Quem inventou o jogo de truco?

Perguntado por: nmonteiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
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A origem do truco é incerta, especula-se que tenha surgido dos mouros, porém não há consenso a esse respeito. No Brasil foi popularizado por imigrantes italianos, portugueses e espanhóis, a princípio nos estados de São Paulo e Minas Gerais, posteriormente espalhando-se por todo o país e originando diversas variações.

Acredita-se que a primeira versão do jogo tenha sido criada em meados do século XVII, na Inglaterra. Sendo um jogo de cartas originalmente envolvendo apostas, jogar truco era bastante arriscado.

Significado de Truco
substantivo masculino Certo jogo de cartas em que tomam parte quatro pessoas; truque. adjetivo [Brasil: SP] Diz-se de pessoa decidida, valente. substantivo masculino e feminino [Brasil: SP] Essa pessoa. T. de mano: truco em que tomam parte apenas duas pessoas.

O Truco Mineiro deve-se jogar individual, em duplas/pares ou trios (no caso de duplas ou trios, os jogadores devem alternar suas posições na mesa entre os parceiros e adversários). Quem faz doze pontos [tentos] primeiro vence. O jogador/dupla/trio ganha a queda quando vence dois jogos.

A cada rodada, cada jogador recebe três cartas. Vence a rodada a equipe que "matar" duas das três "jogadas" — isto é, a equipe que vencer duas das três cartas. A cada nova rodada embaralham-se as cartas e novamente três cartas são distribuídas a cada jogador em sentido anti-horário.

Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6. Se eles aceitarem, a mão passa a valer 3 e continua normalmente. Se fugirem, a dupla que pediu o truco vence a mão e ganha seus pontos (1).

Casal Maior: As duas maiores manilhas do jogo. Paus/Zap/Gato: Manilha de maior valor, do naipe de paus. Copas/Copeta/Copilha: Segunda manilha, do naipe de copas. Espadas/Espadilha: Terceira manilha, de naipe de espadas.

Em competições oficiais, ou as praticadas em jogatinas online, é mais comum ver o truco paulista, por ter regras equilibradas e pouca margem para trapaças. Suas regras se aproximam do truco espanhol, valorizando principalmente a liberdade na distribuição das cartas.

Truco - É um pedido de “aumento de aposta” que só pode ser feito na vez de cada jogador. Se nenhum jogador fizer o pedido, a partida valerá 1 ponto. Se o Truco for pedido e o adversário aceitar, a partida passa a valer 3 pontos.

Nome das cartas
Existem quatro naipes no Truco Gaudério, que são: bastos, espada, copas e ouro. Os 1 mais fortes são: Espadão e Bastião. Já os 1 de copas e ouro, são conhecidos como guembes. Manilhas: 1 de espada (Espadão); 1 de basto (Bastião); 7 de espada; 7 de ouro (Sete Belo); 1 de copas 1 de ouro...

Portanto, nunca reclame quando pegar cartas, olhe com confiança para elas; jamais dê sinais ruins de que seu jogo não é bom. Ao contrário: sorria, mostre confiança. Lembre-se de que se blefar de maneira convincente, seu adversário não vai pedir truco do nada, nem surpreender você.

a) FLOR: a flor é formada por três cartas do mesmo naipe e valem três tentos. Nenhum dos quatro naipes tem mais valor do que o outro. A chamada “FLOR PARAGUAIA” não tem valor, isto é, três quatro ou qualquer trio de cartas iguais, não serão aceitos como flor. b) VALOR DAS CARTAS: cada carta vale pelo número que leva.

Pode ser pedido TRUCO a qualquer momento do jogo, com exceção da mão de 11. Passa a valer o truco (3 pontos) quando UM dos jogadores adversário aceitar o pedido. O pedido poderá ser aceito dizendo-se: "cai", "venha", "manda", "aceito", ou qualquer outra expressão que dê uma posição de aceitação.

PAUS, COPAS, ESPADAS e OUROS - esta é a ordem das manilhas, sendo a de paus a que mais vale (é chamada de ZAP ou GATO, dependendo da região do país).

Um dos esportes tradicionalistas mais conhecidos, o truco cego é recheado de senhas entre os jogadores e provocações entre adversários. É um dos jogos mais disputados nas confraternizações dos gaúchos e prendas, principalmente aos fins de semana.

A ordem dos naipes das manilhas no truco paulista, de mais forte para menos forte é: Paus > Copas > Espadas > Ouros. Vamos dar um exemplo para não deixar dúvidas. Considerando que a carta virada na mão foi um Rei, de qualquer naipe, a ordem das manilhas é: Ás de paus > Ás de copas > Ás de espadas > Ás de ouros.

Só aqui no Brasil, temos pelo menos três formas de jogar: O Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério.

As principais diferenças são as Manilhas fixas e contagem diferente dos pontos: enquanto no Truco Paulista conta-se ponto de um em um e o pedido de Truco é 3, 6, 9 e 12. Já no Mineiro a contagem de pontos é de 2 em 2 e quando se pede Truco é 4,6,10 12.

Se todas as rodadas empatarem, nenhuma das duplas ganha ponto e uma nova mão se inicia. Truco: Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco. Se fizer isso, a dupla adversária deve decidir se vai aceitar, fugir ou pedir 6. Se eles aceitarem, a mão passa a valer 3 e continua normalmente.

Na Região Sudeste do Brasil é jogado com o baralho francês, enquanto na Região Sul usa-se o baralho espanhol.

Cangar o Jogo:
Deverá mostrar a carta, primeiramente, o jogador que cangou o jogo na 1ª rodada, sendo obrigado a mostrar sua maior carta. O jogador da direita será o próximo e o da direita deste o próximo e assim sucessivamente. Com o jogo cangado, não será permitido esconder a carta.