Quem não pode tomar valeriana?

Perguntado por: lxavier . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

A valeriana não é recomendada para gestantes ou lactantes ou crianças com menos de três anos de idade. Os sintomas de abstinência após o uso prolongado incluíram taquicardia, irritabilidade e ansiedade.

“A valeriana aumenta a ação desse neurotransmissor e por isso inibe o sistema nervoso central, causando o efeito sedativo”, explica Shigueo Yonekura, neurologista especialista em sono. Para obter esse efeito de fazer o sono chegar mais rápido, a orientação é utilizar de 30 a 40 minutos antes de dormir.

Recomenda-se evitar o uso de valeriana juntamente com a ingestão de bebidas alcoólicas pela possível exacerbação dos efeitos sedativos (MICROMEDEX, 2003).

A Valeriana é muito usada em casos de insônia por seu efeito tranquilizante e relaxante, a planta possui efeito sedativo, calmante, antiespasmódico, sonífero, relaxante e anticonvulsivante. Para problemas relacionados ao sono, a planta é indicada em caso de ansiedade, estresse e epilepsia.

O tratamento com a Valeriana promove melhora nos níveis de ansiedade, ação indutora do sono, tensão, irritabilidade, como também em distúrbios gastrintestinais.

Como tomar valeriana para ansiedade? A maneira como cada pessoa é individual, sendo prescrita por um médico. Assim, de forma geral, o remédio da valeriana deve ser utilizado por via oral na dose de 2 a 3 comprimidos revestidos 1 a 3 vezes ao dia.

Ainda assim, é necessário informar que existem contraindicações: gestantes, lactantes e menores de 12 anos não devem consumi-la. E podem ocorrer alguns efeitos adversos como náuseas, bradicardia, arritmia.

Valeriana: benefícios
Por conter efeito medicinal tranquilizante, seus benefícios são múltiplos, como: ajudar no tratamento de vários distúrbios, amenizar as dores e malefícios da rotina, aliviar cólicas menstruais, TPM e menopausa.

A valeriana é uma planta segura para a maioria dos adultos, quando consumida nas doses recomendadas e por curto período de tempo. No entanto, quando consumida em quantidade excessiva, pode causar alguns efeitos colaterais que incluem dor de cabeça, dor de estômago, irritabilidade, agitação ou insônia.

Ao comparar 100 mg de Valeriana officinales e 500 mg Passiflora incarnata não apresentaram diferença estatística significativas para efeitos colaterais, a sonolência foi mais relatados, o protocolo melhor escolhido foi a Valeriana com 52,9%, apresentando um bom efeito ansiolítico, podendo assim ser utilizados com ...

Os efeitos ansiolíticos e sedativos da valeriana para o organismo humano não estão associados à perda do estado de alerta após oito horas de seu consumo, ou seja, não há aquela ressaca matinal e letargia que medicamentos convencionais podem causar.

Os mais utilizados são os ISRSs e os SNRIs, como alprazolam, diazepam, buspirona e o lorazepam. Esses remédios agem para bloquear a recaptação ou a reabsorção da serotonina e da norepinefrina, aumentando a atividade dessas substâncias no cérebro.

A Valeriana, quando prescrita como indutor do sono, deve ser utilizado 30 minutos antes de deitar.

Alfazema: relaxante, calmante e antidepressiva, a alfazema ou lavanda é um ótimo ingrediente de um chá para ansiedade e insônia. Com ela, você reduz o estresse, melhora a qualidade do seu sono, normaliza a pressão arterial e os batimentos cardíacos.