Quem foi Santos Dumont de Andrade?

Perguntado por: usales . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Com perseverança e espírito científico, desenvolveu a técnica de fazer voar um aparelho mais pesado que o ar, façanha documentada e divulgada amplamente pela imprensa. Inventou o avião em 1906. Tornou-se um herói internacional.

  • Avião
  • Dirigível
  • Aeronave de asa fixa
  • Conversor marciano
  • Canhão paradoxal

Santos-Dumont dedicou sua vida à aviação. Foi o primeiro aeronauta a alcançar a dirigibilidade dos balões e a voar num aparelho mais pesado que o ar com propulsão própria. Dumont ficou conhecido em todo o mundo e ganhou vários prêmios pela construção de seus dirigíveis.

Desses inventos, o mais disseminado é, sem dúvida, o relógio de pulso. Se não foi o criador do objeto, Dumont certamente merece registro por tê-lo difundido como item quase obrigatório no dia a dia. No início de século XX, a ideia de usar relógio no pulso apenas começava a se desenvolver.

Ele realizou outras invenções, como o relógio de pulso e o chuveiro de água quente. Ele não é considerado internacionalmente como o inventor do avião.

Sob o ponto de vista cronológico, a resposta óbvia é que os Irmãos Wright inventaram o avião, que, na época, seria um objeto mais pesado do que o ar e que pudesse ser controlado. Mas, de acordo com regras estabelecidas em Paris, o 14 Bis do brasileiro Santos Dumont foi, sim, o primeiro avião da história.

Alberto Santos Dumont

Santos Dumont: o pai da aviação (ou não?)
Entre os brasileiros, é praticamente unanimidade: é daqui o criador do avião. Alberto Santos Dumont (1873-1932), antes de colocar o célebre avião 14-bis, já havia conquistado fama internacional ao, em 1901, voar com os primeiros balões dirigíveis com motor a gasolina.

  • Balão a gás de pequeno porte. Em 1897, aos 24 anos e herdeiro de uma imensa fortuna, Santos Dumont se estabeleceu em Paris. ...
  • Dirigível. A experiência foi importante para o passo seguinte. ...
  • Relógio de pulso. ...
  • Hangar. ...
  • Avião. ...
  • Precursor do ultraleve. ...
  • Chuveiro de água quente.

Desde criança seu sonho era criar um aparelho que permitisse o homem voar controlando seu próprio curso. Na adolescência, leu Júlio Verne e livros de engenharia. Projetava máquinas e construía pequenos balões de ar.

O defeito em uma das asas do avião Demoiselle 20 fez com que Santos Dumont caísse de uma altura de 30 metros, ferindo-se gravemente em janeiro de 1910. Por causa do incidente e seguindo orientação médica, há exatos 100 anos o pai da aviação decidiu parar de voar.

1914

Em 1914, durante a Primeira Guerra Mundial, Santos Dumont retornou ao Brasil, tendo sido recebido com festa pela população.

Por que o 14-Bis tem esse nome? Antes da primeira decolagem autônoma do 14-Bis, o aeroplano voava acoplado ao balão dirigível número 14 de Santos Dumont. Por isso, o 14-Bis foi batizado com esse nome. O balão tinha a função de diminuir o peso do avião acoplado para facilitar que ele levantasse voo.

Contornando a Torre Eiffel
em um acidente que quase lhe tirou a vida, Dumont cumpriu a missão em 1901, pilotando o balão "n.º 6", com um motor de 16 HP, contornou a Torre Eiffel.

7 de setembro de 1906

O voo do brasileiro Alberto Santos Dumont, em uma distância de 60 metros com o 14-Bis, no Campo de Bagatelle, em Paris, marcou historicamente aquele 23 de outubro de 1906 e consagrou ainda mais o inventor.

Por volta de 1500 a.C., os egípcios desenvolveram um relógio de sol em forma de “T”, colocado no solo e calibrado para dividir o intervalo entre o nascer e o pôr do sol em 12 partes, com base no número de ciclos lunar. Essa divisão durante o dia formou a primeira representação do que chamamos de “hora”.

Em 4 de julho de 1898, Santos Dumont lançava seu primeiro balão, chamado Brasil, inflado a hidrogênio, com apenas 113m3 , 6 metros de diâmetro pesando 35,5 kg, a menor das aeronaves até então construídas.

Clique aqui para assistir ao vídeo sobre o 14-Bis
O “14 BIS” tem capacidade para um tripulante. Foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Esse fato histórico teve lugar em Bagatelle (centro de Paris), no dia 23 de outubro de 1906.

O fato histórico ocorreu no Campo de Bagatelle, em Paris, em 23 de outubro de 1906, quando o brasileiro percorreu 60 metros em sete segundos, voando a uma altura de dois metros do solo, perante mais de mil espectadores e da Comissão Oficial do Aeroclube da França.

Nessa versão, Santos Dumont aperfeiçoou os sistemas de controle de voo. Na demonstração, Dumont percorreu 220 metros em 21,5 segundos, estabelecendo o recorde de distância da época. Curtiu a leitura?