Quem profanou o templo?

Perguntado por: emendes3 . Última atualização: 2 de fevereiro de 2023
4.7 / 5 14 votos

Durante este período, o rei selêucida Antíoco V Epifânio (175-164) obrigou os judeus a abandonarem as suas tradições, ocupando a cidade e profanando o templo que foi pilhado e dedicado a Zeus, em 167.

C. o templo foi destruído pelos Babilónios, que dele roubaram muitos objetos preciosos. Pouco se sabe da segunda fase do referido templo, que começou a ser erguido após o regresso dos Judeus do exílio, com a condição de serem devolvidos a Jerusalém os despojos de ouro e prata saqueados por Nabucodonosor.

A existência e a destruição do Templo do rei Salomão é um dos argumentos esgrimidos pelo governo de Israel para tê-la integralmente como sua capital. Mas Jerusalém é também sagrada para os palestinos, como de resto, para a religião católica.

Ser profano é violar as regras sagradas, é fazer uso abusivo de práticas impuras, indignas.

1. Que é alheio à religião. 2. Secular; leigo.

Jerusalém foi destruída 12 vezes, sitiada 20 e outras 50 capturada.

Moisés tinha o tabernáculo. Jesus ensinou no templo de Jerusalém. Hoje, há mais de 150 templos em todo o mundo, onde os membros fiéis de A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias vão para adorar, refletir e aprender mais sobre o plano de felicidade de Deus.

Depois de passar por muitas vicissitudes, no ano 70 da era de Cristo, Jerusalém foi tomada por Tito e o templo incendiado, sendo milhares de judeus vendidos como escravos e as suas terras distribuídas pelos soldados romanos.

Nos últimos anos da vida de Salomão, ele desobedeceu aos mandamentos do Senhor casando-se com muitas mulheres fora do convênio.

Em Esdras 3, lemos como os judeus que retornaram sob a direção de Zorobabel e Jesuá (o líder dos sacerdotes) começaram a reconstruir o templo. Eles começaram pelo altar, para que pudessem realizar os sacrifícios ordenados pela lei de Moisés. Depois, começaram a construir os alicerces.

Seu coração seria mudado de coração de homem para coração de animal. É claro que isso não significa que aconteceu um transplante de órgãos. O texto está dizendo apenas que Nabucodonosor perderia a sua racionalidade humana e passaria a agir como um completo animal. Ele seria limitado à capacidade de raciocínio animal.

Judeus foram massacrados por tropas romanas durante rebelião na Cidade Santa. Entenda o conflito! Quando os judeus se rebelaram contra a autoridade romana em 70 d.C. – por causa, entre outras coisas, dos altos impostos cobrados –, quatro legiões foram levadas pelo imperador Tito para sufocar a revolta.

De acordo com a tradição, Paulo ordenou Tito bispo de Gortina em Creta.

O sofrimento de Tito durou sete anos, até ele morrer”. Esse é o relato de sua morte prematura de acordo com as fontes judaicas (similar à opinião de que foi tumor cerebral ou malária, transmitida por um mosquito).