Quem tem problema de rim pode comer tomate?

Perguntado por: aaragao . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.1 / 5 11 votos

Os pacientes podem comer tomate sem medo. A fruta só é contraindicada quando o nível de potássio está muito alto no sangue do paciente. Comer tomates e vegetais com sementes em quantidades normais não tem nenhum papel em causar cálculos renais.

Folhas verdes escuras: Também sendo ótimas fontes de vitaminas, fibras, ferro e cálcio, elas ajudam a prevenir a formação de pedras nos rins. Assim, elas são boas para nosso corpo como um todo.

Por isso, é preciso limitar o consumo de sal para, no máximo, 5 gramas diárias e evitar alimentos ricos em sódio, como:

  • macarrão instantâneo;
  • sucos prontos;
  • embutidos;
  • molhos para salada;
  • carnes processadas e.
  • alimentos processados, em geral (salgadinhos, refrigerantes, etc).

O tomate também contém substâncias anti-inflamatórias, vitaminas A, C, K e do complexo B e minerais. Quanto mais maduro, maior a concentração desses nutrientes. É por isso que, seja cru, cozido ou processado, seu consumo faz bem à saúde.

Não ultrapasse! Algumas frutas e legumes são compostos por até 98% de água (melancia, tangerina, pêra, laranja, melão, tomate, couve-flor, brócolis, etc).

Morangos são outras frutas recomendadas por especialistas, pois ajudam de perto a desintoxicar e limpar os rins toxinos. Abacaxi, com muita vitamina C e potássio, é outro. Você também pode incluir pedaços de banana, maçã, laranja e pêssego em sua dieta, cujos índices de potássio também são muito vantajosos.

Laranja e limão
O citrato, presente nessas frutas, previne a formação dos cristais nos rins. Os especialistas recomendam o consumo destas frutas para quem apenas tem casos de pedras nos rins na família, como forma de prevenção. Vale consumir na forma de suco também.

“Como em alguns casos a função renal está severamente prejudicada, o consumo de proteínas deve ser controlado. Alimentos como ovo, feijão, grão-de-bico, lentilha e carnes magras, como o frango e a tilápia, devem ser as principais fontes de proteína do paciente renal”, explica o médico.

Não existem evidências científicas de que o alho possa prejudicar o funcionamento dos rins.

Por outro lado, o café faz mal para os rins se consumido por pessoas que apresentam qualquer tipo problema renal. Isso acontece porque a bebida é rica em oxalatos, substância que facilita o depósito de cristais e eleva os riscos de se desenvolver cálculo renal.

É muito importante ressaltar que, embora a maior parte dos cálculos seja composta de cálcio, NÃO devemos evitar o consumo de alimentos ricos nessa substância. Em outras palavras, o paciente com pedra nos rins pode e de tomar consumir leite e derivados.

Abacaxi, maçã, melancia e pêssego são frutas com pouco potássio.

Uma dieta hipoproteica, com restrição sobretudo de carne vermelha de origem animal é recomendada. Pacientes com problemas renais devem também restringir sal, alimentos muito ricos em potássio ( como água de coco, banana ) e obrigatoriamente evitar carambola.

Sódio – presente em alimentos ultraprocessados, como embutidos, enlatados, refrigerantes, salgadinhos, biscoitos recheados e outras guloseimas. Estes, aliás, são os alimentos que prejudicam os rins de forma mais severa. Prefira produtos frescos e habitue-se a cozinhar sem ou usando muito pouco sal.