Quem manda na polícia?

Perguntado por: ymarinho2 . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Instituída em 1808 no Rio de Janeiro e depois implantadas em todos os estados brasileiros, são chefiadas por Delegados Gerais de Polícia ou Chefes de Polícia, que comandam, por sua vez, os Delegados de Polícia circunscricionais, dirigentes de cada unidade chamada de delegacia ou Distrito Policial.

O poder de polícia originário é aquele desempenhado diretamente pelas entidades políticas (União, Estados, Distrito Federal e Municípios). Ou seja, é aquele exercido pela administração direta com base nos ditames da competência constitucional.

O delegado é o profissional concursado, graduado em Direito, que serve ao Estado como agente da lei, liderando quadros da Polícia Civil ou Polícia Federal.

O Delegado de Polícia é o cargo de maior hierarquia dentro da Polícia Civil e da Polícia Federal, devendo emitir ordens e determinações para os demais policiais subordinados.

Observa-se inexistir hierarquia entre militares federais e estaduais, ou seja, não há hierarquia entre Oficiais e Praças das Forças Armadas e policiais e bombeiros militares.

Na hierarquia militar, o tenente-coronel é um oficial de patente superior, estando acima do major e abaixo do coronel - o comandante máximo da Polícia Militar de cada estado.

A mais alta patente da PM, o coronel tem sob sua responsabilidade o Comando-geral, e o Estado-maior, os comandos regionais, as diretorias que coordenam todas as assessorias do Comandante-geral.

As polícias civis são dirigidas por Delegado de Polícia de carreira, mas a denominação do cargo designativo da direção-geral pode variar de um estado brasileiro para outro, como Chefe de Polícia, Delegado Geral de Polícia ou Superintendente da Polícia Civil.

Enquanto a Civil é uma força mais voltada para a investigação, a Militar dedica-se à vigilância e repressão imediata e emergencial de atos criminosos ou ilícitos.

O poder de polícia autoriza que a Administração Pública, amparada pelo ordenamento jurídico, utilize-se de mecanismos que restrinjam e limitem o exercício de direitos em busca da promoção do bem comum e do interesse social.

O Poder de Polícia reparte-se entre o Legislativo e Executivo, com base no princípio da legalidade, que impede que a Administração imponha obrigações ou proibições sem lei que as preveja, trata-se, portanto, de limites de atuação.

A polícia mais violenta do país no ano passado foi a do Estado do Amapá, com um índice de 17,1 mortes por grupo de 100 mil habitantes, quase seis vezes a média nacional, que foi de 2,9 por 100 mil. Esse foi o maior índice já apurado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública desde o início do levantamento, em 2013.

O Delegado-Geral da Polícia Civil é escolhido pelo governador do estado, dentre os delegados de polícia de carreira, para dirigir a instituição policial no mais alto nível hierárquico, consoante o que estabelece o § 4º do artigo 144, da Constituição Federal.

Apesar de muitas pessoas terem medo do perigo que o cargo pode causar, ser delegado não é tão perigoso quanto parece. O trabalho de delegado não é mais perigoso do que ser juiz ou promotor (que também lidam com pessoas que cometem crimes), por exemplo.

Qual é o salário de Agente De Polícia Civil? O salário médio nacional de Agente De Polícia Civil é de R$6.185 em Brasil. Filtre por localização para ver os salários de Agente De Polícia Civil na sua região.

Cabo: nível hierárquico maior que o do Soldado e menor que o do 3º Sargento.

Um general de Exército comanda o Exército Brasileiro. O atual comandante é o general de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.