Quem tem direito a mais de 5%?

Perguntado por: lbarros . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Quinquênio: É muito comum o trabalhador se questionar o que é um quinquênio, isso significa a forma de realizar o pagamento do adicional por tempo de serviço ao completar cinco anos, com o aumento de 5%. Há ainda empresas que optam pelo pagamento do triênio (reajuste no salário a cada três anos).

Consignado do INSS pode ter nova margem de saque a partir de 2023.

Apesar da boa proposta que o projeto de lei menciona, a lei ainda não foi sancionada. Ou seja, o auxílio cuidador não está sendo pago porque a lei não entrou em vigor.

O segurado se dirige a uma agência da Previdência para realizar o pedido, passa por uma perícia médica e, se ficar comprovada a necessidade de ajuda diária, recebe o adicional de 25%, inclusive recaindo sobre o 13º salário. Ou seja, todo esse procedimento pode ser realizado sem acionar o Judiciário.

Guia Trabalhista. A Lei 8.213/91 que dispõe sobre os Planos de Benefícios da Previdência Social estabelece, em seu art. 45, que todo segurado aposentado por invalidez que necessitar de ajuda da assistência permanente de outra pessoa, terá direito a um acréscimo de 25% (vinte e cinco por cento) no valor de seu benefício ...

A margem consignável fica negativa quando a pessoa faz mais de um empréstimo e todas as parcelas ficam acima dos 30%. É como se estivesse estourado o limite do cartão de crédito.

5 dias

Quanto tempo demora para a liberação da margem consignável? A liberação da margem consignável geralmente é feita de 3 a 5 dias úteis dependendo do tipo de operação que se deseja fazer.

Pela lógica explicada acima, não podem fazer empréstimo consignado pessoas que não têm renda fixa; é o caso, por exemplo, de beneficiários do INSS que recebem um benefício previdenciário temporário, como por exemplo auxílio-doença, auxílio-reclusão e salário-maternidade.

Os aposentados e pensionistas do INSS terão reajuste de 5,93% nos benefícios de janeiro, pagos a partir de fevereiro. Quem recebe o salário mínimo, agora em R$ 1.302, terá 7,43%.

A partir de quando a margem será maior
Com o reajuste do salário mínimo em 2023, os benefícios com os novos valores começam a ser pagos a partir de 25 de janeiro.

1. Reajuste na margem consignável INSS com novo salário-mínimo. Como era esperado, os aposentados e pensionistas da Previdência Social puderam contar, a partir de janeiro deste ano, com o novo salário-mínimo do INSS.

Pelo texto em análise na Câmara dos Deputados, o responsável por pedir o auxílio-cuidador será a pessoa com deficiência, pessoa idosa ou aposentada por invalidez, ou seu responsável legal, quando houver curatela ou tutela.

O benefício pode ser usado quando há a necessidade de pagar por um cuidador ou ainda quando um membro da família deixa de trabalhar para cuidar do aposentado. Portanto, não é verdade que quem cuida de idoso tem direito a algum benefício.

A pessoa que se dedica a cuidar da pessoa doente não tem nenhuma garantia como assistência financeira. Existe um Projeto de Lei (PL) de autoria da senadora Ana Amélia que busca conceder uma licença remunerada aos parentes que estejam cuidando de um familiar doente, para que essa pessoa não perca a renda.

A obrigação dos Filhos em cuidar de seus Pais na velhice
O artigo 229 da Constituição Federal define que "os pais têm o dever de assistir, criar e educar os filhos menores, e os filhos maiores têm o dever de ajudar e amparar os pais na velhice, carência ou…

“Deve ser assinada carteira de trabalho e ele tem todos os direitos trabalhistas, como limite de oito horas diárias de trabalho, intervalo para repouso e alimentação, descanso semanal remunerado, férias, adicional noturno, entre outros”, enfatiza Carvalho.