Quem não pode comer couve?

Perguntado por: ebarros . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.9 / 5 19 votos

Se os rins não conseguem remover o excesso de potássio do sangue, consumir potássio adicional pode ser fatal. Anticoagulantes: a couve é uma fonte rica em vitamina K, que contribui para a coagulação do sangue. Por isso, seu consumo pode interferir na atividade de anticoagulantes, como a varfarina (Coumadin).

Algumas verduras cruas contêm substâncias naturais chamadas glucosinolatos, que podem interferir negativamente com a produção de hormônios da tireóide. Entre essas verduras estão o repolho, brócolis, couve, couve-de-bruxelas, couve-flor e espinafre.

É anti-inflamatória e cicatrizante. Todo esse poder vem dos glicosinolatos, compostos naturais provenientes de vegetais com ação desintoxicante, que estimulam o organismo a se livrar até mesmo das substâncias cancerígenas, além de fortalecer o sistema imunológico.

Os vegetais crucíferos, como brócolis, couve e couve-flor, contêm rafinose, um açúcar que é difícil de corpo o absorver, provocando gases.

O Suco de Couve é ideal para ser tomado à noite, pois normalmente quando a pessoa desperta pela manhã o corpo já procura eliminar as toxinas através das fezes. Além disso, a couve é antioxidante, e age diretamente no combate dos mais diversos tipos de doenças e elimina a ação dos radicais livres.

Verduras. As verduras são ricas em fibras, que ajudam no trânsito intestinal e na formação das fezes. Por isso, recomenda-se incluir na dieta vegetais folhosos como couve, alface e espinafre. Mas atenção: se o sintoma principal é a diarreia, dê preferência para legumes com amido, como a batata e a cenoura.

“Caso venha a ter os sintomas de gases, os melhores alimentos para auxiliar em seu alívio são tomate e chicória, mamão, abacaxi, iogurte kefir e alguns chás como erva-cidreira, gengibre e erva-doce”, explica Laís.

Melhora o funcionamento intestinal
Também, lotada de fibras em sua composição, a couve-de-folhas age como um prebiótico, ou seja, promove a melhora do funcionamento intestinal e previne a constipação.

Portanto, o consumo de couve e outras brássicas nas quantidades usuais não causa alterações na tireoide em adultos. Da mesma forma, se tem hipotireoidismo e faz a reposição do hormônio da tireoide, não tem problema consumir esses vegetais.

Alimentos que devem ser evitados por quem possui hipotireoidismo

  • Soja e produtos derivados. ...
  • Alimentos industrializados e ricos em carboidratos simples. ...
  • Peixes predatórios, como cavalinha, peixe espada e tubarão. ...
  • Amendoim, couve-de-bruxelas, mandioca, mostarda e rabanete.

5 alimentos que inflamam o corpo e que devem ser evitados

  1. Açúcar. Nosso organismo não consegue processar o açúcar com rapidez. ...
  2. Alimentos ricos em gorduras saturadas ou gordura trans. ...
  3. Carboidratos refinados. ...
  4. Álcool. ...
  5. Alimentos ultraprocessados à base de carne.

Alimentos como feijão, repolho, condimentos fortes, bebidas gaseificadas, alimentos gordurosos, frituras e leite (no caso de intolerantes à lactose) costumam causar uma sensação de estufamento e inchaço.

As frutas vermelhas como morango, cereja, framboesa, amora, semente de romã, goiaba e melancia, são ricos em antocianinas que dão cor à fruta e têm ação anti-inflamatória e antioxidante, ajudando a reduzir a produção de substâncias inflamatórias no corpo, além de fortalecer o sistema imunológico e reduzir o risco de ...

As fibras e as vitaminas A, C e B6 presentes nesse vegetal vão embora rapidamente com o cozimento. Por isso, a melhor maneira é consumir a couve como salada.