Quem tem varicocele pode fazer musculação?

Perguntado por: egentil4 . Última atualização: 27 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Ângela Almeida Lima – Contagem/MG – Quem tem varicocele pode fazer exercícios físicos? William Carlos Nahas – Pode. No entanto, a força despendida na prática do exercício aumenta a pressão dentro do abdômen e, consequentemente, a dilatação das veias testiculares.

Além do uso de suspensórios testiculares, outros cuidados devem ser realizados no pós-operatório, como evitar esforço físico por até 4 semanas e relações sexuais por 10 dias. Agora você já sabe mais sobre causas, sintomas e como a varicocele tem tratamento.

Esse quadro pode desencadear na atrofia dos túbulos seminíferos, resultando na diminuição e maior flacidez na região escrotal atingida. Acometendo cerca de 10% da população, esse quadro é responsável por aproximadamente 40% dos casos de infertilidade masculina.

A varicocele gera um aquecimento do testículo contínuo, que por sua vez gera uma grande produção de radicais livres. Esses radicais livres “atacam” as células produtoras de espermatozoides, gerando com o tempo a morte dessas células.

A embolização de varicocele é o método mais atual e inovador para tratar a varicocele. Trata-se de um procedimento minimamente invasivo, ambulatorial e que exige apenas anestesia local, proporcionando ao paciente a mesma eficiência da cirurgia, mas com um tempo de recuperação muito menor.

A detecção da varicocele é bastante visual. É possível que o paciente perceba uma dilatação ou uma tortuosidade nas veias do saco escrotal, que podem formar estruturas parecidas com “cachos de uva” na bolsa escrotal.

A varicocele ocorre quando uma dilatação das veias do testículo – mais frequentemente no testículo esquerdo –, mas que também pode afetar apenas o direito ou ambos. Pode ser tratada com analgésicos como Paracetamol ou Dipirona.

Grau 3. Esse é o mais elevado grau da doença. Existem grandes alterações que podem ser facilmente identificadas, como inchaço escrotal e presença de veias semelhantes às varizes que se formam nas pernas. Homens com esse grau de varicocele têm risco aumentado de apresentar infertilidade.

Em homens que possuem varicocele bilateral, a embolização permite o tratamento simultâneo no mesmo procedimento. A embolização é tão eficiente ou mais se comparado à cirurgia, proporcionando o aumento do número e da qualidade dos espermatozóides. Não demanda incisões na área escrotal.

Nem todos os homens com varicocele precisam de. cirurgia, já que a maioria deles não tem sintomas e. mantém a fertilidade normal. Existem várias técnicas.

A varicocele, portanto, pode afetar a fertilidade masculina, porém esse quadro pode ser revertido com o tratamento cirúrgico ou com o auxílio de técnicas de reprodução assistida.

Quando há sintomas, o mais comum é a dor testicular e uma sensação de peso na bolsa escrotal, que piora em pé e alivia ao deitar (leia: Dor nos testículos – Principais causas). Isso faz todo o sentido, já que, quando deitamos, o sangue não precisa vencer a gravidade para voltar ao coração, facilitando sua drenagem.

Considerado padrão ouro no tratamento da varicocele, a microcirurgia pode custar até R$10 mil, na iniciativa privada. Pelo SUS, o procedimento é totalmente gratuito.

O espermograma do paciente com varicocele pode, como já foi dito, ser normal. No entanto, quando há infertilidade, a concentração está reduzida, e ocorre igualmente piora na qualidade dos espermatozoides (redução da motilidade e da morfologia).