Quem teve Covid pode ser doador de sangue?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 29 de janeiro de 2023
4.8 / 5 6 votos

· Candidatos que apresentaram diagnóstico ou suspeita de coronavírus estão aptos a doar 10 dias após a completa recuperação. · Candidatos assintomáticos com teste positivo estão aptos a doar após 10 dias da data de realização do teste.

O doador deve estar sem febre, uma vez que esta pode estar relacionada a alguma doença infecciosa passível de transmissão pelo sangue ao receptor. A temperatura será aferida no momento da triagem e não poderá exceder 37° C.

Quais exames são feitos no sangue doado?

  • Imuno-hematológicos: tipagem ABO e Rh, pesquisa de anticorpos irregulares e pesquisa de hemoglobina S.
  • Sorológicos: são feitos exames para pesquisa de hepatites B e C, Doença de Chagas, sífilis, HIV e HTLV.

A quem não é recomendada a vacina? As pessoas que tenham história de reação alérgica grave a qualquer componente da vacina não a devem tomar. A vacina apenas foi testada em crianças com mais de 16 anos de idade.

Sim, desde que tenha feito a tatuagem há mais de um ano.

Isso porque a vacina contra a gripe constitui impedimento temporário para quem pretende fazer sua doação. O protocolo de triagem dos candidatos determina que as pessoas que foram vacinadas devem aguardar 48 horas para que estejam novamente aptas a realizar esse gesto solidário.

Doador universal
Sendo assim, os tipos mais comuns no país são O positivo e A positivo. O doador universal é aquele indivíduo que pode doar seu sangue para qualquer pessoa, sem problemas de coagulação, que é o caso de tipo sanguíneo O negativo. Esse tipo sanguíneo é muito importante nos bancos de sangue de todo o país.

Alguns doadores podem apresentar após a doação: tontura, desmaio, mal estar, náuseas, vômitos, hematoma ou dor no local da punção venosa. Na dúvida, entre em contato com o Hemocentro. Caso sinta tontura ou mal estar após a saída do Hemocentro, solicite auxílio a alguém e deite-se.

Uma pessoa adulta tem, em média, cinco litros de sangue em seu organismo.

Com a doação, há uma renovação das células, o que pode contribuir para a redução dos riscos de desenvolver câncer no pulmão, fígado e garganta. Ou seja, é um enorme benefício para a saúde pessoal.

Esse cheiro pode ser mais ou menos intenso, dependendo de quanto tempo ele passa no seu útero antes de sair, mas a Dra. Shirazian diz que as “as bactérias e o sangue velho expulsos pela vagina” são os responsáveis pelo odor do sangue menstrual, que é específico para cada mulher.

Alimentação Recomendável Antes da Doação de Sangue

  • Tomar café da manhã normalmente, fazendo uso de sucos, café, chá, pão, leite (preferencialmente leite desnatado ou de soja) e frutas (menos abacate e jaca);
  • Evitar alimentos gordurosos, como: frituras, salgadinhos, manteiga, ovos e outros.

Não engorda nem emagrece. Esse é outro mito.

Não existe a questão de doar sangue e baixar a imunidade. A reposição dessas células de doação ocorre em 24 horas. O que o candidato à doação precisa estar é em bom estado de saúde. Não há como adquirir a doença pela doação e nem vai baixar a imunidade a ponto de potencializar ele para a infecção pelo vírus", explicou.

O doador precisa estar saudável para realizar o ato. Em caso de qualquer sintoma como febre, tosse, irritação ou dor de garganta, não comparecer ao Hemocentro.

A bolsa de sangue total custa R$ 585,81.

Maria Angélica Soares – A pessoa precisa levar um documento de identificação e preencher um cadastro. Depois, faz um teste para ver se está com anemia. Basta um furinho no dedo para determinar o hematócrito (quantidade de hemácias no volume total de sangue) e saber se está em condições de doar sangue.