a segurança da população brasileira.

Agora como banqueira — mas, calma, ela não vai assumir um titã de Wall Street ou um dos bancões brasileiros como fazem alguns políticos depois que não têm mais mandato. Dilma vai dirigir o Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), instituição dos Brics — grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Walter Souza Braga Netto foi escolhido candidato a vice-presidente para a chapa de Jair Bolsonaro.

Fernando Henrique Cardoso foi presidente por dois mandatos consecutivos (de 1995 a 1998 e de 1999 a 2002).

Em 28 de abril, os autores do pedido de impeachment foram ouvidos pela comissão: Miguel Reale Júnior disse que Dilma falhou ao provocar o descontrole das contas públicas, com as operações de crédito nos bancos estatais.

CF/1891, art 41, § 2º - "No impedimento, ou, falta do Vice-Presidente, serão sucessivamente chamados à Presidência o Vice-Presidente do Senado, o Presidente da Câmara e o do Supremo Tribunal Federal."

Foi empossado em 31 de janeiro de 1956, e governou por cinco anos, até 31 de janeiro de 1961. Seu vice-presidente, eleito também em 3 de outubro de 1955, foi João Goulart.