Quem tem problema de rim pode comer pimenta?

Perguntado por: rbeiramar . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.2 / 5 5 votos

A menos que você consuma 5 Carolinas Reapers por refeição, pimentas não causam problemas no rim. O consumo sem exageros do alimento não causa nenhum dano ao órgão.

Agora, uma ressalva bem importante: aqueles que JÁ possuem gastrite, úlceras, hemorroidas e diverticulites devem evitar o consumo de pimenta e/ou pratos apimentados. Isso porque essas condições de saúde podem piorar com a ingestão de pimenta.

Alimentos que fazem mal para os rins

  • Industrializados. O consumo em excesso de alimentos congelados, enlatados e embutidos pode ser bastante prejudicial à saúde renal. ...
  • Açúcares e carboidratos. ...
  • Proteína animal. ...
  • Alimentos ricos em fósforo e potássio.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

De acordo com a Fundação Pró-Rim, verduras, legumes, grãos integrais, carne, peixe, frango e ovos estão na lista dos alimentos que ajudam a preservar os rins. Além de uma alimentação saudável, a ingestão de líquidos — em especial a água — ajuda os rins a trabalhar melhor.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.

A ingestão indiscriminada de pimentas com um nível tão alto de capsaicina pode gerar alguns efeitos colaterais, como aumento da temperatura, dores de cabeça, dores de estômago e até quadros mais complicados, como ataque de asma ou queimaduras no esôfago.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

Pimenta caiena é a que mais possui benefícios medicinais
E tem mais: faz bem para o coração, melhora a imunidade e ainda ajuda a criar uma proteção no estômago para impedir a formação de úlceras.

A pimenta é um fruto rico em antioxidantes, vitamina C, vitamina A e compostos alcaloides, que proporcionam diversos benefícios à saúde, como promover a perda de peso, manter a saúde do coração e aumentar as defesas, devido às suas propriedades antioxidantes, anti-inflamatórias e antimicrobianas.

De uma forma geral, ela possui ação anti-inflamatória, além de ser anticoagulante e ajudar a reduzir os níveis de colesterol ruim (LDL) e aumentar os do bom (HDL), sendo, portanto, ótima para a saúde do coração.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

O azeite, o famoso óleo de oliva, é fonte de boa gordura e, não só, possui pouco fósforo. Por isso, é uma excelente opção para quem sofre de algum dano renal. Sendo assim, além de adicionar um delicioso sabor à comida, é muito saudável.

Alho e cebola, além de deixarem as comidas mais saborosas, também são grandes aliados dos rins, pois possuem propriedades anti-inflamatórias e antibióticas.

Aipo. É rico em água e possui propriedades diuréticas. Além disso, contribui para o aumento da produção de urina e na limpeza dos rins.