Quem veio antes o ovo ou dinossauro?

Perguntado por: ofarias . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Pense só: antes de a galinha surgir, muitas espécies já colocavam e, principalmente, nasciam do ovo. Lembra dos dinossauros? Por tanto, quem nasceu primeiro foi o ovo.

Essa é um invenção dos ancestrais dos répteis atuais, e surgiu há algo entre 370 e 340 milhões de anos. Nessa época, nem a galinha nem qualquer outra ave sonhavam em existir. Portanto, o ovo veio primeiro. Ovos amnióticos são um tipo impressionante de engenharia biológica.

As pessoas geralmente fazem essa pergunta como um enigma ou uma charada. No entanto, a resposta direta é que o ovo veio primeiro. Isso porque os ovos já eram depositados por ancestrais das galinhas há milhões de anos, antes mesmo da evolução das galinhas como conhecemos hoje.

Chamada Red Jungle Fowl (ave vermelha da selva, na tradução livre), ou Gallus Gallus (no nome científico), é originária do sudeste asiático, de ambientes de selva. Esse é um traço importante: por serem nativas desse habitat, as galinhas gostam de áreas sombreadas e de empoleirar em árvores.

Para ele o ato é sempre anterior à potência. Ou seja, de acordo com Aristóteles a galinha veio antes do ovo, pois ela é em ato e o ovo é uma galinha apenas em potência (1). Segundo Ernst Haeckel, em 1886, a "ontogenia recapitula a filogenia".

Ovos de casca mole indicam, em geral, falta de cálcio na alimentação, problema que pode ser facilmente resolvido com uma suplementação do nutriente ou o fornecimento de uma ração de boa qualidade.

As galinhas foram domesticadas há cerca de 6.000 anos a partir da galinha selvagem asiática e desde então adquiriram várias características importantes para o ser humano, incluindo as que se referem à aparência, agressividade reduzida e rapidez a por ovos, mas não se sabia quando e porquê esses traços evoluíram.

Ovo, do ponto de vista alimentício, é um alimento de origem animal, podendo ser de diversas espécies animais, incluindo aves, répteis, anfíbios e peixes. São consumidos pelos humanos ao longo de milhares de anos. Ovos de aves e répteis consistem basicamente de casca do ovo, da clara do ovo e da gema.

O ovo afunda porque é mais denso do que a água. Quando se dissolve muito sal de cozinha (cloreto de sódio) na água a densidade da mistura água+sal (água salgada) aumenta e passa a ser superior à densidade do ovo.

A explicação religiosa aponta a galinha como antecessora do ovo. Segundo a Bíblia, no quinto dia, Deus criou todas as aves, abeçoou-as a disse: “Sejam férteis e multipliquem-se!”. E foi então que elas chocaram os primeiros ovos.

Escrito por Manuel Filho, com belas ilustrações de Carol Juste , o livro expõe, de maneira divertida, as particularidades de alguns animais nascidos de ovos.

O que acontece é que a vida no planeta surgiu há cerca de três bilhões e meio de anos atrás, e os dinos vieram muito antes de Adão, Eva ou seus filhos e netos pensarem em nascer. “Os dinossauros viveram e se extinguiram bem antes de a espécie humana surgir”, diz o professor.

O parentesco é resultado de milhões de anos de mutações genéticas e seleção natural das espécies. Muito se fala que dinossauros e galinhas são considerados primos, de acordo com o diagrama filogenético da evolução. Embora os animais apresentem, sim, um parentesco, não são exatamente primos.

Se ela está sendo domesticada e bem-cuidada, a galinha pode viver tranquilamente entre cinco e dez anos.

Os primeiros frangos chegaram ao Brasil trazidos pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral, em 1500. As aves, que são originárias da Ásia, eram mestiças, produto dos cruzamentos ao longo de séculos.

O galo pode ou não realizar uma curta dança e então monta a galinha pisando-lhe as costas e segurando-a pela nuca com o bico. Se a galinha o aceita, a cópula ocorre, ou seja ela ergue a cauda e o par une as cloacas, momento em que o macho ejacula e a fêmea recolhe o ejaculado. Após isso, o casal se separa.

É o Red Jungle Fowl (ave vermelha da selva, na tradução livre), ou Gallus Gallus, no nome científico. É originária do sudeste asiático, de selvas habitadas também por animais como elefantes, tigres e leopardos.

A resposta curta é que, cientificamente falando, o ovo veio antes da galinha. Isso ocorre porque os ovos existem há muito tempo na evolução, mesmo antes da existência das galinhas. Os ancestrais das galinhas puseram ovos que gradualmente evoluíram em ovos de galinha ao longo do tempo.

Apesar de o galo não ser necessário para a produção dos ovos, isso não significa que ele não seja útil para a reprodução da espécie. Assim como funciona em quase todas as procriações animais, a sua função é fecundar o ovo para que ele tenha o potencial de gerar um pintinho.

ornitorrincos

Mais de 200 anos depois, os ornitorrincos, que são naturais da Austrália e da Tasmânia, continuam intrigando por suas características peculiares. Uma das mais famosas é o fato deles, junto com as equidnas, serem os únicos mamíferos que botam ovos, ou seja, são ovíparos.

Crocodilo. Você sabia que os crocodilos são os parentes mais próximos dos dinossauros em termos de evolutivos? Sua origem é datada de 230 milhões de anos atrás. Seus ancestrais conviveram com os dinossauros mas os crocodilos modernos evoluíram há 84 milhões de anos e mudaram pouco desde então.