Quem são os 7 orixás maiores?

Perguntado por: edantas . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 3 votos

Ou seja, aqueles que nasceram sob o manto da vibração do Orixá, o que não se pode saber por data de nascimento, mas por rituais próprios da religião.

Os orixás encontrados na Umbanda são: Oxalá, Xangô, Iemanjá, Ogum e Oxossi, Oxum, Iansã, Omulú e Nanã.

Oxalá é o mais importante dos Orixás da Umbanda, fica abaixo apenas de Olorum, que é o Deus maior. Foi criado por Orolum, que usou o ar e a água dos primórdios da Terra. Oxalá é simbolizado pela estrela de cinco pontas e representante da fé e da paz. Para a religião da Umbanda, ele foi o criador dos seres humanos.

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

Ogum é considerado o principal orixá a descer do Orun (o céu) para o Aiye (a Terra) após a criação do universo. Em comemoração a tal acontecimento, um de seus vários nomes é Oriki ou Osin Imole, que significa o "primeiro orixá a vir para a Terra".

Essas biografias também possibilitaram importantes descobertas, como uma divindade que desapareceu completamente do panteão local junto com seu conhecimento litúrgico – trata-se do orixá Baiani, considerado raro e atualmente só encontrado em alguns terreiros da Bahia.

Orixás são deuses cultuados pelas muitas crenças africanas, sendo ligados à família e aos clãs. No Brasil, são cultuados os seguintes orixás: Exú, Ogun, Omulu, Xapanã ou Abaluaiê, Xangô, Yasan, Oxossi, Nanan, Yemanjá, Oxum, Oxunmarê, Ossain e Oxalá.

Oxalá é Orixá maior da Umbanda, Ele é a própria Umbanda em sua magnitude, sua cor é o branco, representando a paz, o amor, a bondade, a limpeza, a pureza espiritual, enfim, tudo aquilo que possa indicar positividade. Os domínios de Oxalá são todas as pessoas e todos os lugares.

O SETE, podemos dizer, é o Espírito na Terra, apoiado nos Quatro Elementos; Ou, a Matéria "iluminada pelo Espírito". É a Alma servida pela Natureza. "Ele é o número da Perfeição Divina, pois no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras."

Iemanjá: a orixá mãe de todos os orixás - é a senhora das águas salgadas, marés e oceanos. Nanã: orixá origem de todos - mais velha entre eles - senhora dos pântanos, águas profundas e nevoeiros. Oxalá: o orixá pai da humanidade, que tem um espírito criador - é respeitado e reverenciado pelos demais.

Além dessas duas divindades, uma pessoa pode incorporar a proteção de outros deuses, completando o número máximo de sete orixás.

NÚMERO 1 – OKANRAN
Regido por Exu, OKANRAN Odu faz com que você pareça ser agressivo. No entanto, na realidade, você está apenas se esforçando para preservar a independência que tanto lhe é cara. Você luta com todas as suas forças para atingir seus objetivos. Mas fique atento para não arrumar inimigos sem necessidade.

Oxum

Oxum é a rainha das águas doces e senhora da beleza. É uma orixá associada à riqueza espiritual e material.

Oxalá

Considerado como o Orixá da Paz, da paciência, tudo que se refere à Oxalá é ligado a calma e a tranquilidade.

Orixás - Divindades das religiões afro-brasileiras

  • Oferendas e sacrifícios. Os orixás são homenageados com oferendas e sacrifícios. ...
  • Sincretismo. Mas nem sempre foi assim. ...
  • Oxalá Oxalá ocupa uma posição mais alta que os outros orixás, Seus filhos se vestem de branco, e seu dia é a sexta-feira. ...
  • Ogum. ...
  • Oxum. ...
  • Iansã ...
  • Oxóssi. ...
  • Exu.