Quem pariu Mateus que o embale ditado correto?

Perguntado por: aferreira . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

Expressão popular que significa: os pais têm obrigação de cuidar de seus filhos.

A expressão “Quem tem boca vai a Roma” quer dizer que, perguntando, é possível ir a qualquer lugar do mundo. Porém, a expressão está equivocada, já que a forma original desse ditado é: “Quem tem boca vaia Roma”, no sentido de vaiar os deslizes cometidos pelos imperadores romanos na antiguidade.

Significado: Você deve se virar como puder, com os recursos que tem, para alcançar seus objetivos. Origem: A expressão correta seria “Quem não tem cão, caça como gato”. Isto é, caça astutamente, sorrateiramente, escondendo-se como faz um felino.

Este é o caso de 'Deus ajuda quem cedo madruga'. Este provérbio teve origem em um fato observado na vida real. Se você acorda cedo e trabalha com afinco e dedicação, acredita-se que você se dará bem na vida. Do contrário poderá não realizar os seus sonhos e desejos.

Quem muito fala, pouco acerta.

Quem tem com o que mim pagar nao mim deve nada.

“Quem pariu os maus teus, que embale”. “Quem pariu mal os teus que embale”. Diz-se também, sem fonte totalmente segura (como é comum com estes saberes) que a origem é bíblica. Que a expressão deriva de quando Jesus decidiu acolher Mateus entre seus discípulos.

A mentira tem perna curta. Este é um dos ditados mais conhecidos no português também e quer dizer que uma mentira nunca consegue se prolongar por muto tempo, “porque ela tem perna curta” e, hora ou outra, é descoberta. Exemplo: “Eu acho melhor não o enganar, mentira tem sempre perna curta.”

Provérbios e Ditados são frases curtas que têm a função social de aconselhar e advertir, ao mesmo tempo que transmitem ensinamentos. Alguns deles possuem rimas, recurso que facilita a memorização.

Quem tem pernas, vai a Roma. Não, você não leu errado. Diferente do que diz o famoso ditado, para ir a Roma é necessário, antes de boca, ter pernas preparadas para longas caminhadas.

Quem tem boca, fala o que quer. Quem tem ouvido ouve, mas quem tem inteligência sabe o que levar em consideração e o que não deve relevar. Pensador: colecione e compartilhe frases, poemas, mensagens e textos.

É muito comum — ao menos no Brasil — ouvir a frase: "Quem tem boca vai a Roma". Porém, vez ou outra, escuto que o correto é "Quem tem boca vaia Roma".

Passar manteiga em focinho de gato
Aconselhar em vão ou fazer o bem a quem não manifesta a mínima gratidão; fazer algo em vão, perder tempo.

Trata-se de ditado popular que significa que "quem tem de cuidar de pessoa já adulta, barbada, é a própria pessoa, não outrem."

2. Quem tudo quer tudo perde. Expressão que significa que não podemos queremos ter tudo, é necessário alcançar um objetivo de cada vez.

A expressão “filho de peixe, peixinho é”, muito comum no nosso dia a dia, significa que alguém é muito semelhante ao pai ou à mãe, em aparência ou personalidade. Em inglês, se quisermos dizer a mesma coisa, existe mais de uma opção.

Quem com ferro fere, com ferro será ferido
Quem entrega o bem, recebe o bem; quem, por sua vez, pratica o mal, recebe o mal. O conceito que vigora é o da reciprocidade. O provérbio está relacionado à noção de carma (o que fazemos pelos outros voltará para nós algum dia).

A partir de um ponto de vista religioso, “aqui se faz, aqui se paga” significa que a pessoa que cometeu alguma injustiça ou agiu de modo incorreto pagará pelo seu pecado enquanto ainda for vivo.

Quem vê cara não vê coração. Esta expressão, tão popular, é usada quando queremos dizer que algo ou alguém nem sempre é aquilo que aparenta.

Vinda ainda do tempo da escravidão, em alusão ao fato de que muitos escravos com as costas sangrando de chicote eram colocados para serem lambidos por bois com suas línguas ásperas para serem ainda mais castigados, a expressão "você é meu e o boi não lambe" segue atualíssima no Brasil, ao menos quando o tema são os ...

“Manda quem pode, obedece quem tem juízo”.