Quem pode receitar suplementos?

Perguntado por: iamorim . Última atualização: 13 de maio de 2023
4.9 / 5 16 votos

A Resolução CREF4/SP nº 151/2022 regulamenta a atuação do Profissional de Educação Física com suplementos alimentares exclusivamente para fins de exercícios físicos. A prescrição de dietas e planos alimentares é atividade privativa do Nutricionista.

Quanto à dose de creatina a ser utilizada, existem diferentes protocolos (saturação e manutenção) que levam em consideração o peso corporal, treinamento físico e tempo para o efeito desejado. O nutricionista é o profissional que pode prescrever adequadamente a suplementação de creatina conforme objetivo.

Apesar de estarem na moda e serem vendidos em muitas academias do país, os suplementos alimentares são feitos apenas para atletas de alto rendimento, profissionais ou não, e só podem ser recomendados por médicos ou nutricionistas.

Biomédico Não está autorizado a prescrever medicamentos. Biomédicos habilitados em estética podem prescrever e administrar substâncias utilizadas nas técnicas estéticas previstas na Resolução CFBM nº 241/2014.

O mestrado não habilita o nutricionista a prescrever o que é diferente de infusão, decocção e maceração em água, a partir de plantas medicinais in natura e drogas vegetais.

Ou seja, somente sob orientação de um nutricionista, que é o profissional responsável e capacitado para a prescrição de suplementos.

De acordo com o item 2 do artigo 1º dessa resolução, o nutricionista pode prescrever “formulados de vitaminas, minerais, proteínas e aminoácidos, lipídios e ácidos graxos, carboidratos e fibras, isolados ou associados entre si”.

Anvisa proíbe venda de suplementos proteicos famosos em academias de musculação.

Ou seja, qualquer pessoa pode tomar whey mesmo sem treinar. No processo de emagrecimento nosso corpo precisa de energia para construir músculos (ou mantê-los) para que nosso gasto calórico aumente. Estudos mostram que poucas pessoas atingem sua necessidade diária de proteínas.

Antes de comprar um Whey Protein, recorra à orientação de um nutricionista. Ainda que o Whey Protein possa ser adquirido sem receita médica, o ideal é que haja um acompanhamento nutricional. Neste caso, o nutricionista deve determinar o tipo de produto e a quantidade de suplemento que deve ser consumida.

Qualquer um pode consumir? Com exceção de quem é alérgico, qualquer adulto saudável pode tomar whey protein, se prescrito por um nutricionista ou nutrólogo --profissionais responsáveis por avaliar o gasto energético e o consumo alimentar.

Na hora de prescrever um suplemento nutricional o que não pode faltar é o nome completo do paciente e a data referente ao dia da prescrição. É necessário conter também a assinatura do profissional que indica o suplemento, o carimbo e o número do registro no Conselho Regional de Nutricionistas.

Assim, a principal diferença entre nutrólogo e nutricionista está na abordagem dada ao paciente. Enquanto o nutricionista promove uma educação alimentar, recomendando uma alimentação equilibrada, o nutrólogo diagnostica, trata e ajuda a prevenir doenças ligadas ao metabolismo e à ingestão de nutrientes.

Os horários de suplementação pouco interferem, mais importante é manter a suplementação diária. Por fim, cabe lembrar que a resposta a suplementação é muito individual. Procure sempre um nutricionista para te orientar e te auxiliar a ter melhores resultados!

Apesar de muitos biomédicos seguirem a carreira acadêmica por meio do doutorado, ele não é obrigatório para exercer a profissão. Dessa forma, apenas o título de Bacharel em Biomedicina não garante o título de doutor ou doutora aos profissionais.

Biomédica não pode realizar procedimentos estéticos invasivos, afirma Justiça Federal em processo movido pela SBD. Os biomédicos não devem invadir a competência do profissional da medicina, devendo ficar restritos aos atos privativos de sua profissão.

O Biomédico só será chamado de doutor caso ele tenha feito doutorado. Ao realizar qualquer uma graduação, vai receber o título de Bacharel em Biomedicina.