Quem foi Páris na mitologia grega?

Perguntado por: epacheco . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 18 votos

Na mitologia Grega, Páris (conhecido como Alexandre também) era dos mais novos filhos do rei Príamo de Troia.

Com a ajuda de Afrodite, Páris raptou Helena, gerando a Guerra de Troia. Quando Menelau, rei de Esparta, foi resgatar a esposa, outros deuses tomaram partido. Zeus, ajudando troianos, tentou afastar divindades guerreiras.

Foi um conflito histórico entre gregos e troianos. Durou cerca de 10 anos, e o último ano de guerra é retratado na Ilíada, de Homero. Sua causa foi o rapto de Helena, esposa do rei espartano, por Paris, filho do rei de Troia.

Ao nascer, a mãe o mergulhou no Estige, o rio infernal, para torná-lo invulnerável. Mas a água não lhe chegou ao calcanhar, pelo qual ela o segurava, e que assim se tornou seu ponto fraco - o proverbial "calcanhar de Aquiles". Precisamente por isso, Paris pôde, anos depois, matar Aquiles com uma flecha envenenada.

Ostentando todo o esplendor de sua beleza, as deusas se apresentaram a ele e ainda prometeram ao juiz recompensas caso fossem eleitas: Hera prometeu-lhe o trono do Universo; Atena disse que o tornaria invencível na guerra; Afrodite ofereceu-lhe o amor de Helena, uma mortal de rara beleza.

Afrodite se apaixonou por Ares, deus da guerra, e com ele teve os filhos:

  • Eros: deus do amor;
  • Anteros: deus do amor não-correspondido;
  • Deimos: deus do terror;
  • Fobos: deus do medo;
  • Harmonia: deusa da harmonia;
  • Himeros: deus do desejo sexual;
  • Pothos: deus da paixão.

Afrodite foi casada com Hefesto, deus do fogo e da metalurgia. Seu marido era conhecido por ter a aparência horrenda, tendo sido rejeitado pela própria mãe, Hera. Afrodite era infeliz em seu casamento e constantemente traía o seu marido, tendo muitos amantes, como Ares, Dioniso, Hermes e Adônis.

História de Afrodite
Afrodite casou-se com Hefesto, o deus da forja, mas teve muitos casos amorosos com outros deuses e mortais, incluindo Adônis, Dionisio e Ares, por isso, o casamento com Hefesto, que teria sido arranjado, não durou muito tempo. Estátua de Afrodite, Ilha de Chipre.

Páris foi ferido e morto. Aquiles foi atingido no calcanhar direito (o vulnerável calcanhar de Aquiles) por uma flecha desferida por Filolectes e, assim, cumpriu o destino que os deuses lhe reservaram.

As novas pesquisas revelaram a existência de noves Troias, sendo as cinco primeiras construídas no início da Idade de Bronze; Troia VI sendo pertencente à segunda metade da mesma Idade de Bronze; Troia VII teria sido habitada por um povo que controlou a região até o ano de 700 a.C..

Heitor

No entanto, ele é morto por Heitor, que liderava o exército troiano. Aquiles, após saber da morte de seu primo, Pátroclo, retorna à Tróia para vingá-lo. Aquiles, então, mata Heitor. Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte.

É a maior cidade francesa e conta com cerca de 10 milhões de habitantes. O natural ou habitante de Paris denomina-se parisiense. A palavra Paris tem origem na mitologia grega, correspondendo ao nome do filho de Príamo e Hécuba, reis de Troia. A origem da cidade prende-se com a ocupação da ilha de la Cité pelos celtas.

De acordo com Apolodoro (Bibl. Epít. 3, 2-3, 2016, p. 229) com o pensamento em Helena, Páris navega para Esparta e pelo espaço de nove dias, ele é recebido na mansão de Menelau, com a justificativa de uma missão diplomática.

Aquiles amava a Briseis e ao vê-la ser retirada, é humilhado e entristecido. Segundo escreve o narrador, “Aquiles põe-se à parte, afasta-se, chorando, /Sentado junto ao mar salino-cinza, e olhava, /Ao longe, as águas cor de vinho.” (HOMERO, 349-351).

Os gregos foram lutar em Troia, hoje no norte da Turquia. Agamenon, irmão de Menelau, cometeu o desatino de provocar Aquiles, tomando-lhe uma companheira. Aquiles, enfurecido, recusou-se a lutar ao lado dos gregos, sabendo que era o mais bravo e feroz entre os guerreiros.

Cada deusa ofereceu à Paris um agrado: Hera lhe prometeu que seria um poderoso governante; Atena, que ele alcançaria grande fama militar; e Afrodite, que ele teria a mulher humana mais linda do mundo.

Esta foi Helena de Esparta, esposa do rei grego Menelau. Páris aceitou o presente de Afrodite e condecorado a maçã para ela, recebendo Helena, bem como a inimizade dos gregos e, especialmente, de Hera.

Resumo sobre Hércules
Foi perseguido por Hera, e, em um acesso de loucura, causado pela deusa, matou sua primeira família. Após morrer, foi elevado ao Monte Olimpo por ordem de Zeus.