Qual a melhor genética para musculação?

Perguntado por: vdantas2 . Última atualização: 7 de janeiro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Considerados os abençoados pela genética, os mesomorfos são os que têm mais facilidade em obter bons ganhos de volume de massa muscular dentre os três tipos de biotipo corporal.

O exame genético é, na maioria das vezes, solicitado por algum médico. Os testes são feitos sobre uma pequena amostra de tecido ou de líquido corporal, como sangue, saliva, pele, líquido amniótico e células da parte interna da bochecha.

Por serem naturalmente magros, com pouca massa muscular e gordura, as características genéticas de um ectomorfo criam um ambiente que dificulta a recuperação muscular, ou seja, treinar com mais volume, mais frequência e com mais técnicas avançadas podem não ser a melhor estratégia para este biotipo.

Apesar de não precisar seguir dietas restritivas para perder peso ou ganhar massa muscular, as pessoas mesomorfas também podem ganhar gordura corporal, sendo importante manter uma dieta equilibrada, priorizando gorduras saudáveis, frutas e vegetais frescos, cereais integrais, leguminosas e proteínas magras.

Influência dos genes paternos é mais forte que a dos maternos.

Recomendamos sempre passar por uma avaliação com um nutricionista, ou um profissional de educação física, para verificar melhor as suas medidas corporais, como dobras cutâneas, peso e circunferências, permitindo identificar melhor as suas características e o seu biotipo.

Ectomorfos tem mais dificuldade para ganhar peso, desenvolver a massa muscular, mas por outro lado, também possuem dificuldade em aumentar a gordura corporal. Ou seja, Ectomorfos tem facilidade na manutenção de baixo porcentual de gordura, e isso é um grande benefício.

No Brasil, 76% das mulheres têm o biotipo retângulo: quando as circunferências do tórax e do quadril são aproximadamente iguais, com uma linha de cintura pouco marcada.

E você sabe qual o mais raro? Por fim, o Mesomorfo é o biotipo das pessoas que possuem um corpo naturalmente atlético. Entre os 3 biotipos, este é o mais raro entre as pessoas e, inclusive, é considerado o biotipo dos sortudos.

O relacionamento entre primos ou outros graus de familiares é denominado consanguinidade. Em qualquer grau de parentesco as pessoas compartilham informação genética em comum, por isso existe um risco maior que um casal consanguíneo coincida em variantes genéticas.

Atualmente no Brasil, os testes genéticos nutricionais se mantem na faixa de preço de R$1800 – R$3000, este alto preço ocorre pois a maioria das empresas no Brasil trabalham com testes importados de outros países, como Canadá e Inglaterra.

De acordo com o estudo canadense publicado no American Journal of preventive Medicine, pessoas que praticam pelo menos duas horas e meia de exercícios por semana vivem, em média, seis anos a mais. Além disso, as mulheres negras são as que mais se beneficiam das atividades regulares.

Os adeptos do fortalecimento dos músculos apresentaram um risco 47% menor de morrer por qualquer causa, com exceção ao câncer, nos 9 anos seguintes. Somente o levantamento de peso reduz entre 9-22%, e as atividades aeróbicas reduz entre 24 – 34% o risco.

As pessoas de corpo ectomorfo são aquelas com metabolismo acelerado e que quase sempre têm dificuldade em ganhar peso, pois queimam calorias muito rápido. A aparência do corpo é de uma pessoa magra com ombros curtos, peitoral plano e ossos pouco densos.

Pessoas com tipo físico mesomorfo respondem melhor a exercícios e treinos com peso. A musculação para um mesomorfo é eficaz porque geralmente tem avanços e mudanças de forma muito rápida, principalmente quando iniciam treinos.

O ectomorfo precisa comer bem se quiser ganhar massa muscular, pois esse biotipo precisa ingerir muitas calorias para conseguir construir músculos. Além disso, com a prática de exercícios de força, as necessidades energéticas será aumentada e se você não atingir a quantidade de macros, não haverá muito progresso.

Mesomorfo. Os mesomorfos apresentam o corpo magro, porém musculoso, mesmo sem trabalhar os músculos na academia. Tem visual atlético, pouca gordura abdominal, tronco desenvolvido e cintura estreita.