Quem não pode receber as cinzas?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

8. Quem pode receber as cinzas? Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos.

Com certeza, pode. As Cinzas são um sinal penitencial. Com a bênção e a imposição das Cinzas, a Igreja inicia a caminhada para a Páscoa, durante os quarenta dias da Quaresma.

A Quarta-Feira de Cinzas é uma data relevante dentro da tradição católica, acontece 46 dias antes da Páscoa e marca o início da Quaresma, período penitencial. A Quarta-Feira de Cinzas marca a abertura da Quaresma, período de 46 dias que antecede a comemoração da Páscoa.

É importante recordar que a benção das cinzas, como todo sacramental, somente pode ser feita por um sacerdote, um diácono mas qualquer pessoa pode receber, pois não confere a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos, mas pela oração da Igreja, prepara a pessoa para receber a graça e dispõe para cooperar com ...

Elas devem ser limpas sempre ao final de cada churrasco, pois o acúmulo de cinzas absorve o calor do carvão -o que tornará o aquecimento mais lento em uma próxima vez em que for usada. A limpeza e a retirada das cinzas devem ser feitas com uma vassoura e com uma pá, e nunca jogando água.

A imposição de cinzas demonstra a intenção do fiel de se manter no caminho da devoção, mas também demonstra o caráter transitório do ser humano na Terra, ou seja, é uma lembrança ao homem de que, conforme a tradição cristã diz, do pó o homem veio e ao pó o homem voltará.

A urna com as cinzas fica disponível em até cinco dias úteis.

Diz a lenda que a fênix é um pássaro que quando morre pega fogo até virar pó. Um tempo depois ele renasce das próprias cinzas, novinho em folha. A ave mitológica simboliza os ciclos da vida, que de tempos em tempos se renovam.

A cruz de cinzas que marca a testa de alguns cristãos é destinada a representar a mortalidade e a penitência por seus pecados. É aplicada por um padre durante uma missa matinal, muitas vezes acompanhada de uma pequena bênção: "Lembre-se de que você é pó e ao pó você voltará".

É indicado que eles sejam queimados e suas cinzas sejam jogadas na terra ou que eles sejam enterrados. Na igreja esses ramos são recolhidos, queimados e suas cinzas são guardadas até o próximo ano para serem abençoadas e usadas na Quarta-feira de Cinzas.

Na Quaresma, fiéis evitam carne vermelha, doces e até conversa.

Cerimônia antes de cremação (Foto: Juliana Scarini/G1)
A instrução de duas páginas ressalta que as cinzas não devem ficar em casa. Apenas o bispo local pode decidir em "casos graves e excepcionais" que as cinzas sejam conservadas em uma residência, segundo o departamento de doutrina do Vaticano.

Depois do processo de incineração do corpo normalmente ficam alguns fragmentos ósseos que são triturados no processo de moagem assim formando as cinzas, as cinzas de um corpo cremado normalmente tem a aparência de uma areia grossa e esbranquiçada.

Quanto tempo depois da cremação as cinzas são entregues à família? Após um dia, ou 24h, os familiares receberão as cinzas do ente querido dentro de uma embalagem apropriada escolhida de acordo com o plano ou forma a ser guardada conforme desejo de ambas as partes no final.

Em geral, é necessário esperar pelo menos um dia após as homenagens para receber as cinzas. Após esse período, elas são entregues à família em uma urna cerimonial. Assim como acontece em outras formas de homenagem póstuma, há muitas maneiras de lidar com as cinzas de um ente querido após sua cremação.

Quem pode receber as cinzas? Qualquer pessoa pode receber este sacramental, inclusive os não católicos. Como explica o Catecismo (1670 ss.), “sacramentais não conferem a graça do Espírito Santo à maneira dos sacramentos; mas, pela oração da Igreja, preparam para receber a graça e dispõem para cooperar com ela”.

Para os católicos que costumam seguir as determinações impostas pela igreja, as cinzas devem ser mantidas no cemitério ou em um local apropriado.

Os cinerários são espaços, dentro de cemitérios, especificamente destinados à guarda das cinzas resultantes da cremação. Eles têm uma estética completamente diferenciada dos tradicionais lóculos para sepultamento.