Quem mora em Goiânia é chamado de?

Perguntado por: lrodrigues5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.8 / 5 20 votos

Contrastes marcantes que definem uma história. Diferente do que muitos pensam, quem nasce em Goiânia é goianiense. Goiano é quem nasce em Goiás.

Além do sentido exposto pelo professor Alfredo de Castro, a palavra Goiânia se origina de Goyanna, do tupi-guarani, que significa “terra de muitas águas”.

Significado de Goianiense
adjetivo Relativo a Goiânia, cidade, município e capital de Goiás. Etimologia (origem da palavra goianiense). Do topônimo Goiânia + ense. substantivo masculino e feminino Pessoa natural de Goiânia.

O contato entre nativos indígenas, negros e os bandeirantes foi fator decisivo para a formação da cultura do Estado, deixando como legado as principais cidades históricas, como Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Goiás, antiga Vila Boa e primeira capital de Goiás.

Puxar o “r” caracteriza a nossa goianidade e possibilita um sentimento de pertencimento e resgate da nossa raíz. Como, por exemplo, em uma viagem para São Paulo, um desconhecido me cumprimentou e me perguntou se era de Goiás.

O nome Goiás origina-se da denominação da tribo indígena “guaiás, que quer dizer “indivíduo igual, gente semelhante, da mesma raça”.

Setor Jardim América

O Setor Jardim América é o bairro mais populoso de Goiânia (80 000 habitantes), segundo o último censo do IBGE e fica localizado na região sul da capital. Também é um dos maiores em extensão, mais de 195 mil metros quadrados, por isso ganhou fama entre os goianos como “outra cidade dentro de Goiânia”.

“O goiano gosta de puxar conversa com todo mundo e o tratamento com o outro é bastante pessoal, a ponto de levar em casa para um cafezinho. Por isso se encurta as palavras, usa-se o diminutivo, essa é uma forma de se criar um vínculo maior”, explica.

88 anos

Capital de Goiás, Goiânia completa 88 anos no próximo domingo (24)

1. Cananéia – SP. Fundada em 1531 por Martim Afonso de Sousa e localizada a 265 km de São Paulo e a 248 km de Curitiba, a cidade mais antiga do Brasil ainda preserva as casas do período colonial em seu centro histórico.

A pauta agrícola é bastante diversificada e composta principalmente por: soja, sorgo, milho, cana-de-açúcar, feijão, tomate, entre outros produtos. A pecuária goiana também é altamente expressiva e posiciona o estado entre os maiores produtores do país.

Formada pelos seguintes municípios: Goiânia, Abadia de Goiás, Aparecida de Goiânia, Aragoiânia, Bela Vista de Goiás, Bonfinópolis, Brazabrantes, Caldazinha, Caturaí, Goianápolis, Goianira, Guapó, Hidrolândia, Inhumas, Nerópolis, Nova Veneza, Santa Bárbara de Goiás, Santo Antônio de Goiás, Senador Canedo, Terezópolis de ...

Apesar de ainda permanecer com a maior população do estado, Goiânia teve redução na quantidade de habitantes. Isso, porque em uma estimativa divulgada pelo IBGE em 2021, a cidade aparece com 1.555.626 de pessoas.

Hospitalidade, simpatia e bom humor são a cara e o perfil da maioria dos goianos. É comum um visitante pegar um táxi no aeroporto e ser deixado no seu destino em Goiânia com a impressão que ganhou um novo amigo. A certeza aumenta, quando você está numa cidade do interior do estado.

Em 1739, a colonia localizada no Rio Vermelho, onde grande quantidade de ouro havia sido descoberta, passou a se chamar Vila Boa de Goiás, mantendo-se como capital do Estado até 1934.

1. Relativo ou pertencente ao estado brasileiro de Goiás ou à cidade brasileira de Goiás. 2. Natural ou habitante desse estado ou dessa cidade.

Arroz com pequi, empadão goiano, galinhada, biscoito de queijo, pamonha e guariroba são alguns dos pratos e ingredientes típicos da cidade. Contudo, para além deles, existe uma cozinha vasta e costumes muito criativos na hora de comer que só encontramos na culinária goiana!

Atlético Goianiense

O atual campeão é o Atlético Goianiense, vencedor da edição de 2023. O maior campeão da competição é o Goiás, com 28 títulos. O Atlético tem 17 conquistas, seguido do Vila Nova, com 15 títulos, e o Goiânia, que venceu por 14 edições.

Em nenhum: não existe essa de português mais ou menos correto. “Já circulou pelo Brasil o mito de que era no Maranhão”, diz o linguista Marcos Bagno, da Universidade de Brasília. “Mas toda variedade linguística é correta na medida em que satisfaz às necessidades de comunicação da comunidade que a utiliza.”