Quem nasce no Brasil é considerado latino?

Perguntado por: hhipolito9 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ele é amplamente considerado um país latino internacionalmente, no entanto, os próprios brasileiros não se consideram latinos.

Oficialmente, brasileiros não são considerados "hispânicos ou latinos" nos Estados Unidos. A origem disso está numa lei aprovada em 1976 pelo Congresso Americano, que determinou a coleta de dados no país sobre um grupo étnico específico: "americanos de origem ou descendência espanhola".

Porque, embora para o governo americano, a classificação “hispânico ou latino” diga respeito somente às pessoas de “cultura ou origem espanhola”, para nós, o termo “latino” remete ao fato de sermos latino-americanos e falarmos uma língua latina, o português.

A Constituição Federal define quem possui nacionalidade brasileira, sendo aquele: que nasce em território brasileiro (desde que os pais, se estrangeiros, não estejam a serviço do seu país); ou que nasce no estrangeiro de pai ou mãe brasileira (desde que algum deles esteja a serviço do Brasil); ou que nasce no ...

Povos latinos ou povos de cultura latina refere-se a povos com a cultura dos países cuja língua veicular e parte de seu legado cultural e étnico seja derivado da Roma Antiga.

Latino-americanos (em castelhano: latinoamericanos, em francês: latino-américains) são cidadãos dos países da América Latina e dependências. São por vezes referidos apenas como Latinos.

A escolha por usar o termo hispânico ou o termo latino depende da região geográfica: os que moram no leste dos Estados Unidos preferem a denominação hispânico, enquanto que aqueles que moram no oeste preferem o termo latino.

O Brasil continua sendo visto no mundo como o país do futebol e do carnaval, segundo pesquisa feita pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e pelo Instituto Sensus em 22 países de todos os continentes.

De acordo com a Academia Brasileira de Letras, o termo "americano" não deve ser associado aos Estados Unidos, mas sim a todos os povos provenientes de qualquer país do continente americano - seja o Brasil, a Guatemala ou o Canadá.

América do Sul

Brasil, oficialmente República Federativa do Brasil, é um país localizado no continente americano, especificamente na América do Sul.

A América Latina ou Latinoamérica, em espanhol, corresponde aos países da América que possuem como línguas oficiais o português, o francês e o espanhol, línguas que têm origem no latim.

É correto afirmar tanto que os brasileiros são americanos, quanto que esse povo é latino americano. Isso ocorre porque o Brasil é um país de extensões continentais que está inserido no continente americano, logo, faz fronteira com os países da América do Sul, além de ser banhado pelo Oceano Atlântico.

A Europa latina inclui principalmente a Itália, a França, Portugal, a Romênia e a Espanha, como também pequenos Estados como San Marino, o Vaticano, Andorra, a Moldávia e Mônaco.

É considerado brasileiro nato… A primeira hipótese de nacionalidade nata é a do art. 12, I, “a”, da CF/88. Esse dispositivo adota-se como critério inicial o do jus solis, sendo brasileiro quem nasce em território brasileiro, mesmo que seus pais não sejam brasileiros.

Brasiliano era o termo utilizado, desde o século 16, como referência aos índios; os portugueses recém-chegados preferiam ser chamados de brasilienses. Venceu, então, brasileiro. Os outros adjetivos não foram esquecidos. Em 1961, Juscelino Kubitschek inaugurou Brasília, cujos cidadãos são chamados de brasilienses.

Qual é a nacionalidade de quem nasce no Brasil? Esse não é o caso do Brasil. A Constituição Federal considera como brasileiro nato qualquer criança que tenha nascido em alguma cidade do país, mesmo aquelas filhas de estrangeiros (desde que esses estrangeiros não estejam no Brasil a serviço do seu país de origem).

Os latinos foram um povo de origem indo-europeia que habitou principalmente a zona centro-meridional da península Itálica no I milênio a.C. Faziam parte do grupo dos itálicos, juntamente com os úmbrios, sabinos e volscos.

Em suma: Para um espanhol, os latinos são pessoas que nasceram na América Latina; e o espanhol é quem nasce na Espanha.