Quem foram os pioneiros da dança contemporânea no Brasil?

Perguntado por: omoreira . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.1 / 5 15 votos

No Brasil, a dança contemporânea teve início com o casal Klauss e Angel Vianna, como um desdobramento de suas pesquisas em dança moderna na década de 40.

A dança moderna surgiu no início do século XX e seus pioneiros procuravam maneiras modernas e pessoais de expressar como se sentiam através da dança. Entre os que começaram este movimento estão as americanas: Isadora Duncan, Loie Fuller e Ruth St Dennis; o suíço Emile Jacque Dalcroze e o húngaro Rudolf von Laban.

Nasce no segmento da dança moderna, mas não possui uma técnica única estabelecida, todos os tipos de pessoas podem praticá-la. Sua técnica é tão abrangente que não delimita estilos de roupas, músicas, espaços ou movimentos. Não há mecanismos definidos, há antes processos e formas de criação.

Alguns teóricos remetem a origem da dança contemporânea aos experimentos dos artistas pós-modernos do movimento Judson Dance Theater, iniciado na década de 1960, nos Estados Unidos.

Rudolf Laban, também conhecido como Rudolf Von Laban, nasceu em 15 de dezembro de 1879, em Pressburg, Áustria-Hungria, atual Bratislava, Eslováquia. Bailarino e coreógrafo, Laban é considerado o maior teórico da dança do século XX e é conhecido como o pai da dança-teatro.

Resposta: Quasar Cia de Dança. A Quasar Cia de Dança é um grupo bastante conhecido no Brasil, com trabalhos também no exterior. ... Peeping Tom Dance Cie.

5 melhores dançarinos brasileiros de todos os tempos

  1. Carlinhos de Jesus. Carlinhos de Jesus, o “Fred Astaire brasileiro”, é um arraso na Dança de Salão e já se apresentou até no Rock in Rio. ...
  2. Ismael Ivo. ...
  3. Klauss Vianna. ...
  4. Ivaldo Bertazzo. ...
  5. Thiago Soares.

Jazz, salsa, salsa cubana, hip-hop, balé, tango, funk, dança de salão, dança do ventre, para citar apenas alguns.

As danças populares brasileiras surgiram da fusão da cultura europeia, africana e árabe aliada às manifestações oriundas do próprio país. A dança é uma expressão artística considerada um elemento fundamental para a cultura local e, sobretudo, mundial.

Rudolf von Laban (1879– 1958) é considerado o pai da dança moderna na Europa. Foi a partir do seu amplo estudo sobre o movimento humano e dos trabalhos de Kurt Jooss (1901– 1979), seu discípulo, que o novo gênero dança-teatro surgiu na década de 1920.

Conhecida como a "Mãe da Dança Moderna", Isadora Duncan foi uma revolucionária cuja influência se espalhou da América para a Europa e Rússia, criando uma sensação em todos os lugares em que ela se apresentou.

De acordo com os profissionais, um dos conceitos básicos sobre a diferença entre os estilos é que a dança contemporânea não obedece a técnicas, ela é livre e mistura diferentes estilos e formas de expressar os movimentos, ao contrário da moderna, que surgiu para romper com os estilos clássicos.

Dança Contemporânea no Brasil
No Brasil, a dança contemporânea teve início com o casal Klauss e Angel Vianna, como um desdobramento de suas pesquisas em dança moderna na década de 40.

O ponto mais importante para os bailarinos do estilo contemporâneo é transmitir suas ideias, conceitos e sentimentos por meio dos mais variados movimentos do corpo. Nesta dança, a improvisação e desconstrução dos passos é ainda mais forte.

Quais são as principais características da Dança Contemporânea? Dentre tantas características podemos ressaltar as possibilidades de movimentos próximos ao chão; quedas e repousos; ausência de técnicas únicas; possibilidade da junção de outras linguagens, como teatro, performance e artes visuais.