Quem inventou o raciocínio lógico matemático?

Perguntado por: tveloso . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

A história da Lógica tem início com o filósofo grego ARISTÓTELES (384 - 322a. C.) de Estagira (hoje Estavo) na Macedônia. Aristóteles criou a ciência da Lógica cuja essência era a teoria do silogismo (certa forma de argumento válido).

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução.

8 dicas de como estudar raciocínio lógico para concursos

  1. Analise o edital;
  2. Defina o método de ensino;
  3. Treine;
  4. Leia o enunciado com atenção;
  5. Foque nos conteúdos mais cobrados;
  6. Reconheça padrões;
  7. Analise as alternativas; e.
  8. Deixe as questões mais difíceis por último.

O raciocínio lógico matemático também é relevante para analisar situações de modo mais abrangente, ajudando a tomar decisões de forma mais consciente, com foco não apenas no presente, mas no longo prazo.

Para a história da filosofia, Aristóteles é considerado o pai da lógica, pois ocupou-se do tema nas obras “Organon” e “Metafísica”, embora não a designasse por este termo. No século IV a.C., Aristóteles chamou de “analítica” o que ficaria conhecido como lógica séculos mais tarde.

O Raciocínio Lógico Matemático compreende um conjunto de técnicas, métodos e processos que, sistematizados, organizados, desencadeados e, sequencialmente estruturados através das interações entre as múltiplas Inteligências Funcionais promovidas pelo cérebro, facilitam a compreensão e a resolução de problemas.

Conheça os benefícios do raciocínio lógico para as crianças

  • Ajuda a resolver os problemas do dia a dia. Organizar os pensamentos para tomar uma decisão equilibrada e coerente é fundamental para resolver um problema cotidiano. ...
  • Desenvolve a capacidade de tomar decisões. ...
  • Capacita a um maior aprendizado.

Como desenvolver raciocínio lógico?

  1. Pratique o questionamento.
  2. Use aplicativos e jogos de raciocínio lógico.
  3. Procure aprender uma nova habilidade.
  4. Diferencie observação e indução.
  5. Encontre um hobby criativo.
  6. Aprenda a desenvolver hipóteses.
  7. Treine a resolução de mistérios de livros e séries.
  8. Aprenda a reconhecer padrões.

Um raciocínio pode ser classificado como um pensamento, cálculo, deliberação ou dedução.

Dois dos princípios centrais da lógica aristotélica são a lei da não contradição e a lei do terceiro excluído. A lei da não contradição diz que nenhuma afirmação pode ser verdadeira e falsa ao mesmo tempo e a lei do terceiro excluído diz que qualquer afirmação da forma *P ou não P* é verdadeira.

Causas do raciocínio lento
traumas ou problemas emocionais, como desemprego ou fim de relacionamento; trabalho excessivo e agenda sempre lotada; estresse, ansiedade e depressão; alimentação insuficiente em certos nutrientes e compostos bioativos.

Estimular a utilização de calculadoras, jogos, planilhas de Excel e aplicativos específicos representará um ganho imediato para a aprendizagem nesta etapa da educação básica. Também a sua vida cotidiana e profissional futura será beneficiada.

Os tipos de teste de lógica mais usados em processos seletivos

  1. Probabilidades. A probabilidade está baseada em lidar com incertezas juntamente com a capacidade de um Método Dedutivo voltado à exploração da estrutura. ...
  2. Sequências lógicas. ...
  3. Equivalências. ...
  4. Análise combinatória.

Quando usamos o raciocínio lógico? Sempre que precisamos resolver um problema de maneira sequencial ou criar uma argumentação usamos essa habilidade. Além disso, esse raciocínio evita uma taxa menor de erro e é por isso que existe a importância em desenvolvê-lo o quanto antes.

Em lógica, pode-se distinguir três tipos de raciocínio lógico: dedução, indução e abdução. Dada uma premissa, uma conclusão, e uma regra segundo a qual a premissa implica a conclusão, eles podem ser explicados da seguinte forma: Dedução corresponde a determinar a conclusão.

Importância de desenvolver o raciocínio lógico
O desenvolvimento do raciocínio lógico cria jovens e adultos críticos e com um grande senso argumentativo. É através dessa característica que desenvolvemos a capacidade de criar e interpretar diversas situações do nosso cotidiano, influenciando em resultados positivos.

Onde surgiu e quem é o criador da lógica? Os estudos de lógica foram iniciados por Aristóteles, entre 384 a.C e 322 a.C., na Grécia Antiga. Esse grande pensador percebeu que a maior distinção entre o ser humano e os demais animais é a linguagem.

Três Princípios (entre outros) regem a Lógica Clássica: da IDENTIDADE, da CONTRADIÇÃO e do TERCEIRO EXCLUÍDO os quais serão abordados mais adiante.

Ao contrário de Platão, Aristóteles defendia que a origem das idéias é através da observação de objetos para após a formulação da idéia dos mesmos. Para Aristóteles o único mundo é o sensível e que também é o inteligivel.