Qual a melhor palmilha para dor no calcanhar?

Perguntado por: ubrites . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

Ideal para pessoas que desejam aliviar as pressões nos pés, causadas pela sobrecarga na pisada. Além de aliviar dores como: esporão de calcâneo, fascite plantar e tendinite. Atletas, ginastas e esportistas em geral também fazem o uso do gel por ser mais macio que o silicone.

Palmilha com ponto azul
Por fim, esse modelo tem uma elevação na região próxima do calcanhar. Assim, é o mais indicado para quem sofre problemas nesta região, como fascite plantar e esporão.

As mais indicadas para tratamento de lesões, porém, são as feitas em poliéster ou espuma viscoelástica, com camadas extras de amortecimento, principalmente no calcanhar. Você deve escolher o material de fabricação das suas palmilhas de acordo com o seu problema ortopédico.

A dor no calcanhar pode ter várias causas. Desde fascite plantar, passando por esporão calcâneo, fratura por estresse do osso calcâneo, tendinite calcânea ou ainda consequência de entorse do tornozelo, doença de Sever, em crianças, além de outras razões.

O tratamento para dor no calcanhar pode envolver, por exemplo, imobilização do local, sessões de fisioterapia ou de acupuntura e uso de medicamentos analgésicos ou anti-inflamatórios.

Como escolher a palmilha ideal? A palmilha ideal deve propiciar o melhor suporte possível para o arco plantar. Ela alterará a inclinação das articulações localizadas entre os ossos e aliviará a tensão sobre os músculos que promovem o equilíbrio durante a pisada.

Fazer uma avaliação com um médico especialista na área é o primeiro passo para saber se você tem algum problema de postura ou na coluna que pode ser corrigido com a palmilha ortopédica. Ele indicará com precisão qual é o melhor modelo indicado para o seu caso e qual deve ser a frequência de uso mais adequada.

Grande parte dos portadores de fascite plantar se beneficia com o tratamento conservador, que inclui repouso, aplicação de gelo no local e sessões de fisioterapia para promover o alongamento de estruturas, como a própria fáscia plantar, o tendão de Aquiles e os músculos da panturrilha.

Sem tratamento, a dor pode se tornar crônica e provocar alterações na marcha, que revertem em lesões no joelho, quadris e coluna.

O tratamento para a fascite plantar consiste no uso de compressas de gelo para alívio da dor, durante 20 minutos, de 2 a 3 vezes por dia.
...
O tratamento para fascite plantar pode ser feito com:

  1. Gelo. ...
  2. Massagem. ...
  3. Remédios. ...
  4. Fisioterapia. ...
  5. Alongamentos. ...
  6. Splint para dormir. ...
  7. Exercícios para fortalecer os músculos dos pés.

Sandália com solado flexível
Dê sempre preferência por calçados que possuam palmilhas macias, solado flexível e com formato que não apertem nem em cima ou nas laterais. Modelos com regiões abertas, além de estarem super em alta, proporcionam mais liberdade para os pés.

Palmilhas de gel: são mais conhecidas como calcanheiras de gel, tem como principal função, a de elevar o calcâneo, projetando maior pressão sobre os metatarsos e dedos dos pés.

- Palmilhas de Silicone: São palmilhas especiais produzidas com sistema anti-impacto. Confeccionadas com silicone, possuem boa resistência e aumento da capacidade de amortecimento prevenindo possíveis torções leves nos tornozelos, joelhos e articulações como os tendões.

Alguns pacientes podem se queixar de dor no calcanhar, que é mais intensa ao levantar. Este quadro costuma estar associado à fascite plantar: uma inflamação na fáscia plantar – tecido responsável por amortecer o impacto dos pés quando eles estão em movimento.

A dor no calcanhar ao pisar não costuma ter um diagnóstico muito preocupante. A principal causa da dor no pé ao pisar é a fascite plantar, uma inflamação no ligamento da região chamada fáscia plantar (que liga o calcanhar aos dedos), que pode causar pequenas rupturas no tecido.

Compressa de espinafre. O espinafre é um ótimo remédio caseiro para diminuir as dores causadas pelo esporão de calcâneo, pois tem zeaxantina e violaxantina que têm forte ação anti-inflamatória, ajudando a diminuir a dor.

O uso de medicamentos (ou remédios) anti-inflamatórios (ibuprofeno, etc.) é indicado para reduzir a inflamação e aliviar a dor no calcanhar nos casos onde existe inflamação (fascite plantar, por exemplo), devendo sempre ser prescritos pelo seu médico.

É comum o uso de antiinflamatórios não esteroides, como ibuprofeno e naproxeno, ou pomadas que aliviam a dor. Em casos mais graves, pode ser indicado o uso de corticoides, como dexametasona e metilprednisolona, além de infiltração no pé afetado.

Também se pode usar pomadas como Cataflan, Reumon Gel, Calminex ou Voltaren para massagear a planta do pé diariamente após o banho ou deixar o pé de molho na água fria, por exemplo. Na farmácia de manipulação também é possível encomendar uma pomada anti-inflamatória que possa aquecer ao ser aplicada diariamente.

Lavar e esfoliar bem os pés e calcanhares e em seguida passar Bepantol Derma para hidratá-los profundamente, promovendo a renovação natural da pele e mantendo-a saudável e macia. A hidratação diária é recomendada para evitar o endurecimento e ressecamento da pele.