Quem recolhe animal?

Perguntado por: aviana . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

O Dmae realiza o trabalho de recolhimento de animais mortos de pequeno porte (cachorros, galinhas, gatos, lebres e outros). O serviço funciona das 8h às 17h, de segunda-feira a sexta-feira. O que precisa: Endereço para a retirada do animal morto de pequeno porte.

  • Polícia Militar:190.
  • Disque Denúncia:181.
  • IBAMA (no caso de animais silvestres) - Linha Verde: 0800 61 8080. www.ibama.gov.br/denuncias.
  • Safer Net (crimes de crueldade ou apologia aos maus-tratos na internet): www.safernet.org.br.

SUIPA

SUIPA é uma sigla que quer dizer Sociedade União Internacional Protetora dos Animais. Além de um abrigo para resgate de animais, a organização possui ainda uma clínica veterinária que oferece atendimento a preços populares.

Quais são os principais sites para adotar animais?

  • Cão Sem Dono. No momento, a ONG mantém dois abrigos com mais de 370 animais que ficam sob o cuidado de veterinários. ...
  • Adote Um Focinho. ...
  • Procure 1 Amigo. ...
  • Pet Feliz. ...
  • Ampara Animal. ...
  • Clube dos Vira Latas. ...
  • Amigo Não Se Compra.

Desde 1º de outubro de 2018, o serviço de Disque Denúncia Animal (0800-600-6428) está em funcionamento nos 39 municípios da Grande São Paulo. A iniciativa está voltada ao relato de informações sobre maus-tratos a animais domésticos.

Caso alguém necessite, basta entrar em contato com o órgão da sua cidade e levar a documentação exigida. Ainda há diversos animais aguardando por adoção. A eutanásia é feita somente com autorização do médico veterinário e de forma ética, indicada pelo CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária).

Os animais são removidos cuidadosamente por agentes especializados e encaminhados para castração, identificação por microchip, controle de parasitas (tratamento e prevenção – verminoses, sarna e outros), cuidados clínicos, coleta de material para vigilância de zoonoses (Febre Maculosa Brasileira e Leishmaniose) e ...

Em todo o país, os casos podem ser relatados ao “Disque-Denúncia“, pelo telefone 181, que realiza atendimento 24 horas por dia, todos os dias da semana. Com essa atitude você poderá contribuir para mudar a realidade e a qualidade de vida de muitos animais que estão em situação de risco ou abandono por aí.

Afinal, como fazer o resgate de animais de rua?

  1. Ganhe a confiança do animal. ...
  2. Procure a ajuda de ONGs. ...
  3. Leve ao veterinário e busque um lar temporário. ...
  4. Encontre uma família para o animal. ...
  5. Apadrinhe um animal abandonado. ...
  6. Disponibilize água e comida. ...
  7. Divulgue nas redes sociais e entre os amigos.

Saúde e Proteção ao Animal Doméstico
Os atendimentos são realizados conforme disponibilidade de vaga e com priorização dos casos de Urgência e Emergência, que seguem critérios médicos. Os hospitais oferecem serviços gratuitos de consultas, cirurgias, exames laboratoriais e internação.

Como fazer?

  1. Reunir informações sobre estado do animal, sua localização como rua, número, bairro e ponto de referência.
  2. Solicitar socorro por meio dos canais informados.
  3. Aguardar prestação do serviço.

5 passos para a doação de cachorro

  1. Preparar o cachorro para adoção. Antes de pensar em doar um cachorro, você precisa ter a certeza de que ele está pronto para ter um novo lar. ...
  2. Cuidados com a saúde. ...
  3. Pesquisar sobre pessoas interessadas. ...
  4. Avaliar o novo lar do cachorro. ...
  5. Faça o acompanhamento pós-adoção.

Na prática, conforme explica a sócia Fundadora do Apelo Canino, primeiramente, é preciso reunir um grupo de pessoas que estejam dispostas a trabalhar de forma voluntária. Depois, é necessário montar uma diretoria que é composta por conselho fiscal, diretor e assembleia.

A Catland é uma ONG que resgata gatos em situação de risco, maus tratos e abandono nas ruas desde 2012 e hoje mantém cerca de 300 animais divididos entre sede e lares temporários.

Onde doar cachorro: procurar um lar seguro é o seu dever
Antes de colocar cães para doação, é importante pesquisar bem para que seu bichinho encontre um lar o mais rápido possível e não fique à mercê do abandono. Uma boa forma de fazer isso é divulgar que você tem um cachorro para doar em grupos de amigos e conhecidos.

ONGS de cachorro em São Paulo

  1. Clube dos Vira-Latas. Com canis, centro hospitalar e enfermaria, o Clube dos Vira-Latas abriga cerca de 500 animais. ...
  2. Adotando um Amigo. Conta com um abrigo com cerca de 80 cães. ...
  3. Cão Sem Dono. Possui dois abrigos que, juntos, acolhem cerca de 400 animais.