Quem pode se consagrar?

Perguntado por: aalmada . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

É um ato voluntário daqueles que consideram Maria Sua Mãe e acreditam nas palavras de Jesus na cruz: “Filho, eis aí a tua mãe” (cf. João 19,26). Todos as pessoas que desejam, de coração, amar mais a Jesus seguindo os exemplos de Nossa Senhora podem se consagrar.

Significado de Consagrado
adjetivo Que se tornou sagrado; que recebeu consagração, presença de Jesus Cristo pelo sacramento: hóstia consagrada. Aclamado; que se tornou conhecido: cantor consagrado. Sancionado; que recebeu aprovação: direito consagrado em lei.

Na Bíblia, consagração significa dedicar algo ou alguém a Deus. Quando uma pessoa ou alguma coisa é consagrada, fica dedicado para o louvor e o trabalho de Deus. Todo crente deve consagrar sua vida a Deus. A consagração é um ato importante, que marca uma mudança na vida de uma pessoa ou no uso de qualquer coisa.

A data não pode ser muito próxima, pois antes de fazer a consagração é preciso fazer uma preparação de trinta dias. Esta preparação pode ser feita somente recitando as orações indicadas no Tratado (cf. TVD 227-230).

Depois de nos consagrar a Virgem Maria, mesmo depois da preparação que fazemos antes, podemos ficar em dúvida de como viver a nossa consagração. Na prática, o que muda depois que nos consagramos é que confiamos tudo a Jesus Cristo pelas mãos maternas da Virgem Maria.

O que é a lei da consagração? (É uma maneira organizada de as pessoas consagrarem o tempo, talentos e posses à Igreja, para a edificação do reino de Deus e para servir aos Seus filhos.)

Os consagrados podem tomar bebidas alcoólicas? Tomar bebidas alcoólicas em si não é pecado.

Dentro das possibilidades de vivenciar uma vocação, existe a Consagração Religiosa. Ela consiste em um estilo de vida mais intenso e profundo de viver o nosso batismo enquanto filhos de Deus. Ela se dá a partir de um chamado de Deus e uma resposta pessoal para a vocação religiosa.

A consagração acontece por meio da realização dos votos de pobreza, obediência e castidade e, geralmente, por meio de uma Congregação Religiosa, como a dos Irmãos Maristas. Viver a vida religiosa não é abandonar, mas sim se tornar mais completo.

Você sabia que a cada domingo a Celebração Litúrgica é dedicada a uma vocação específica? Celebramos as vocações: sacerdotal, matrimonial, religiosa e leiga.

Desde os primeiros séculos, houve pessoas que deram início àquela que hoje denominamos vida religiosa consagrada. Foram “homens e mulheres que se propuseram pela prática dos conselhos evangélicos seguir a Cristo com maior liberdade, e imitá-lo mais de perto, levando, cada qual a seu modo, a vida consagrada a Deus.

1. Rel. Tornar sagrado; reservar ou dedicar (algo, alguém) à divindade (por meio de culto) ou ao serviço dela (por voto, promessa) [td. : Consagraram a capela numa singela cerimônia.]

Na Bíblia Sagrada, nós temos o exemplo do profeta Samuel que foi consagrado a Deus desde sua infância e se dedicou por toda a sua vida em trabalhar para o Senhor. E ela lhe disse: “Meu senhor, juro por tua vida que eu sou a mulher que esteve aqui a teu lado, orando ao Senhor.

A “consagração” na Missa refere-se ao momento central em que o pão e o vinho, pelas palavras de Cristo proferidas pelo sacerdote e pela invocação do Espírito Santo, tornam-se Corpo e Sangue de Cristo.

Devemos Orar Quando Jejuamos
A oração é uma parte necessária do jejum. Nas escrituras, as referências ao jejum mencionam sempre a oração. Nosso jejum deve sempre ser acompanhado de oração sincera, e também devemos iniciar e encerrar o jejum com uma oração.

Se consagrar nada mais é do que se separar de uma forma especial para adorar ou servir a Deus sem se envolver com mais nada, seja material ou pessoal, durante aquele período; e jejuar é uma das formas mais comuns para os servos de Deus se consagrarem.

A consagração compreende as palavras que Jesus pronunciou na Última Ceia e que o sacerdote repete: “Tomai todos e comei (…). Tomai todo e bebei…”. Ao dizer estas palavras, o pão e o vinho se convertem no Corpo e Sangue de Cristo. É por isso que o padre, no final da consagração, diz: “Eis o mistério da fé!”.

Há dois elementos doutrinais na questão: 1) o adultério é um pecado objetivamente grave; 2) quem está em pecado grave não pode receber a comunhão eucarística (deve se confessar e sair da situação de pecado em que vive).

Em outras palavras, o ato de beber em si não é pecado, caso contrário Jesus não teria multiplicado o vinho nas Bodas de Caná (cf. Jo 2,1-11), mas a maneira com a qual o indivíduo se relaciona com a bebida pode se tornar pecaminosa, principalmente quando se deixa dominar por ela (cf. 1Cor 6,10).

Por quê que reis e governantes não deveriam beber bebidas alcoólicas? A Bíblia diz em Provérbios 31:4-5: “Não é dos reis, ó Lemuel, não é dos reis beber vinho, nem dos príncipes desejar bebida forte; para que não bebam, e se esqueçam da lei, e pervertam o direito de quem anda aflito.”

Significado de Consagração
[Religião] Ato de dedicar a Deus, de passar a fazer parte da vida religiosa: consagração do filho ao menino Jesus.