Quem vence o truco?

Perguntado por: aporto . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.8 / 5 13 votos

O Truco Mineiro deve-se jogar individual, em duplas/pares ou trios (no caso de duplas ou trios, os jogadores devem alternar suas posições na mesa entre os parceiros e adversários). Quem faz doze pontos [tentos] primeiro vence. O jogador/dupla/trio ganha a queda quando vence dois jogos.

  1. 1- Não jogue sozinho. Lembre-se de que é necessário ter um parceiro, afinal, é um jogo de parcerias, certo? ...
  2. 2- Conheça os naipes. ...
  3. 3- Não aceite todos os trucos. ...
  4. 4- Aprenda os sinais. ...
  5. 5- Blefe e manipule seus adversários.
  6. Blefar é a arte de somar mais pontos para a sua conta e ser o grande vencedor. ...
  7. 6- Treine muito.

Após embaralhar, deverá passar o maço ao seu oponente da esquerda que irá "cortar" o baralho e tirar a "vira". Quando receber de volta o maço do oponente da esquerda, deverá começar a distribuição das cartas de cima para baixo, isto se o adversário que "cortou", não pedir para "subir".

Só quem poderá queimar é quem "corta" o baralho. As cartas poderão ser "queimadas" no momento dos "cortes" ou quando o embaralhador estiver distribuindo as cartas. Nesta situação, o pedido de "queima" deverá ser feito antes de o jogador olhar suas cartas.

PAUS, COPAS, ESPADAS e OUROS - esta é a ordem das manilhas, sendo a de paus a que mais vale (é chamada de ZAP ou GATO, dependendo da região do país).

Cartas mais fortes do truco. Manilhas são as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. As Manilhas são cartas definidas no início de cada rodada, elas são as quatro cartas: de paus, copas, espadas e ouros, subsequentes à carta virada.

Lembrete: o jogador ou a dupla que pediu Truco não pode pedir seis, essa regra igualmente vale para o nove e doze.

Casal Maior: As duas maiores manilhas do jogo. Paus/Zap/Gato: Manilha de maior valor, do naipe de paus. Copas/Copeta/Copilha: Segunda manilha, do naipe de copas. Espadas/Espadilha: Terceira manilha, de naipe de espadas.

O objetivo é jogar uma carta mais forte que a do seu oponente. Ao final de três rodadas (uma Mão), são atribuídos pontos ao jogador ou à dupla que tenha ganho mais rodadas com cartas mais fortes. Inicia-se, então, uma nova Mão. Ganha a dupla ou o jogador que alcançar 12 pontos primeiro.

O que é o “vira” do Truco Paulista? No Truco Paulista, ao final da distribuição das cartas, o distribuidor sempre vira uma carta para todos da mesa. Com base nesta carta virada, a carta acima será a manilha, e a cada rodada as manilhas mudam. No exemplo é possível ver que o vira foi o K/Rei.

Welton Ribeiro

Welton Ribeiro, conhecido como Weltinho, foi eleito pela Federação Goiana de Truco como o “Top One”, ou seja, o melhor jogador do estado. O EG conversou com o goianiense de 45 anos, que pratica o esporte em questão desde a adolescência. Neste ano, ele chegou à marca de 18 títulos estaduais.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

Havendo empate na primeira mão ninguém é obrigado a mostrar sua carta maior na segunda, mesmo com trucada, podendo a mão terminar na terceira mão, valendo pois essa carta maior na jogada. Em caso de empate nas três mãos, sem trucada ninguém ganha tento, passando-se o baralho para frente.

Na mão de 11 não se pode pedir truco, se uma dupla pedir ela perde o jogo automaticamente.

Continuar lendo Qual é o zap no truco?