Quem tem 53 anos de idade pode se aposentar?

Perguntado por: aoliveira . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.4 / 5 16 votos

Antes da Reforma da Previdência, a regra da aposentadoria por tempo de contribuição exigia um tempo mínimo de contribuição + carência. Por isso, se você completou 53 anos de idade em 2022, e já quer se aposentar, precisa ter fechado os requisitos para a aposentadoria por tempo de contribuição até 12/11/2019.

Regra da idade mínima + tempo de contribuição
Os homens devem ter, no mínimo, 63 anos de idade para solicitar a aposentadoria por essa modalidade. Já o tempo mínimo de contribuição deve ser de 35 anos. No caso das mulheres, a nova idade mínima exigida é de 58 anos com tempo de contribuição de, pelo menos, 30 anos.

Considerando um homem com 53 anos de idade, 35 anos de contribuição à previdência social, o benefício do INSS simulado seria de R$ 2.374,22.

Se você começou a trabalhar depois do início da Reforma, precisa cumprir os seguintes requisitos para ter direito à aposentadoria por idade: Homem: 65 anos de idade e 20 anos de contribuição. Mulher: 62 anos de idade e 15 anos de contribuição.

A reforma da Previdência de 2019 mudou a idade mínima para aposentadoria pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) para 62 anos para as mulheres e 65 para os homens. A norma estabeleceu alterações graduais. Dos 5 tipos de transição, 3 são modificados a partir deste domingo (1º.jan.2023).

Por isso, se você soma 25 anos de atividade especial de grau leve, vai precisar ter, pelo menos, 61 anos de idade. Afinal, a pontuação é a somatória da sua idade + o seu tempo de contribuição e, neste caso, as atividades de grau leve exigem 86 pontos, no mínimo.

Posso me aposentar tendo contribuído 25 anos? A melhor resposta para essa pergunta é: “depende”. A única forma de se aposentar nessas condições é ser uma mulher e ter, no mínimo, 48 anos de idade. Essa é a chamada aposentadoria proporcional.

O BPC-LOAS é um benefício sócio-assistencial pago pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) no valor de 01 (um) salário mínimo mensal concedido ao cidadão que comprove ter uma deficiência de longo prazo que o impeça de trabalhar e manter a si mesmo e à sua família.

  1. 35 anos de contribuição;
  2. 62 anos e 6 meses em 2022;
  3. o limite é 65 anos, que vai ser a idade mínima para homens em 2027.

Homem: 65 anos de idade e 180 meses de carência; Mulher: 60 anos de idade e 180 meses de carência; Valor do benefício: média das suas 80% maiores contribuições desde julho de 1994.

Como saber o tempo de contribuição
É possível descobrir que períodos estão pendentes e se o trabalhador está perto ou não de se aposentar. O extrato pode ser consultado no portal www.meu.inss.gov.br.

Dessa maneira, para que pessoas com 50 anos possam garantir a aposentadoria utilizando a regra de transição por pontos, será preciso se encaixar na seguinte pontuação:

  1. Homens: Necessário 99 pontos e pelo menos 35 anos de contribuição;
  2. Mulheres: Necessário 89 pontos e pelo menos 30 anos de contribuição.

Trabalho com ruído, químicos, eletricidade ou agentes biológicos: o INSS normalmente não considera esse tempo como especial; Trabalho sem carteira assinada; Trabalho como autônomo; Tempo de auxílio-doença, desde que intercalado entre períodos contributivos.

Regra de transição da idade progressiva
Em 2022, os homens precisam ter, no mínimo, 62 e 6 meses de idade para solicitar a aposentadoria e 35 anos de contribuição. Para as mulheres, a idade mínima para dar entrada na aposentadoria é de 57 e 6 meses em 2022 e 30 anos de contribuição.