Quem tem mais autoridade o pai ou a mãe?

Perguntado por: dbelem . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Os pais são os titulares da autoridade parental, por isso, com a morte dos genitores extingue-se a autoridade parental destes. No caso de falecimento apenas do pai ou apenas da mãe da criança, o outro genitor mantém as obrigações e direitos.

O Código Civil brasileiro prevê em seu artigo 1.634, a atribuição do pleno exercício do poder familiar ou autoridade parental, a ambos os pais, independentemente de qual seja a sua situação conjugal.

De acordo com suas regras, os pais, assim como na guarda compartilhada, têm os mesmos deveres e obrigações sobre o filho. Ou seja, todas as decisões a respeito da vida da criança ou adolescente são tomadas pelos dois.

Ainda, dispõe o artigo 1.635, inciso III que o Poder familiar extingue-se pela maioridade (18 anos completos) sem distinção entre homens e mulheres.

É dever dos pais conduzir os filhos à maturidade corporal, intelectual e espiritual. Deus nos reveste de autoridade para isso e, claramente, é uma autoridade que se reverte em serviço. Assim, eles devem crescer em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens (Lc 2,52).

E o Pai a ninguém julga, mas ao Filho confiou todo julgamento, a fim de que todos honrem o Filho do modo por que honram o Pai. Quem não honra o Filho não honra o Pai que o enviou.

22De fato, o Pai não julga ninguém, mas ele deu ao Filho o poder de julgar, 23para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, também não honra o Pai que o enviou.

Aproveite os momentos em que algo lhe incomoda e seja aberto o suficiente para explicar ao pequeno os motivo de aquele tipo de atitude não ser adequado. Após, escute o que as crianças tem a dizer, muitas vezes eles sentem coisas que não sabem bem explicar, e é necessário paciência para chegar ao fundo da questão.

A autoridade parental é um “conjunto de direitos e deveres em relação à pessoa e aos bens dos filhos menores e não emancipados, com a finalidade de propiciar o desenvolvimento integral de sua personalidade” [1].

O representante legal é aquele a quem a norma jurídica confere poderes para administrar bens alheios, como o pai, ou mãe, em relação a filho menor (art. 1.690 -CC), quanto o tutor ao pupilo (art.

Os pais, tutores e curadores são representantes legais, pois recebem da lei a investidura que os credenciam a representarem os incapazes em todos os atos da vida civil.

O que é Enteado:
Em suma, um entendo é o filho da madrasta ou do padrasto. De acordo com a lei - artigo nº 1.595 do Código Civil - os afilhados são considerados parentes por afinidade do cônjuge ou companheiro(a) do seu pai / mãe biológico.

Genro é a forma correta de escrever esta palavra.

A alienação parental não pode ser considerada um crime propriamente dito, mas configura uma irregularidade e vitimiza justamente quem se busca proteger: a criança.

Segundo a legislação, toda mãe (biológica e adotiva) possui o direito de usufruir da licença-maternidade de 120 dias, sem qualquer desconto em seu salário ou interferência nos demais direitos trabalhistas. Em caso de adoção, as mães devem apenas apresentar o termo judicial em seu local de trabalho.

A forma mais simples de honrar seus pais é obedecendo a eles. Esse é o dever de toda criança (Colossenses 3:20). A grande maioria dos pais quer o bem de seus filhos e suas regras servem para proteger e orientar. Quem obedece aos seus pais evita muitos problemas e sofrimentos na vida.

A autoridade do pai deve ser utilizada para dar orientações seguras e gerar confiança e independência. Cabe aos homens assumirem seu lugar na educação dos filhos. O modelo masculino é fundamental para o desenvolvimento saudável da identidade dos meninos e também das meninas.

22 Porque o Pai a niguém julga, mas deu ao Filho todo o julgamento, 23 para que todos honrem o Filho, assim como honram o Pai. Quem não honra o Filho, não honra o Pai que o enviou.