Quem tem mais autoridade policial civil ou militar?

Perguntado por: oreal . Última atualização: 16 de janeiro de 2023
4.5 / 5 5 votos

Não há hierarquia entre civis e militares, com exceção do Governador do Estado, que é o Comandante Supremo das Forças Auxiliares.

A mais alta patente da PM, o coronel tem sob sua responsabilidade o Comando-geral, e o Estado-maior, os comandos regionais, as diretorias que coordenam todas as assessorias do Comandante-geral.

O juiz de direito é a autoridade maior dentro da justiça. Ele julga as atitudes das pessoas e determina o cumprimento ou não de punições que estão nas leis. O promotor de justiça ou público também é uma autoridade municipal. Ele exige das pessoas o cumprimento das leis, fazendo com que sejam respeitadas e cumpridas.

Como muitas vezes precisam seguir suspeitos sem serem vistos, normalmente não usam farda, para não serem identificados. Enquanto os policiais civis agem nos casos sob responsabilidade da justiça estadual, os policiais federais cuidam dos casos federais.

O Batalhão de Operações Especiais, mais conhecido como BOPE, é uma tropa de elite da polícia, treinada especialmente para o combate em diversas situações e para o resgate de reféns, está presente em alguns estados brasileiros.

As Forças Armadas são tidas como a polícia maior, devendo atuar em casos extremos para garantir a segurança nacional, a soberania e a integridade territorial. Deve, portanto, garantir a ordem pública, que é base do Estado Democrático de Direito.

O trabalho do policial tem sido associado com diversos relatos sobre problemas físicos e mentais, levando à morte prematura por várias causas. Alguns autores identificaram grupos de policiais com alto nível de mortalidade por suicídio, câncer digestivo, câncer no cólon e de medula.

Os Estados Unidos aparecem na 1ª posição desde 2005, ano do primeiro registo do índice que hierarquiza as potências militares no mundo. Segue-se a Rússia, a China e a Índia que disputam as posições mais altas.

O delegado é o profissional concursado, graduado em Direito, que serve ao Estado como agente da lei, liderando quadros da Polícia Civil ou Polícia Federal.

É o delegado que preside inquéritos, toma depoimentos, realiza as investigações de autoria criminal, elabora relatórios, entre outras funções. Por ser um profissional em cargo de chefia, muitas funções administrativas também estão sob sua responsabilidade, como a fiscalização e a emissão de documentos.

  1. POLÍCIA MILITAR. 190.
  2. BOMBEIROS. 193.
  3. POLÍCIA CIVIL. 197.
  4. DISQUE DENÚCIA. 181.

Os principais cargos, são:

  • Delegado: planeja, coordena e supervisiona operações e investigações policiais. ...
  • Escrivão: cuida de todo o trabalho burocrático da delegacia. ...
  • Investigador: realiza inspeções e operações policiais. ...
  • Perito Criminal: analisa o local onde o crime foi cometido para produzir provas técnicas.

A caveira do Bope simboliza a inteligência e o conhecimento, mas também a morte. A faca cravada na caveira é o símbolo da SUPERAÇÃO humana.

Art. 172. Usar, indevidamente, uniforme, distintivo ou insígnia militar a quem não tenha direito – Pena: detenção, até 6 meses. Fica bem claro que o uso de fardamento militar é um crime e é passível de uma pena de detenção por alguns meses, então em hipótese alguma devemos usar o fardamento do exército brasileiro.

Além das tradicionais fardas pretas, que acompanham os policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) há cerca de 20 anos, os combatentes vão poder usar também uma farda camuflada que dificulta a identificação dos policiais durante operações na mata e em comunidades cariocas.

O foco do treinamento da ROTA é a abordagem e busca em veículos e pessoas, identificação veicular, legislação e outros assuntos de policiamento, enquanto que o BOPE é forte nas condutas de patrulhas a pé e combate urbano.

É uma das tropas mais requisitadas no combate ao tráfico e no contrabando, além de serem profissionais em escoltas e remoções de alto risco. Este batalhão da Polícia Militar paulista é especializado em crimes que podem se transformar em tragédias, como assaltos com bombas ou roubos de explosivos.

Nesse sentido, segundo algumas pesquisas, a remuneração inicial de um integrante do BOPE varia entre R$ 3.381 e pode chegar até os R$ 10.312.