Quem são os responsáveis pelo fracasso escolar?

Perguntado por: adantas . Última atualização: 3 de abril de 2023
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Assim, fatores extraescolares, intraescolares, biológicos e psicológicos podem ser os responsáveis pelo insucesso escolar. O presente estudo objetiva identificar por meio de uma pesquisa bibliográfica, os fatores do cotidiano escolar que contribuem para existência do fracasso escolar na educação brasileira.

DE QUEM É A RESPONSABILIDADE DA EVASÃO ESCOLAR? A família tem sua parcela de responsabilidade, quanto devido à desestruturação familiar, a necessidade de complementação de renda, falta de recursos financeiros, que muitas famílias, hoje, necessitam de apoio, que acarreta a infrequência do aluno na escola.

Os estudos que analisam a influência social no acesso a educação demonstram que os alunos que vivem em piores condições sociais têm mais probabilidades de estar situados em grupos de alunos com avaliação baixa. Uma alta porcentagem de fracasso escolar tem sua origem direta nas carências econômicas, sociais e culturais.

Reprovação escolar
Elas incidem mais sobre as populações preta (10,8%) e indígena (10,9%), versus a branca (5,9%). Meninos são mais reprovados do que meninas. A reprovação de estudantes com deficiência também é expressiva em relação à média nacional. Dos estudantes com deficiência, 11,5% foram reprovados em 2019.

A teoria da carência cultural postula que o fracasso escolar ocorre devido à deficiência ou privação cultural do aluno em decorrência das suas precárias condições de vida.

Para mudar a realidade do cotidiano escolar quanto ao insucesso escolar, cabe ao professor e a escola adotarem uma postura crítico-reflexiva ao lidar com os alunos e, em especial, os educandos com uma trajetória marcada pelo insucesso escolar.

Também é necessário que o professor saiba valorizar os talentos do aluno, os pontos positivos e as boas notas. Em suma, o sucesso é um ponto muito importante, que deve ser enfatizado, de modo a motivar o aluno, e fazê-lo perceber que ele é capaz de fazer, ou até mesmo empreender grandes coisas.

Dentre tantos desafios da educação brasileira, listamos os cinco principais:

  • Acesso à escola e o processo de aprendizagem.
  • Modelo distorcido de formação de docentes.
  • Falta de investimentos generalizados e inovação.
  • Desinteresse por parte dos alunos.
  • Participação das famílias na vida escolar.

Segundo a Constituição Federal de 88, a educação é direito de todos e dever do Estado e da família, sendo promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando o desenvolvimento, preparo para o exercício da cidadania e qualificação para o trabalho do cidadão.

Os Estados são responsáveis pelas instituições estaduais de ensino superior, pelo ensino fundamental II, que vai do 6º ao 9º ano e pelo ensino médio. E os municípios são pela educação infantil municipal, compostas pelas creches e pré-escolas e pelo ensino fundamental I, que vai do 1º ao 5º ano.

Realizar trabalhos interdisciplinares, participar do cotidiano dos alunos e da escola, valorizar a subjetividade dos alunos nas inter-relações, analisar e fazer intervenção quando necessário, este é o caminho para reduzir os problemas educacionais como o fracasso escolar.

O fracasso escolar tem sido cuidadosamente estudado no Brasil desde a década de 1970 por diversos autores da Psicologia Educacional/Escolar, tendo sua origem nas pesquisas de Maria Helena Souza Patto que, utilizando como alicerce teórico o materialismo histórico, denunciou a cumplicidade ideológica da Psicologia no ...

A reprovação gera duas consequências nefastas: a primeira, mais radical, é o abandono. A probabilidade de um aluno já repetente abandonar a escola ou reprovar de novo é muito mais alta do que a de um aluno que nunca reprovou. O outro problema, que é a antesala do abandono, é a defasagem idade-série.

Existem diversos fatores que podem interferir negativa ou positivamente no processo de aprendizagem do aluno. Entre eles, destacam-se aspectos ambientais, econômicos, sociais, afetivos, psicológicos, emocionais e familiares.

Qual é a causa da evasão escolar? De acordo com uma pesquisa realizada pela FGV, a causa principal da evasão escolar no Brasil é a falta de interesse dos alunos, sendo o fator responsável por 40% dos casos de evasão. Em segundo lugar, problemas financeiros e aumento da taxa de desemprego, ocupa uma quantidade de 27%.

Disparidades no Brasil
No Brasil, quem costumeiramente possui mais acesso a uma educação de maior qualidade é aquele que possui condições de arcar com um ensino privado, ou seja, as pessoas mais ricas do país, o que demonstra que a desigualdade social impacta no acesso a educação.

Outra questão que impede o acesso à educação é a realidade socioeconômica das famílias, porque populações de baixa renda nem sempre podem focar nos estudos. Ainda tem gente com fome no país e os esforços dos familiares são para sobreviver em primeiro lugar, sendo que muitas crianças e jovens acabam ajudando na renda.

O dever do Estado com a educação será efetivado mediante a garantia de: VII - atendimento ao educando, em todas as etapas da educação básica, por meio de programas suplementares de material didático escolar, transporte, alimentação e assistência à saúde.

O Estado assegura o direito a educação, auxilia nas funções da escola no sentido de dar suporte a pratica educacional, ele vai então garantir que todos tenham igualdade no direito ao acesso a educação, o Estado torna-se o principal mecanismo que vai assegurar a educação igualitária, ela não pode ser apenas ...

Estudos feitos sobre o tema revelam que muitos fatores contribuem para o desinteresse dos alunos: como número excessivo de alunos nas salas de aula, falta de recursos pedagógicos ou tecnológicos que despertem o interesse dos alunos ou quando estes existem não são utilizados de forma correta pelo professor, fatores ...

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