Quem se casar com a repudiada?

Perguntado por: dconceicao6 . Última atualização: 26 de abril de 2023
4.8 / 5 15 votos

A Bíblia diz em Mateus 5:32: “Eu, porém, vos digo que todo aquele que repudia sua mulher, a não ser por causa de infidelidade, a faz adúltera; e quem casar com a repudiada, comete adultério.”

Antes de responder a sua pergunta, o que você precisa ter em mente é que o divórcio extingue o casamento, portanto, para se casar de novo você precisará primeiro se divorciar.

As duas palavras são completamente diferentes. Mas nem todas as versões estão adulteradas. A palavra grega para repudio é “apoluse”, do radical apoluo e a palavra grega para divórcio é “apostasion”: que quer dizer “Carta (conta paga) de divórcio”, que dava liberdade para a mulher voltar à casa de seus pais (Lv ).

A única ordem que diz respeito ao divórcio está baseada em Deuteronômio 24.1-4, em que a mulher que se divorciou pela segunda vez (ou caso seu segundo marido tenha falecido) não pode retornar para o primeiro marido. Deus concedeu a possibilidade do divórcio para causa da “dureza de coração” das pessoas.

“Se alguém casar no serviço religioso e, antes de validar esse casamento civilmente no cartório, vier a casar-se com outra pessoa no civil, o segundo casamento, o civil, será válido, e o primeiro, o religioso, será nulo, como se nunca tivesse existido aos olhos da lei”.

Significado de Repudiar
verbo transitivo direto [Antigo] Renegar a esposa ou rejeitá-la legalmente. Separar-se através de um divórcio; divorciar-se.

1 Divorciar-se da esposa; rejeitar a esposa segundo a lei.

Significado de Repudiado
adjetivo Aquilo ou o que se repudiou; que foi alvo de repúdio; rejeitado, abandonado: o conteúdo foi claramente repudiado pelo jornal. Etimologia (origem da palavra repudiado).

A Igreja Católica considera que um casamento religioso não pode ser dissolvido. Por isso, de acordo com o direito canônico, pessoas que se separaram e voltaram a se casar pelo rito civil estão em adultério em relação ao primeiro cônjuge. Por esta interpretação, eles se tornam impedidos de participar da comunhão.

As pessoas podem se casar quantas vezes quiserem. E o prazo mínimo para pedir separação judicial caiu para um ano após o casamento, em vez de dois. O divórcio agora é possível dois anos após a separação de fato (e não cinco) ou um ano depois da judicial.

Aos discípulos, Jesus diz o seguinte: «quem se divorciar da sua mulher e casar com outra, comete adultério em relação a ela; e se ela, tendo-se divorciado do marido, casar com outro, comete adultério» (Marcos 10:11-12). O enfoque das palavras de Jesus é diferente na declaração pública e na declaração privada.

Rejeitar legalmente a esposa; divorciar (#Is 50.1; Mt 5.31).

Para ele, repudiar é o mesmo que cometer adultério, primeiro de tudo da parte do marido, que toma a iniciativa de repudiar a esposa, mas também da parte do outro homem que se casa com a mulher repudiada.

A [nome da empresa ou instituição] vem manifestar o seu repúdio a [declaração ou ação] de [inserir nome do(a) (autor(a) da fala ou atitude repudiada], a respeito da/do [assunto objeto da fala]. Dessa maneira, ocorre que [inserir o posicionamento da organização], uma vez que [explique os motivos do repúdio].

Nos dias de João, para Herodes se arrepender ele teria que deixar Herodias (Marcos 6:18). Hoje, qualquer um, arrependendo-se de um casamento pecaminoso, tem que terminar esse casamento.

Fornicação, substantivo feminino, significa «ato de fornicar; prática sexual, coito, esp. com prostitutas».

Com relação a contrair novo matrimônio com o ex-cônjuge, não há qualquer impedimento em lei, portanto, se assim desejaram, poderão celebrar na esfera cível o casamento.