Quem tem gordura no fígado pode comer banana?

Perguntado por: hmaciel4 . Última atualização: 20 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.

Mais dicas para quem sofre de gordura no fígado
Para não correr riscos, diminua a quantidade de pães ingeridos no café da manhã, e substitua alguns deles por frutas como maçã, banana, mamão ou abacate.

Morango, amora, cereja, framboesa e outras frutinhas avermelhadas são poderosos antioxidantes. Eles ajudam a combater as substâncias tóxicas acumuladas no fígado. O limão é um excelente alimento para limpar o organismo, e por isso é um dos preferidos do fígado.

Melhor dieta para eliminar gordura no fígado
Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.

Carne de vaca, porco e frios são todos ricos em gorduras saturadas, que uma pessoa com doença hepática gordurosa deve tentar evitar. Carnes magras, peixes, tofu ou tempeh são substitutos adequados.

Cereais integrais, como arroz integral, pão integral, macarrão integral, quinoa e aveia em flocos; Proteínas com pouca gordura, como ovos, tofu, frango e peixes de carne branca; Leite e derivados com pouca gordura, como leite e iogurte desnatados, e queijos brancos, como ricota, cottage e Minas frescal.

Cebola. Muito parecida com o alho na grande quantidade de alicina, a cebola também está entre os alimentos bons para o fígado, favorecendo o funcionamento das enzimas que promovem a limpeza do organismo.

O ideal é dar preferência para as preparações com pouca gordura (cozidos, assados, grelhados e ao molho) e adotar uma alimentação saudável e equilibrada no dia a dia. O consumo de peixes e gérmen de trigo também são boas opções para controlar o fígado gorduroso.

Fibras. Aumentar o consumo de fibras vai ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue e o colesterol, o que é muito benéfico quando temos o fígado gorduroso. Inclua no café da manhã alimentos como a aveia (em flocos ou farinha), cereais integrais (pão, granola) e frutas como a laranja, pera, kiwi e abacaxi.

A dieta de um paciente com problema no fígado deve contemplar alimentos integrais, com baixo índice glicêmico. O leite e os derivados devem ser desnatados. Também deve-se evitar os doces, os alimentos com alto teor de açúcar e as gorduras de origem animal.

Por isso, é importante se preocupar com a quantidade das refeições além de, claro, a qualidade. “A dica é evitar, além das gorduras, também os carboidratos, como farinha branca e batata, e preferir sempre porções menores.

Beber café de qualquer tipo reduz o risco de problemas no fígado, diz estudo. Beber até três ou quatro xícaras de café com cafeína ou descafeinado por dia reduz o risco de desenvolver e morrer de doenças crônicas do fígado, segundo um novo estudo.

Um dos efeitos mais importantes do café está relacionado a Doença hepática gordurosa não alcoólica (DHGNA) mais conhecida como Esteatose hepática ou “gordura no fígado". Estudos robustos mostram seu efeito protetor em relação a deposição gordurosa hepática, além de redução de fibrose e cirrose.

Batata doce. Um de seus maiores benefícios é a presença de betacaroteno, um anti-inflamatório natural fundamental para a saúde do organismo. Após a sua ingestão, o betacaroteno é convertido em vitamina A no fígado, permitindo assim que o corpo faça uso deste importante nutriente.

O tomate é rico em glutationa, muito benéfica ao funcionamento do fígado, além de trazer uma infinidade de benefícios ao corpo, pois é rico em licopenos, muito importante para combater o câncer.

Um dos componentes mais nocivos para a saúde do fígado é o álcool presente nas bebidas alcoólicas. Isso acontece porque o órgão demora muito para processá-lo e, durante essa tarefa, o álcool agride a estrutura física do fígado, causando pequenas lesões que vão impedi-lo de cumprir suas funções da maneira correta.

O QUE É BOM PARA GORDURA NO FÍGADO?

  • Frutas;
  • Verduras;
  • Legumes;
  • Carboidratos complexos moderados (em sua forma integral);
  • Carnes brancas (principalmente peixes);
  • Gorduras monoinsaturadas (azeite, abacate, castanhas);
  • Proteínas de fonte vegetal (grão de bico, lentilha, feijão, ervilha).

Xantinon® é indicado para ajudar a mobilização e a remoção do excesso de gorduras do fígado e para o tratamento de seus transtornos metabólicos nos casos de doença hepática gordurosa não-alcoólica.

Para diminuir o acúmulo de gordura no fígado o recomendado é apostar no consumo de carnes brancas (em substituição à vermelha). Frango e peixes grelhados serão seus melhores amigos.

Não, o ovo não faz mal ao fígado pois é um alimento de fácil digestão. O que pode prejudicar o fígado é o modo de preparar o ovo. Se for feito com muito óleo e gorduras, o alimento pode tornar-se indigesto. O ideal é consumir os ovos cozidos.

De acordo com a mestra em nutrição Natalie Stein, os amendoins podem até benefícios para auxiliar o controle da doença hepática gordurosa (gordura no fígado).