O que tenho que fazer para me consagrar?

Perguntado por: idrumond . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.7 / 5 15 votos

Chame as pessoas a entrar em outro nível de dedicação. Chame-as para consagrar tempo, bens; oferecer jejuns, tempo a sós, adoração, etc. Antes de orar, peça a todos que peguem um papel e, se eles desejarem, escrevam aquilo que eles gostariam de consagrar a Deus.

Tornar sagrado; reservar ou dedicar (algo, alguém) à divindade (por meio de culto) ou ao serviço dela (por voto, promessa) [td. : Consagraram a capela numa singela cerimônia.] [tdi. + a : Ana consagrou a Deus seu filho Samuel.]

A data não pode ser muito próxima, pois antes de fazer a consagração é preciso fazer uma preparação de trinta dias. Esta preparação pode ser feita somente recitando as orações indicadas no Tratado (cf. TVD 227-230).

Consagrar significa separar ou dedicar algo para que se torne sagrado, dedicado a propósitos santos. O verdadeiro sucesso nesta vida advém da consagração de nossa vida — ou seja, de nosso tempo e escolhas — aos propósitos de Deus (ver João 17:1, 4; D&C 19:19).

Tornar algo sagrado, no caso da vida consagrada, significa que tudo o que somos, fazemos e possuímos pertence a Deus em doação livre e alegre.

Abençoai-me, ó celestial cooperadora, e com vossa poderosa intercessão, fortalecei-me em minha fraqueza, a fim de que, servindo-vos fielmente nesta vida, possa louvar-vos, amar-vos e dar-vos graças no céu, por toda eternidade. Assim seja!

Depois de nos consagrar a Virgem Maria, mesmo depois da preparação que fazemos antes, podemos ficar em dúvida de como viver a nossa consagração. Na prática, o que muda depois que nos consagramos é que confiamos tudo a Jesus Cristo pelas mãos maternas da Virgem Maria.

De acordo com a Palavra de Deus e o que ensina a Igreja, as pessoas que vivem juntas maritalmente, sem ter o sacramento do matrimônio, estão em estado de pecado mortal permanente, razão pela qual não podem receber os sacramentos da confissão e a Sagrada Comunhão.

Só quem é ordenado tem o poder de consagrar.

Se consagrar nada mais é do que se separar de uma forma especial para adorar ou servir a Deus sem se envolver com mais nada, seja material ou pessoal, durante aquele período; e jejuar é uma das formas mais comuns para os servos de Deus se consagrarem.

Quem tem a graça de engravidar, consagre o seu filho a Deus, consagre-o para que, no mundo em que vivemos, ele possa crescer temente e obediente a Deus, amando-O sobre todas as coisas. Por mais difícil que seja para alguns engravidarem, gerar filhos, os filhos em todos os sentidos são uma bênção, uma graça divina.

Senhor, tem misericórdia de meu filho, que é lunático e sofre muito; pois muitas vezes cai no fogo, e muitas vezes na água; E trouxe-o aos teus discípulos; e não puderam curá-lo.”

Duas datas importantes, no que diz respeito à consagração à Virgem Maria, são o dia 8 de Dezembro, dia da Imaculada Conceição de Maria e o dia 28 de Abril, dia de São Luiz Maria.

(O rito está marcado para começar às 17h no horário do Vaticano, 13h no horário de Brasília, mas a consagração propriamente dita será feita por volta das 14h30min em nosso horário.)

O que é a lei da consagração? (É uma maneira organizada de as pessoas consagrarem o tempo, talentos e posses à Igreja, para a edificação do reino de Deus e para servir aos Seus filhos.)

Continuar lendo Quem pode se consagrar?