Quem tem câncer de mama sente alguma coisa?

Perguntado por: amoraes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.2 / 5 8 votos

Você deve procurar ajuda médica sempre que notar algo diferente nas mamas, incluindo dor. Afinal, embora não seja um sintoma muito comum de câncer de mama, algumas mulheres podem sentir um certo desconforto em estágios iniciais do câncer e especialmente quando o quadro já está muito avançado.

O câncer de mama dói, em geral, somente quando a doença já se encontra em estágios avançados, por isso mesmo todos os cuidados para a identificação imediata de ocorrência de câncer devem ser tomados por toda e qualquer mulher.

Dores nas costas ou nos quadris não são sintomas normais do câncer de mama a menos que haja metástase nos ossos. Entretanto, dores nas costas e nos quadris podem ser causadas pelos tratamentos contra o câncer de mama.

A dor no braço causada pelo câncer de mama normalmente é leve, mas não cede facilmente. Geralmente, a dor é leve e age como um pequeno desconforto ao longo do dia, podendo vir acompanhada de ardor e vermelhidão, o que pode indicar um tipo de câncer raro inflamatório.

O caroço, também chamado nódulo, do câncer de mama, normalmente surge em qualquer região da mama e também na axila. Porém, em um tipo raro de câncer de mama inflamatório, normalmente a paciente não nota nenhum tipo de caroço nos seios, e os sintomas são apenas vermelhidão local, dor, inchaço e coceira.

Câncer de mama não dói. Não necessariamente. Apesar de não ser sempre doloroso, alguns dos sinais e sintomas mais comuns do câncer de mama são vermelhidão, inchaço, pele sensível e calor local. Por isso, fique atenta.

No Brasil, as estimativas para 2020 apontam mais de 66,2 mil casos novos, de acordo com o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Apesar dos avanços no diagnóstico e nas modalidades de tratamento que marcaram as últimas décadas, a mortalidade pela doença continua bastante elevada.

Quando consultar um médico
A mulher com dor intensa, vermelhidão ou inchaço pode estar tendo uma infecção de mama e deve consultar um médico no prazo de um a dois dias. Dor na mama que persiste (por exemplo, dura mais de um mês) deve ser avaliada por um médico. A maioria é não cancerosa e não fatal.

Veja a seguir quais são os sintomas do câncer de mama quando ele está em fase terminal!
...
Se o tumor se disseminou para o fígado

  • anemia;
  • coloração amarelada na pele, conhecida como icterícia;
  • dor abdominal;
  • perda de apetite;
  • erupção e coceira na pele;
  • náuseas;
  • vômitos;
  • acúmulo de líquido na região abdominal.

O câncer de mama leva, em média, de sete a dez anos para que uma célula com gene modificado se torne um carcinoma com pelo menos 1 centímetro de diâmetro. Nesse tempo, a paciente quase nunca sente algum sintoma ou vê algum sinal que indica que ela possa estar com câncer de mama.

A dor nociceptiva pode ser causada pelo câncer se espalhando para os ossos, músculos, articulações ou algo que bloqueie um órgão ou vasos sanguíneos. Dor neuropática – causada pela lesão efetiva de nervos; muitas vezes descrita como uma sensação pesada, de queimação, ou de dormência.

A perda de peso é comum nas pessoas com câncer e, muitas vezes, o primeiro sinal perceptível da doença. 40% das pessoas apresentam perda de peso inexplicável ao serem diagnosticadas, mais de 80% das pessoas com câncer avançado perdem peso.

É normal nódulo na mama doer? Em geral, a maioria dos nódulos benignos na mama provocam dor ou desconforto, pois costumam ser causados por algum tipo de inflamação ou infecção no seio, ou até mesmo pela presença de pus no local (abcesso). Porém, nódulos na mama doloridos também podem ser um alerta para câncer de mama.

Portanto, os sintomas do cisto da mama podem ser:

  • Protuberância lisa, redonda ou oval móvel;
  • Dor ou sensibilidade na mama;
  • Sensibilidade nos seios pouco antes da menstruação;
  • Secreção pelo mamilo que pode ser clara, amarela ou marrom.

Multiplicam-se de maneira desordenada e descontrolada, ou seja elas se dividem mais rapidamente do que as células normais do tecido à sua volta, e o crescimento celular torna-se contínuo. O excesso de células vai invadindo progressivamente todo o organismo, adoecendo todo o corpo.

Para identificar o câncer podem ser solicitados pelo médico a realização da dosagem de marcadores tumorais, que são substâncias produzidas pelas células ou pelo próprio tumor, como o AFP e o PSA, que se encontram elevados no sangue na presença de determinados tipos de câncer.

O câncer de mama em paciente abaixo dos 40 anos é raro, mas pode acometer a mulher em qualquer idade. É importante ressaltar que apenas 5-7% dos cânceres de mama ocorrem em mulheres abaixo dos 40 anos. Os casos entre 20-30 anos são extremamente raros.

Carcinoma ductal: é o tipo mais comum de câncer de mama. Também chamado de infiltrante, esse tipo de câncer se forma no revestimento de um ducto de leite dentro da mama. Os dutos carregam o leite materno dos lóbulos, onde é feito, até o mamilo. Pode sofrer metástase se não for tratado corretamente.

Câncer de mama triplo negativo
Por ser invasivo, o câncer de mama triplo negativo é capaz de se espalhar por outras células e se dissemina rapidamente. Além disso, a sua chance de retorno após o tratamento é alta. Por isso, é um dos piores tipos.