Quem ronca tem problema de coração?

Perguntado por: esilva6 . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 16 votos

De forma direta, o ronco pode, sim, contribuir para o desenvolvimento de problemas cardíacos. Isso acontece pois, durante o ronco, ocorre o estreitamento das vias aéreas, diminuindo a concentração de oxigênio em partes importantes do corpo — como o coração e o cérebro — e o pior: durante as várias horas de sono.

Roncar não é normal! Roncos estão relacionados com doenças e distúrbios respiratórios do sono. O ronco, é caracterizado pela vibração das vias aéreas (principalmente da faringe), pode estar relacionado a problemas de saúde sérios, como a Síndrome da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS).

Avaliação de necessidades de alto risco
Se você marcou entre cinco e oito, você tem alto risco de ter apneia obstrutiva do sono e deve ser avaliado por um especialista em sono.

otorrinolaringologista

O otorrinolaringologista especialista Medicina do sono é um dos profissionais mais indicados para tratar roncos e apneias devido ao seu profundo entendimento das áreas que causam esses distúrbios, avaliando o paciente de maneira mais efetiva e reduzindo os problemas ocasionados por tais condições.

Durma de lado
A melhor maneira de evitar o ronco, portanto, é dormir sempre de lado.

Travesseiro antironco: produto anatomicamente fabricado
O travesseiro antironco é um produto especialmente desenvolvido para auxiliar as pessoas que sofrem com distúrbios do sono como o ronco e a apneia do sono.

Tratamento para apneia do sono

  1. Evite bebidas alcoólicas antes de dormir;
  2. Mantenha o peso (obesidade pode causar apneia);
  3. Evite dormir de barriga para cima;
  4. Tratar doenças do nariz e garganta.

Ronco pode interromper o sono e causar cansaço durante o dia
“Caracterizada pelo fechamento repetitivo da passagem do ar pela garganta, provoca pequenas paradas respiratórias durante o sono. Quem sofre de apneia geralmente ronca, mas nem todos que roncam têm apneia.

O Spray Extinguisher Oral Ronco Stop é um produto natural para ajudar a parar de roncar. Ele ajuda a reduzir e até eliminar o ronco não apneico, atuando na faringe, amígdalas, língua e nariz.

Há algumas sugestões de remédios caseiros que podem ajudar a reduzir o ronco. Manter uma boa hidratação, evitar o consumo de álcool antes de dormir, utilizar um umidificador no quarto, praticar exercícios para fortalecer os músculos da garganta e elevar a cabeceira da cama são algumas opções.

As causas do ronco podem envolver flacidez nos músculos da garganta, amigdalite, adenoides muito grandes, desvio de septo, pólipos no nariz, sinusite, obstrução nasal, além de também ser causado pela obesidade.

Existe mais de um tratamento para ronco e a indicação do mesmo deve ocorrer após diagnóstico preciso de um otorrinolaringologista especialista em Medicina do Sono. Opções como cirurgias nas vias respiratórias, aparelho intra-oral e até mudanças de hábitos diários, podem colaborar para melhora do quadro.

Além disso, o tabagismo pode piorar o ronco pelo edema da mucosa e consequente estreitamento nasofaríngeo, assim como os resfriados ou alergias. Outra associação é entre o ronco e asma, particularmente, asma noturna.

Sim, existe. A cirurgia é um dos meios de tratamento do ronco e da apneia obstrutiva do sono. Cada caso requer uma cirurgia específica, a ser determinada pelo tipo de obstrução, grau de apneia e anatomia de cada paciente. A uvulopalatofaringoplastia é uma das cirurgias mais conhecidas e comumente indicada.

O ideal é escolher um que alinhe o pescoço com a coluna, como um travesseiro anti-ronco. Esse travesseiro apresenta uma espuma com densidade progressiva, não sendo nem muito mole e nem muito dura.

Sugira o uso de tiras nasais
Se a causa do ronco do seu parceiro for relacionado a respiração, pode ser que esses acessórios solucionem a situação e você consiga dormir com a pessoa que ronca sem problema algum.

Isso envolve costurar ou colocar uma bola de tênis na parte de trás do pijama do parceiro que ronca. Isso evitará que ele durma de costas, a posição mais comum para ronco. Em vez disso, por conta da bola, o parceiro será forçado a dormir de lado ou de bruços, onde é menos provável que ele ronque.