Quem nasceu primeiro Moisés ou José?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 7 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

O José filho de Jacó, conhecido como "José do Egito", cronologicamente vem antes de Moisés. A sua história é contada a partir de Gênesis 37.

José também é tio-avô de Moisés.

Depois de finalizar a história de José, a novela A Bíblia começará a reprise de Os Dez Mandamentos, que aborda a vida de outro personagem bíblico muito famoso, Moisés.

  • Adão. Enoque. Noé
  • Abraão. Isaque. Jacó
  • Moisés. Josué Samuel.
  • Davi. Elias. Isaías.
  • Jeremias. Malaquias. Cristo.

Maaibre Sheshi I era o faraó da época de José. Sua existência histórica foi arqueologicamente comprovada através do achado de centenas de selos e objetos de metal contendo seu nome em Canaã, Egito, Núbia e até Cartago, onde alguns ainda estavam em uso mil e quinhentos anos após a sua morte.

Êxodo 6:14–27 contém as genealogias de Rúben, Simeão e Levi. Moisés e Aarão eram descendentes de Levi, terceiro filho de Jacó ou Israel. Talvez as genealogias de Rúben e a de Simeão tenham sido incluídas para mostrar o lugar da tribo de Levi entre os israelitas.

É muito provável que José tenha morrido durante esses combates contra Taá II ou em um dos conflitos civís. Mesmo com a ascensão demorada de José, que era cárcere e, depois de Deus o usar como intérprete para os sonhos do Faraó ,e se tornar o 2º na terra do Egito, nunca foi vista uma mudança de ego em José.

José nasceu em Padã-Harã, seis anos antes de Jacó retornar à Canaã. Nessa época o patriarca tinha cerca de 90 anos de idade. O período histórico mais provável em que José viveu talvez seja a era dos Faraós Hicsos, entre 1720 a 1570 a.C.

Nesse sentido, Lam cita o filósofo, rabino e médico judeu Moisés Maimônides (1135 ou 1138-1204), em cuja lápide, em Israel, está a seguinte inscrição: "de Moisés a Moisés, nunca houve outro como Moisés".

A tumba de José, evacuada hoje pelo exército israelense em Nablus (norte da Cisjordânia), antes de ser saqueada e incendiada por uma multidão de palestinos era lugar sagrado para grande parte dos judeus religiosos. É este o local onde, supostamente, José, um dos patriarcas da Bíblia, foi enterrado.

Os primeiros são, por ordem cronológica, Isaías, Jeremias, Ezequiel e Daniel; do segundo fazem parte os profetas Oséias, Joel, Amós, Abdias, Jonas, Miquéias, Naum, Habacuc, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias.

O José filho de Jacó, conhecido como "José do Egito", cronologicamente vem antes de Moisés. A sua história é contada a partir de Gênesis 37.

Os hebreus migraram para Canaã, supostamente por um chamado de Deus, e depois de um tempo no Egito teriam penetrado lentamente na região.

A menos que os registros tenham omitido outros casamentos de José, ele teve apenas Azenate como esposa.

O livro de Gênesis

O livro de Gênesis é o primeiro dos cinco livros escritos por Moisés. Ele cobre aproximadamente vinte e cinco mil anos de história—mais do que todo o restante da Bíblia, inclusive o Novo Testamento!

"No caso dos Evangelhos, não se contesta [a autoria], pelo menos nos estudos recentes. Lembrando que dois de seus autores, Mateus e João, foram apóstolos de Jesus. Os outros dois, Marcos e Lucas, por sua vez, construíram a narrativa colhendo os testemunhos dos apóstolos", explica.

Quem escreveu esse livro? Não sabemos quem escreveu o livro de Jó.

Segundo Ussher, Ramessés II foi deificado como Netuno, e era o faraó que não conhecia José.