Quem passou em concurso e não foi chamado?

Perguntado por: amodesto4 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

O direito subjetivo à nomeação significa dizer que os candidatos aprovados dentro do número de vagas previstas no edital, possuem direito de serem nomeados. Ou seja, se isso não ocorrer enquanto durar o concurso, o participante poderá acionar o judiciário para fazer valer esse direito.

Sim! Quando o concurso público vence não significa que o candidato perdeu o seu direito, mas sim que a Administração Pública perdeu o prazo para realizar espontaneamente as nomeações dos candidatos.

Em se tratando do cadastro de reserva, existe apenas uma expectativa de direito à nomeação durante o prazo de vigência do concurso. Ou seja, se você estiver dentro deste número, alimente a expectativa, mas faça outros concursos, pois não é uma obrigação ser chamado.

A inclusão do artigo 16-A na lei geral dos concursos do DF permite a nomeação de candidatos além do número de vagas e do cadastro de reserva, desde que a validade do certame seja observada.

Aprovados são todos os que obtém a pontuação mínima prevista no respectivo edital; classificados são os aprovados dentro do número de vagas; os aprovados fora do número de vagas são considerados classificáveis.

Servidor público só tem direito a remuneração após tomar posse do cargo.

A convocação em concurso público é feita conforme o número de vagas abertas de acordo com o edital e segue a ordem de classificação dos candidatos.

Busca simples

  1. Acesse o site do Diário Oficial. O primeiro passo é acessar o site do Diário Oficial de SP. Cada estado tem o seu site, que é criado pelo órgão denominado Imprensa Oficial. ...
  2. Digite o nome. Já dentro do site, basta digitar o nome desejado no campo de busca e depois clicar em “Buscar”. Pronto!

De forma resumida, podemos afirmar que a nomeação é o ato no qual ocorre a atribuição dos cargos disponíveis aos candidatos aprovados no concurso público. A convocação, por sua vez, é o ato de chamar aqueles que foram nomeados no Diário Oficial para tomarem posse do cargo de candidatura.

Todo aprovado em concurso público com classificação dentro do número de vagas abertas tem direito a assumir o cargo antes que o prazo de validade da prova expire (esse dado é informado no edital). No entanto, para os aprovados fora do número de vagas previamente estabelecidas, a regra não é a mesma.

Após a divulgação da sua nomeação no diário oficial, você tem até 30 dias para tomar posse no cargo público. Porém, em casos excepcionais, é possível adiar a posse por mais 30 dias, desde que você solicite à administração pública no período válido para a realização da posse.

Uma vez sendo publicado o ato de provimento, tem o nomeado o prazo de 30 dias para tomar posse, o que poderá ser feito por meio de procuração específica.

Vale destacar que a nomeação dos candidatos em cadastro de reserva não precisa acontecer imediatamente após a saída dos outros servidores, podendo acontecer até o último dia de validade do certame.

Para conferir se o seu nome está entre os Classificados ou dentro da lista de Cadastro Reserva basta acessar o link AQUI disponível e cruzar os dedos; Mas caso seu nome não esteja em nenhuma das duas listas isso não é motivo para você desanimar e parar com os estudos.

O Cadastro de Reserva ou CR é formado por candidatos aprovados em todas as etapas do concurso público, mas fora do número previsto de vagas efetivas.

Para começar essa pergunta é subjetiva pois cada edital de concurso tem suas especificações, mas, geralmente para passar em um concurso público de 40 questões, você precisará acertar pelo menos metade das questões. Isso significa que você pode errar até 20 questões e ainda assim passar no concurso.

A convocação em concurso público depende da aprovação do candidato dentro do número de vagas que foi ofertado no edital de abertura do concurso. Ou seja, os candidatos aprovados em lista de espera ou cadastro de reserva não têm o direito garantido de ser convocado para assumir um cargo público.

para ser chamado, precisa ter sido classificado, o que significa estar dentro do número de vagas previsto para o concurso; caso tenha sido aprovado, mas não classificado, ainda é possível conseguir alguma vaga, mediante desistência de outro aprovado, dependendo da colocação alcançada.

Entenda situação dos não eliminados
Desta forma, todos os candidatos aprovados dentro do número de vagas foram considerados classificados, enquanto os aprovados fora do número de vagas são considerados eliminados, tendo chances assim de ocuparem os cargos.

O que são excedentes nos concursos públicos? Antes de mais nada, é importante que você entenda bem o conceito de excedentes nos concursos. Quando o certame é feito, muitas vezes as vagas ainda não estão abertas ou então, o número de aprovados excede a quantidade disponível. Nesse caso, é gerada uma lista de espera.

A convocação é o ato de chamar aqueles que foram nomeados no Diário Oficial para tomarem posse do cargo de candidatura. O órgão público tem o prazo de 30 dias, a partir da divulgação dos aprovados, para convocar os nomeados para a posse.