Quem pode ver meu extrato?

Perguntado por: isalgueiro . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Eis que o artigo 6° da Lei Complementar 105/2001 veio estabelecer que “As autoridades e os agentes fiscais tributários da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios somente poderão examinar documentos, livros e registros de instituições financeiras, inclusive os referentes a contas de depósitos e ...

O extrato bancário é um documento que mostra todas as movimentações financeiras de uma conta bancária em um determinado período, tais como depósitos, saques, transferências, pagamentos e cobranças.

A pesquisa pode ser feita no site do Banco Central. Olá leitor! É possível consultar a relação de todas as contas bancárias existentes em um CPF, mas esse tipo de consulta só pode ser feito com a autorização do responsável pelo CPF (Cadastro de Pessoa Física) ou mediante ordem judicial.

Nele, devem constar todas as operações bancárias realizadas em um mês, desde compras no crédito e débito, transferências, saques com o cartão de débito, cobranças de tarifas, entre outras. Todas as informações aparecem em ordem cronológica, de acordo com as datas de cada movimentação financeira.

Extrato bancário é o documento em que constam todas as movimentações ocorridas na sua conta corrente em um determinado período (dias, meses e até anos). Nele, você pode observar a data inicial e final de tal período e todas as informações referentes aos depósitos e retiradas elencados em ordem cronológica.

Caso não queira conciliar algum registro do extrato, clique no símbolo de lixeira para ocultá-lo. Se o registro já foi conciliado, é necessário reverter a conciliação antes de ocultar. Os itens ocultos poderão ser consultados. Basta abrir os Filtros do lado esquerdo da tela e em Situação selecione 'Ocultos'.

Sigilo bancário é um direito garantido às pessoas físicas e jurídicas. Previsto no artigo 1º da Lei Complementar 105 de 2001, ele obriga que as instituições financeiras devam conservar esse sigilo sobre os saldos, as operações passivas, ativas e os serviços prestados aos seus clientes.

Em relação ao sigilo bancário, Bellizze lembrou que a Lei Complementar 105/2001 estabeleceu que ele pode ser afastado, excepcionalmente, para apuração de qualquer ilícito criminal (artigo 1°, parágrafo 4º), bem como no caso de infrações administrativas (artigo 7º) e de procedimento administrativo fiscal (artigo 6º).

Existem várias formas de consultar o extrato bancário:

  1. Pode ser pela internet;
  2. Pelo caixa eletrônico;
  3. Pelo telefone; ou.
  4. Pelo extrato impresso.

Estrato significa «camada ou faixa»: – Um estrato geológico é uma das camadas rochosas. Extrato significa «substância extraída de outra»: – Pus extrato de baunilha no bolo.

Segundo a PF, os hackers/atacantes acessavam ilegalmente as contas das vítimas mediante ataque phishing ou acesso remoto, desviando os valores para contas dos beneficiários ou para pagamento de boletos da Sefaz.

Com os dados da pessoa, os criminosos entram no site do banco como se fossem elas, podendo gerar pagamentos, fazer compras e inclusive gerar cartões virtuais.

O Banco Central (Bacen) possui uma ferramenta chamada Registrato, que permite que qualquer um realize essa consulta on-line. Para isso, basta apenas acessar o site e fazer um cadastro (ou logar com sua conta gov.br).

Tem como editar extrato bancário? Clique em cima dos dados da conta bancária que já estão registrados e escolha a opção Editar conta. Escolha entre os três botões disponíveis: Salvar a alteração, Excluir conta ou Cancelar.

Caixa

  1. Entre no internet banking da Caixa e acesse com os dados da sua conta;
  2. Na primeira tela, clique em Minha Conta;
  3. Sob o item Conta, clique em Extrato por período;
  4. Em Outro mês, escolha o mês e clique em Continuar;
  5. Na visualização do seu extrato, clique em Imprimir e, depois, selecione Salvar como PDF como destino.

Além disso, também é possível ter saldo devedor em uma conta-corrente, o que significa que o cliente está “no vermelho” ou “no negativo”, isto é, entrou no limite de crédito do cheque especial.

O extrato bancário é um documento muito importante para realizar um planejamento financeiro mensal adequado, mas também para utilizar como comprovação de renda. Por isso, qualquer pessoa que deseja reorganizar suas finanças e gastos mensais, é fundamental compreender como funciona um extrato bancário.

Hoje os extratos são classificados de tinturas, extratos fluidos, extratos moles ou concentrados, e extratos secos ou em pó.

A Movimentação Bancária é utilizada para efetuar lançamentos entre contas correntes, aplicações e caixas, sendo conhecida também como "Transferência de Numerários". Sua característica básica é não gerar receitas e despesas para a empresa, controlando somente entradas e saídas de valores entre contas.

Para isso, acesse o menu Finanças > Caixas e Bancos, escolha a conta bancária e clique em 'Conciliação'. Na tela de Conciliação Bancária, clique em 'Extratos importados' à direta da tela. Você verá a lista dos extratos importados e, clicando na lixeira, poderá excluir os extratos que não tiveram registros conciliados.