Quem tem pedra no rim fica com a barriga inchada?

Perguntado por: ajordao6 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

As pedras nos rins, geralmente, não geram inchaços na barriga. Porém, outras doenças renais podem ocasionar ascite, que são pequenos acúmulos de líquido rico em proteínas que se localizam dentro do abdômen e, em casos mais avançados, aumentam a circunferência da barriga e resultam no ganho de peso.

Outro sintoma de pedras nos rins é a ardência ao urinar, que pode ser confundido com outras condições, como infecção urinária, por exemplo.

“Os principais sintomas são a diminuição da quantidade de urina no indivíduo, que deve ser percebida de forma analítica pelo próprio paciente durante sua rotina diária, e a coloração avermelhada, que pode indicar a presença de sangue na urina”, informa Ângela Santos.

A principal causa da barriga inchada é o acúmulo de gases no estômago. É um sintoma temporário que acontece quando uma refeição foi farta demais ou pelo excesso de algum alimento que libera mais gases durante sua digestão.

Os seres humanos possuem dois rins, que são glândulas de cor vermelho-escuro, em forma de feijão, localizadas na região posterior do abdômen, atrás do peritônio e ao lado da coluna vertebral, na região lombar. O rim direito encontra-se logo abaixo do fígado e o esquerdo, abaixo do baço.

O indício mais forte da pedra nos rins é a cólica renal, uma dor intensa que começa em um lado das costas, na altura da região lombar, e irradia para o abdome. São poucos os casos assintomáticos, onde o paciente expele a pedra pela uretra, sem grandes desconfortos.

Ultrassom das vias urinárias é o exame mais indicado para detectar o início da formação de pedras nos rins. Um exame simples, sem radiação e importante na detecção de doenças e de cálculos renais. O ultrassom de rins e vias urinárias é um exame extremamente importante na avaliação renal.

Urina amarelada e com sangue é sintoma de pedra no rins.

O nefrologista da Uninefron Rafael Pacífico explica que não há contraindicações para a prática de exercícios nos momentos livres de dor. “Se o paciente diagnosticado com cálculo renal não apresentar sintomas e não estiver sentindo dor, ele pode fazer caminhadas, academia ou praticar esportes leves.

A dor nos rins pode manifestar-se na região lombar, no abdômen ou no fundo das costas. Os sintomas geralmente surgem de forma súbita, com dor intensa e constante. A dor nos rins costuma ser incapacitante, e não diminui nem se a pessoa se deita – ela pode até se intensificar, conforme o movimento.

Água, chá de salsa e suco de limão são algumas opções naturais para fazer limpeza dos rins. Confira a lista completa!

  1. Hidratação é fundamental.
  2. Chá de salsa.
  3. Uvas.
  4. Suco de limão, laranja e melão.
  5. Algas marinhas.
  6. Alimentos ricos em cálcio.
  7. Chá de hortênsia (Hydrangea paniculata)
  8. Chá de Sambong (Blumea balsamifera)

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

O cálculo demora, em média, 8 a 14 dias para ser expelido. Porém, dependendo da localização, o tempo pode ser até de um mês. Menos de 20% dos pacientes com pedras menores que 5 mm precisam de alguma intervenção médica para retirar seu cálculo renal.

Doença inflamatória intestinal (DII)
Os principais tipos são a doença de Crohn e a colite ulcerativa. Um estudo de 2022 em Mayo Clinic sugere que pessoas com DII têm muito mais probabilidade de ter dor na barriga e nas costas ao mesmo tempo do que pessoas sem a doença6.

Quando a pessoa está com um inchaço na região inferior da barriga, abaixo da linha do umbigo, as causas podem ser outras, como constipação (dificuldade para evacuar), excesso de gases presos, intoxicação alimentar ou mesmo um sintoma de doenças como apendicite, diverticulite e até endometriose.

A H. Pylori é uma bactéria que pode sobreviver no estômago e causar vários sintomas, como: inchaço na barriga e indigestão, sendo a causa de doenças como gastrite e úlcera.