Quem fundou a Grécia Antiga?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.3 / 5 16 votos

O povo grego foi formado da mescla de povos indo-europeus que começaram a estabelecer-se na Grécia Continental a partir de 2000 a.C. Os povos que formaram o povo grego foram os jônios, aqueus, eólios e dórios, cada qual chegando à Grécia em um período distinto.

3 de fevereiro de 1830

Helenos

A origem da Grécia Antiga
A formação da Grécia Antiga dependeu da fusão de no mínimo quatro povos que viveram em seu território ao longo da história. Eles se nomeavam como Helenos e chamavam a região que moravam por Hélade, e não Grécia, que foi o nome dado pelos Romanos séculos mais tarde.

A colonização grega foi uma expansão colonial organizada pelos gregos arcaicos no Mar Mediterrâneo e no Mar Negro no período dos séculos VIII a VI a.C. (750 e 550 a.C.).

Religião. A Grécia antiga era politeísta, isto é, tinha diversos deuses e cada um representava uma virtude necessária para sentir a plenitude. Como forma de aproximar a religião da civilização, a cultura grega era antropomórfica, fazendo com que seus deuses fossem representados por figuras humanas.

Como os macedônicos eram um povo helenizado, a cultura grega foi difundida por essa região. Depois da morte de Alexandre, o império macedônico enfraqueceu-se, e, séculos depois, os romanos conquistaram a Grécia.

Concluiu que a civilização grega não tinha à época um senso de cor desenvolvido e vivia em um mundo preto e branco, com algumas pinceladas de vermelho e de brilhos metálicos.

A partir de 168 aC, os romanos conquistaram a Grécia e um novo período começa para a história grega. Este é o período em que a Grécia antiga se transforma na Grécia romana.

Grego

Sócrates

Sócrates (469-399) foi um dos maiores filósofos da Grécia antiga que contribuiu para os estudos do ser e de sua essência.

1. Sócrates. Nascido entre 470 e 469 aC em Deme Alopece, Atenas, Sócrates é um precursor da filosofia grega clássica e foi considerado um dos fundadores mais influentes da filosofia ocidental.

Heródoto dedicou-se a vida inteira a seus escritos, viajou por todo o mundo então conhecido. Penetrou no império persa, atingindo a Babilônia, a Fenícia e o Egito.

1) Natural da Grécia ou descendente de gregos (#At 16.1). 2) Não-judeu; estrangeiro (#Rm 1.16). 3) Judeu que falava grego, criado fora da terra de Israel (#/RC At 6.1; RA, helenista).

Os gregos são conhecidos por terem olhos grandes e cílios grossos. Nos gregos, a cor dos olhos é normalmente entre castanho escuro ou médio. Aproximadamente 25 porcento dos gregos possuem olhos azuis, cinzas ou verdes, apesar de essas cores geralmente se misturarem com o castanho da íris.

Na mitologia grega o mundo foi feito pelo Caos. Ele vivia num ambiente de trevas, vazio, sem nada, então resolveu criar Gaia, a Mãe Terra, Eros (o amor), Nyx (a noite), e o Tártaro (profundezas da terra). Gaia, por sua vez, criou Urano, que representava o céu.

Era conhecido como deus do Sol, da música e das artes, da Medicina, da profecia, entre outros atributos. Além disso, tinha no arco e flecha, na lira e na coroa de louros seus símbolos mais importantes. Era considerado o grande símbolo da juventude e da beleza entre os gregos.

No século 4 d.C., durante o governo de Constantino II, um dos últimos imperadores romanos, o cristianismo passou a se difundir com força na Europa. Consequentemente, religiões pagãs foram perseguidas. Nos séculos seguintes, já não havia quase mais ninguém na Grécia que acreditasse nos antigos deuses.

O grego antigo era uma língua indo-europeia falada na Grécia durante a Antiguidade, possuindo diversos dialetos, sendo os mais conhecidos o ático e o jônico; tendo, posteriormente, evoluído para o grego moderno.

Na mitologia grega, Heleno foi filho do rei Príamo e da rainha Hécuba, de Troia. Heleno recebeu de Apolo o dom da adivinhação, pelo que predisse que a viagem de Páris à Grécia seria nefasta. Com efeito, no seguimento da viagem desencadeou-se uma guerra.