Quem pode fazer palmilha ortopédica?

Perguntado por: epacheco4 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

O que é a palmilha ortopédica e para que serve? Ao contrário das palmilhas convencionais que já vêm dentro dos calçados, a palmilha ortopédica é fabricada por profissionais de fisioterapia ou técnicos de ortopedia.

A forma anatômica da palmilha ortopédica permite ainda uma diminuição da descarga de peso no calcanhar, que costuma ficar sobrecarregado quando o peso não é bem distribuído. Com isso, evita-se a piezoeletricidade e consequentemente se reduz o aumento do osso dessa região, evitando o surgimento do esporão de calcâneo.

Materiais das palmilhas ortopédicas
São eles: Silicone – material utilizado para proporcionar mais conforto e qualidade na pisada, além de aliviar o atrito na planta dos pés; Gel – esse tipo de material é mais maleável, e ajuda a atenuar impactos durante a pisada ou esportes em geral.

Geralmente, a palmilha possui uma base, feita a partir de um elemento mais duro e resistente, como a fibra de carbono ou o termoplástico. Depois, elas podem ser revestidas com um material mais fofo, como espuma ou silicone, para que o pisar fique confortável.

Plástico. O plástico bolha pode ser utilizado como palmilha e pode ser comprado em lojas especializadas. Coloque os pés dentro do plástico e desenha o contorno do pé deixando 1cm de sobra para evitar que o plástico deslize.

A palmilha ortopédica é uma boa opção pra corrigir a caminhada e diminuir as dores nos pés e na coluna. Pra quem fica muito tempo em pé e tem muitas dores no fim do dia, aposte nas palmilhas ortopédicas! Elas vão te ajudar a distribuir o peso nos pés, diminuindo as dores.

Melhoram a postura
A nossa postura é influenciada pelos nossos pés, inclusive dores nas costas podem estar relacionadas a problemas na pisada, logo, usar palmilhas ortopédicas pode ser uma ferramenta útil para quem busca cuidar de sua coluna.

A palmilha de uma pessoa sedentária pode durar de 1,5 a 2 anos. Já quem faz uso diário (e também pratica atividades físicas) deve realizar a troca todo ano.

A dor melhorou, mas não desapareceu, e não é possível concluir se com mais tempo de uso o problema se revolveria completamente ou voltaria a piorar. Em relação ao tempo de utilização de palmilhas, o American College of Sports Medicine sugere que seu uso em corredores não ultrapasse 8 semanas.

A palmilha de silicone é uma ótima opção para quem quer ter conforto no dia a dia. Ela pode ser colocada em diversos tipos de calçado, adaptando-os para ser utilizados com muito mais tranquilidade. Com ela, você pode ter a tranquilidade de usar calçados por muito mais tempo.

Como escolher a palmilha ideal? A palmilha ideal deve propiciar o melhor suporte possível para o arco plantar. Ela alterará a inclinação das articulações localizadas entre os ossos e aliviará a tensão sobre os músculos que promovem o equilíbrio durante a pisada.

Palmilhas de silicone são usadas por muitas pessoas, com a finalidade de resolver as dores dos membros inferiores e dar mais conforto para os pés, por ser extremamente macia. Elas são feitas de forma genérica, sem levar em consideração o tipo de pé ou os tipos de pisada de cada pessoa.

A fascite plantar é uma inflamação na fáscia plantar, tecido que se estende na sola do pé ligando o calcanhar aos dedos. Trata-se de uma condição comum e dolorosa desencadeada pelo estresse e esforço excessivo na região.

Os sapatos de salto alto e as rasteirinhas devem ser evitadas, pois o uso prolongado pode causar dor e piorar a inflamação. O recomendado são calçados com um pequeno salto na região do calcanhar para não forçar os joelhos, o salto deve ser entre 2,0 cm a 4,0 cm.

A Calcanheira Tenys Pé Baruel de silicone com cápsula extra macia, alivia dores e traz amortecimento e conforto nos casos de esporão de calcâneo, contusões, osteoporose, dissipação de energia, ciatalgias, tendinite de Aquiles, tartalgias, fascite plantar, bursite retrocalcaniana e entorse.

De forma geral, os únicos produtos que você vai precisar para lavar a palmilha são sabão em pó e uma escova, de preferência, de cerdas macias. Depois de esfregar bem a palmilha, é só colocá-la para secar no sol ou, dependendo da pressa, contar com o auxílio de um secador de cabelo.