Quem são os amalequitas nos dias de hoje?

Perguntado por: abaptista6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.9 / 5 12 votos

Felizmente, conforme a palavra de Adonai, os Amalequitas não existem mais.

2. Amaleque. Significa na Nova alinaça a carne, o velho homem, que precisa ser destruído, eliminado porque é inimigo de Deus.

Nosso Dever de Agir
Não devemos ignorar que Amaleque representa um espírito que operou ao longo da história. Tanto Moisés em Êxodo 17 quanto Mordecai no pergaminho de Ester entenderam que a oração e o jejum eram ferramentas necessárias para combater esse espírito maligno do antissemitismo.

Amaleque foi chefe de uma tribo Idomeia. A sua mãe era horita, uma tribo de cujo território os descendentes de Esaú se apoderaram. Acredita-se que o povo amalequita descendia de Amaleque.

Saul poupou

Violento. Rei dos amalequitas (1 Sm 16), cuja vida Saul poupou, desobedecendo à ordem divina.

Os amalequitas eram um povo inimigo de Israel que vivia na zona sul da terra prometida e no deserto do Sinai. Eles eram descendentes de Amaleque, neto de Esaú. Por causa de sua maldade, Deus ordenou a destruição dos amalequitas. Isaque, filho de Abraão, teve dois filhos gêmeos: Jacó e Esaú.

graças às orações de Moisés.

13 E Josué desbaratou a Amaleque e a seu povo a fio de espada.

Moisés desfalece e tenta se amparar no cajado. Arão e Hur tentam ajudá-lo e movem uma grande pedra para que ele se sente. Um de cada lado, sustentam os braços do profeta, que volta a rezar, pedindo ajuda ao Senhor. Os hebreus ganham força e derrubam mais amalequitas.

Os amonitas eram povos considerados cruéis formado por descendentes de um relacionamento entre Ló e sua filha mais nova. Na época das civilizações vigentes antes de Jesus Cristo, o incesto era uma prática comum, e não criminosa como é hoje.

Refidim significa descanso.
O povo marchava há alguns dias, desde a libertação. Deus os conduz a um tempo descanso.

Os amalequitas seriam um povo nômade e de guerreiros. Desta forma, parte de suas atividades estavam ligadas ao trabalho de mercenários em guerras e, na ausência de conflitos, eles faziam saques e pilhagens a pequenos grupos. Como parte da pilhagem, levavam mulheres e crianças para o comércio de escravos.

A batalha durou até a noite, terminando com a vitória dos israelitas. O livro do Êxodo menciona a maldição-punição lançada aos inimigos do povo escolhido, os israelitas. Os amalequitas deveriam ser apagados da história.

Então, veio Amaleque e pelejou contra Israel em Refidim. Com isso, ordenou Moisés a Josué: Escolhe-nos homens, e sai, e peleja contra Amaleque; amanhã, estarei eu no cimo do outeiro, e o bordão de Deus estará na minha mão.

Os Amalequitas eram um povo que vivia entre o Egito e Israel.